Como definir meus valores fundamentais mudaram a minha

“Se você sempre faz o que sempre fez, sempre terá o que sempre tem.”
– Henry Ford

Eu gosto de pensar em mim como espírito livre… Eu adoraria “viver em uma Van, viajar ao redor do mundo, sair do meu trabalho”! Eu abraço as mudanças e recebo um pontapé para fazer coisas novas, já mudei de carreira várias vezes, e eu sou conhecida por assumir grandes riscos.

Na superfície, acho que alguns de meus amigos e familiares pensam que minha vida é romântica e emocionante. E muitas vezes é! Mas debaixo da superfície, a verdade é que até alguns anos atrás, eu estava muitas vezes profundamente insatisfeita com a minha vida.

Passei muito tempo me sentindo realmente frustrada e inquieta. É difícil de explicar, mas eu nunca senti como se estivesse vivendo a vida que eu estava destinada a viver.

Quando o sentimento chegou a ser demais, eu mudaria de emprego, iria para o exterior ou mudaria para uma cidade nova. Eu sempre estava procurando por algo, por propósito e direção, e por algo para me sentir bem.

Mas, inevitavelmente, o zumbido da mudança iria desaparecer e eu me sentiria inquieta novamente, sem respostas. Eu estava presa em um ciclo e no momento em que eu iniciei aos trinta, eu comecei a pensar seriamente sobre minhas escolhas e por que eu me senti tão vazia.

Deixe-me ser honesta. Eu estava com medo e minha vida estava uma bagunça. Mas no fundo, havia também uma parte de mim que se sentia empoderada. Eu sabia que tinha recebido uma lousa limpa e tive a chance de criar um novo começo. Era uma sensação muito poderosa.

Mas com grande poder vem grande responsabilidade; eu tinha muitas opções e perguntas! Devo voltar? Ou devo ficar? Eu estava sofrendo de um caso severo de paralisia de decisão, que não foi ajudado por meu registro ruim de tomar decisões.

Então um dia eu estava navegando no Pinterest e eu li esta citação sobre valores … e de repente eu comecei a perceber o que eu estava fazendo de errado por tantos anos.

“Não é difícil tomar decisões quando você sabe quais são seus valores. ”

VOCÊ CONHECE SEUS VALORES

Se você tivesse me perguntado sobre meus valores em qualquer outro ponto da minha vida, eu teria bocejado e educadamente mudado o tópico. Mas neste momento da minha vida, foi de abrir os olhos. Comecei a pesquisar e ler mais sobre valores e coisas começaram a fazer sentido. Eu lentamente comecei a ver por que eu estava lutando para encontrar a felicidade.

Aprendi que seus valores são o que mais importa para você. Eles são diferentes para todos e eles também podem mudar ao longo do tempo. Eles agem como uma bússola para ajudá-lo a determinar se algo ou alguém será um bom ajuste em sua vida.

Foi realmente estranho abrir os olhos totalmente para perceber que eu realmente não sabia nada sobre os meus valores. Eu acho que sempre pensei que queria o que todo mundo queria – ser feliz e bem sucedida (certo?) E eu assumi algo como: casar, encontrar um bom emprego e comprar uma casa, encher um grande armário cheio de sapatos de grife …

Mas eu sabia que em um ponto, eu tinha todas essas coisas. E eu não tinha me sentido feliz ou bem sucedida em tudo.

Eu não tinha idéia de quais eram meus verdadeiros valores – e se eu não conseguisse definir o que me fazia sentir feliz ou bem-sucedida, como poderia esperar alguma vez sentir isso?

COMO DESCOBRIR OS SEUS VALORES

Eu descobri os meus valores, refletindo sobre minha vida – especificamente momentos em que me senti orgulhosa / feliz / satisfeita / irritada / magoada / frustrada – e procurando a verdadeira causa desses sentimentos.

Geralmente, nos sentimos bem quando estamos vivendo e agindo de acordo com nossos valores e nos sentimos mal quando violamos nossos valores.

Por exemplo, eu fiquei muito feliz quando eu comecei um novo emprego, mas, inevitavelmente, eu sempre acabo sentindo inquieta e infeliz. Quando pensei longamente, percebi que sempre começo a não gostar do meu trabalho quando paro de aprender coisas novas. Comecei a refletir sobre outras partes da minha vida – meus hobbies, meus estudos, meus hábitos… e pude ver que eu estava mais infeliz quando senti que não estava crescendo e aprendendo.

Passei um tempo refletindo e repetindo o processo acima até chegar a uma lista de meus valores centrais:

  • Cuidar de mim
  • Cuidar dos meus relacionamentos
  • Sempre estar aprendendo
  • Liberdade (dinheiro, bens, tempo, mobilidade)
  • Ser criativa
  • Apreciar a beleza da vida

Quando você está definindo seus valores, não há respostas certas ou erradas, mas é importante ser honesto consigo mesmo.

COMO USAR SEUS VALORES + COMO MUDEI MINHA VIDA

Felicidade é o que você pensa, o que você diz, e o que você faz, estão em harmonia.
Gandhi

Isso é o que seus valores são todos sobre se certifica o que você faz no lado de fora está combinando com o que você coração está dizendo no interior. Uma vez que você conhece seus valores, você pode usá-los como um roteiro para ajudá-lo a planejar uma vida que você ama.

Eu primeiro escrevi meus valores há alguns anos e leio sobre meus valores pelo menos uma vez por semana. Todos os dias eu tento me certificar de incluir algumas atividades que apoiam meus valores, mesmo se eu não tenho muito tempo: 15 minutos para fazer yoga ou meditar, tempo para escrever ou ler à noite, ou gastar alguns minutos extras com minha família pela manhã. Essas pequenas ações me ajudam a me sentir mais feliz e mais positiva todos os dias.

Meus valores me guiaram e me ajudaram a fazer mudanças muito maiores e também sinto que minha vida mudou completamente:

  • Eu abracei o minimalismo e quebrei um hábito de compra ao longo da vida. Ao longo do caminho pago toda a minha dívida e pela primeira vez na minha vida eu tenho poupança, porque eu sei que eu valorizo a minha liberdade mais do que ter coisas.
  • Eu destralhei a minha casa e tenho vivido em curto prazo. Tenho planos de viajar e passar mais tempo com minha família.
  • Eu lancei este blog e estou compartilhando minhas histórias, porque eu sei que ser criativa e compartilhar idéias me traz alegria e eu estou aprendendo tantas coisas novas ao longo do caminho!

Minha vida não mudou do dia para a noite e eu entendo que a sua não pode ser assim. Nem sempre é possível levantar e completamente o seu trabalho ou pegar e mover. Mas o que você pode controlar, são as pequenas decisões que você faz todos os dias. Você pode escolher fazer mais do que você ama e deixar ir de todo o resto.

Você já pensou em seus valores? Você procura usá-los para orientar suas decisões na vida? Deixe-me saber nos comentários! Eu adoraria ouvir de você.

Deixe um comentário

