Menos é mais

 “Simplicidade é a chave de brilho” –  Bruce Lee

Ele levava uma vida simples.

Este foi o título do primeiro capítulo do livro que eu encontrei, um ano atrás, caminhando em torno da biblioteca na minha cidade, e, naquele momento em mãos.

Nestas primeiras páginas, a única referência que tinha era tirar da nossa vida todos os objetos desnecessários que poderíamos ter. Gostei. Embora mais tarde, eu descobri que ele é apenas um (embora muito importante) passo para uma vida um pouco mais simples.

Mas, aos poucos, eu me interessei, comecei a procurar no Google, ler blogs e assistir vídeos sobre este assunto, e, gradualmente, ao longo dos dias meu interesse cresceu.

Todos que comentaram tópicos do minimalismo e uma vida mais simples, tinha uma mensagem. As pessoas estavam cansadas de seu estilo de vida, reduziram os seus bens e mudar a sua mentalidade permitiu-lhes começar de novo de forma completamente diferente, sem voltar a dar muita importância às coisas materiais e se concentrar no que é importante.

. Esta é uma mensagem totalmente diferente que recebemos do mundo exterior  Em vez de convencer a comprar nos fará mais felizes, insistimos que nós não encontramos o nosso bem – estar em objetos materiais.

Mas se analisamos as mensagens que vêm de fora realmente?

Minha história é um pouco diferente de todos esses personagens. Eu sou uma dona de casa com uma família. Eu não tenho uma Ferrari. Nem eu ganho R$150.000,00 por ano, apesar de trabalhar em uma grande empresa. Eu não tive um grande sucesso na minha vida que me fez mudar de repente reconsiderar tudo o que fiz.

Mas a mensagem do minimalismo veio a mim, pelo menos, como uma pergunta, como para nos fazer repensar tudo o que fazemos. E é uma ferramenta ou mensagem que se pode trazer grandes benefícios.

E, analisando algumas coisas que um dia eu pensei que era necessário para reduzir um pouco das coisas que eu tinha um pouco mais. Em setembro de 2011, eu comecei #MinsGame . Foi bom, mas eu continuei eliminando coisas.

Por que menos é mais?

As definições de minimalismo que eu li, que eu mais gostei é uma que diz:  “Remover tudo o que não agrega valor às nossas vidas se concentrar no que realmente aprecia”

Por isso não é nada mais e nada menos do que isso. Nosso tempo aqui é limitado, e não se deve perder tempo com o que não nos acrescenta em nada?

Em uma sociedade que prioriza mais em vez de melhorar, o que aparentemente não nos enche por dentro, por que não dar uma chance, pelo menos, a ser focado no agora, o que importa para nós?

É alimento para o pensamento. E eu acho que estamos rodeados por coisas também. Por que não começar hoje viver com um pouco menos?

Deixe um comentário