Quando a casa está um caos – Parte 1

Eu comecei a blogar sobre a organização, administração do lar, destralhamento e outros tópicos relacionados a uns dois anos atrás. Naquela época, eu estava trabalhando em tempo integral, mas correu tudo bem, sem muita confusão. Eu não sei exatamente o que aconteceu, se era a adição de dois filhos ou o crescimento de um deles como pessoa individual, mas a nossa casa ficou meio que caótica recentemente. Realmente caótica. É sempre cheia, mesmo depois de uma rodada de descarte cruel, e nós simplesmente não fomos capazes de controlar as coisas, não importa o quanto tentemos.

Obter o controle do caos já estava na minha “lista” nesta nova etapa, mas com as mudanças da vida, tornou-se ainda mais importante.

No início, foi difícil para mim para identificar qual foi o problema, então eu passei algum tempo apenas observando e tentando descobrir o problema para que pudéssemos chegar a estratégias para resolvê-los. Aqui está o que eu descobri:

1. Compartilhando as tarefas.

Meus filhos sempre tiveram as suas tarefas e isto marcou como parte da família, mesmo a partir de uma tenra idade, mas em algum lugar ao longo do caminho, paramos como a ampliação da sua idade e nível de habilidade. Isso fez com que a nossa filha mais velha me ajudasse a fazer algumas tarefas.

Com o tempo, fomos incrementando as tarefas. Algumas destas já fazem parte de sua rotina diária . Algumas tarefas são pagas, mas ela fez uma enorme diferença de formas mais concretas:

  • Nossa filha mais velha agora faz tudo do início ao fim, faz 90% dos pratos, carrega a máquina de lavar roupas, lava a louça e as panelas menores com a mão.
  • Eu ainda estou decidindo como atribuir limpeza dos banheiros e a retirada do pó a cada semana com ela, mas estou ansiosa para ter uma rotação regular.
  • Uma vez por semana, ela esvazia todas as latas de lixo em casa.

Tomando algumas destas tarefas fomos liberados para trabalhar mais uma vez em projetos da casa e mantendo a nossa casa limpa no geral.

Deixe um comentário

