A alegria de viver dentro de seus meios

“Não salve o que restou depois de gastar, mas gaste o que restou depois de salvar.” -Warren Buffett

Recentemente, eu passei num posto de gasolina local. Era noite e não havia muito tráfego dentro ou fora da loja. Na verdade, eu era a única a encher o tanque.

Isso foi, até que outro carro veio acelerando ao virar da esquina e puxou a bomba ao meu lado. O motor do carro desportivo quebrou o silêncio da noite e foi afogado apenas pelo guincho de seus pneus e, eventualmente, o volume da música vibrando suas janelas.

O motorista saltou rapidamente de seu veículo usando uma jaqueta de couro e passou a encher seu tanque com gasolina premium.

Na verdade, era uma visão espetacular. Uma noite escura, ainda sem barulho em torno de nós. Eu, em pé ao lado do meu carrinho de 2012. E ele, bem perto de mim, tendo tempo para admirar seu novo carro esportivo.

Não trocamos palavras. Eu nem sequer me lembro dele olhando em minha direção para reconhecer minha existência. Ele estava, eu acho, muito preocupado com seu veículo.

Eu não sei nada sobre este sujeito ou como ele veio para adquirir seu carro novo extravagante. E eu não estou julgando sobre ele. Esta é uma história sobre mim, não ele.

Porque naquele momento, um pensamento surpreendente entrou na minha cabeça. Lembro-me de pensar (para melhor ou pior), “Eu também poderia dirigir um carro assim se eu quisesse. Eu poderia comprar um carro desportivo novo extravagante, uma jaqueta de couro, se eu quisesse. Mas escolhi não fazê -lo.”

E é verdade. Há alguns carros no planeta que eu não poderia receber crédito suficiente para adquirir. Mas na maioria das vezes, não há nada que me impeça de dirigir um carro esportivo caro e chamativo na cidade.

Exceto por talvez uma coisa.

A única coisa que me impede de dirigir o mesmo carro que encontrei no posto de gasolina é que gosto de viver dentro dos meus meios.

Eu gosto de saber que eu gasto menos do que eu faço.

Quero dizer, eu poderia dirigir um carro mais caro. Eu poderia comprar uma casa maior. Eu poderia tirar mais férias luxuosas ou comprar móveis mais luxuosos. Mas acho uma quantidade significativa de prazer sabendo que minhas despesas não excedem minha renda.

Ficar fora da dívida significa que eu não estou sendo caçada pelos credores. Isso significa que eu não estou carregando um fardo financeiro do meu passado, enquanto também tentando prover para o presente. Isso significa que eu tenho liberdade para fazer escolhas com o meu excesso de renda. Isso significa que eu posso salvar se eu quiser, dar se eu quiser, ou gastar se eu quiser. Porque eu vivo dentro dos meus meios, eu gozo de um nível significativo de liberdade que os outros não.

Ele me permite dormir melhor, carregar menos estresse e viver uma vida mais calma e relaxada.

Nosso mundo trabalha duro para nos convencer a gastar nossos meios e, em seguida, fornece mil maneiras para nós fazê-lo – mesmo entregando cartões pré-aprovados de plástico diretamente em nossas portas da frente. E do lado de fora, uma vida construída sobre o crédito pode aparecer a vida que desejamos – com suas luzes brilhantes, cores ousadas e as impressões chamativas que somos capazes de fazer.

Mas vou escolher algo diferente para a minha vida. Eu vou escolher a calma, a paz e o conhecimento que eu escolhi responsavelmente. Pois há uma alegria maravilhosa a ser encontrada nela.

Eu sei que há qualquer número de circunstâncias incontroláveis​que podem tornar esta escolha impossível para alguns: tragédia, emergências médicas ou mudança de carreira inesperada como exemplos. Mas para aqueles que ainda têm a escolha, eu não acho que você vai se arrepender de gastar menos do que você faz.

Além disso, eu meio que gosto do meu carrinho simples.

Deixe um comentário

