7 Obstáculos que afetam a atenção plena e como superá-los

“A paz de espírito não é a ausência de conflito da vida, mas a capacidade de lidar com ela.” Desconhecido

A atenção plena me permitiu tornar mais consciente de meus pensamentos e alcançar uma sensação de paz interior.

Como minha consciência aumentou, assim como a paz e alegria em minha vida. O mais familiarizados tornaram-se com o funcionamento interno da minha mente, melhor.

Isso me interessou, e foi aí que a minha jornada começou. Não foi uma viagem fácil, por qualquer meio, mas eu estou neste caminho já tem um tempo, e eu não me arrependo.

Eu já passei por uma série de desafios, como passar por breves surtos de depressão. Eu senti que não era boa o suficiente, e que a vida não iria funcionar do jeito que eu queria.

Em cada um desses casos eu deixei meus pensamentos a solta. Comecei a se concentrar no negativo , em vez de no positivo, e eu acho que muitas pessoas têm a mesma tendência.

Então, tem havido altos e baixos, mas no final todos eles foram lá por um motivo. E com cada “período ruim”, eu aprendi mais e mais sobre mim mesmo.

Eu aprendi mais sobre o que funciona e o que não funciona, e eles têm todas as bênçãos sido disfarçadas.

Eu queria desistir muitas vezes, mas eu estou contente que eu continuei.

Realmente vivendo no momento presente não é fácil, mas é muito gratificante. A melhor maneira de avançar em seu próprio caminho para o “aqui e agora” é compreender os potenciais obstáculos e planejar com antecedência como você vai lidar com eles.

1. A atenção plena exige esforço contínuo.

Isto tem um monte de trabalho, mas a boa notícia é que quanto mais você pratica, mais fácil fica, e mais alegre a sua vida se torna.

Na primeira, os seus pensamentos estarão em caos, e tudo vai parecer fora de controle. Sua situação vai se sentir impotente, mas quanto mais você se concentrar em estar plenamente onde você está, mais fácil será encontrar paz de espírito no momento.

O foco é melhor praticado durante todo o dia. Não é apenas quando você vai se sentar e meditar. Se concentrar em ser consciente de seus pensamentos quando você está fazendo as tarefas diárias e será mais fácil permanecer consciente quando as coisas ficam difíceis.

2. Sempre haverá distrações.

Quando você está em sua jornada para se tornar mais consciente, parece que começa a aparecer coisas em você só para lhe dar desafios.

As distrações podem trazer problemas em sua vida, o drama em seus relacionamentos , ou velhas crenças negativas surgindo a partir do seu passado.

Estas são grandes oportunidades para praticar consciência presente momento. Eles irão ajudá-lo a se tornar mais forte, melhor e mais em sintonia com você mesmo. Os problemas e desafios que enfrentamos são professores disfarçados.

Eles estão lá para ajudá-lo a crescer e perceber quem você realmente é.

3. O progresso não vem rapidamente.

O progresso pode parecer dolorosamente lento. Haverá momentos em que você anexa a coisas e situações que você quer, o que tornará mais difícil de ser totalmente no momento presente. É impossível estar atento quando você está a reviver o passado ou obcecado com o futuro.

Todos nós fazemos essas coisas às vezes. Eu experimentei isso inúmeras vezes em minha própria vida. Quanto mais eu quero algo, mais eu fixo em não tê-lo e querer obtê-lo.

Uma vez que você desapegar e se concentrar em ser grato pelo que tem no momento, sua vida vai caminhar para frente, e o progresso parece acontecer naturalmente.

4. Você pode querer desistir.

Como com qualquer viagem que vale a pena, você vai sentir vontade de desistir e jogar a toalha várias vezes.

Mas é durante esses momentos em que você se sinta mais frustrado que são muitas vezes à beira de um grande avanço.

Nossas vidas são muito semelhantes às estações do ano. Passamos por verões quentes, outonos frios, invernos escuros, e primaveras alegres, em expansão. Tudo vem e vai. É o fluxo e refluxo da vida.

Quando você perceber que os tempos difíceis estão lá para ajudá-lo a crescer, você vai se sentir automaticamente mais tranquilo e relaxada.

5. Seus objetivos podem desviar a sua atenção.

Ter objetivos é fantástico, essencial mesmo, mas quando você se tornar excessivamente apegado a eles e algo de ruim acontece, como nós falamos anteriormente.

Você sabe que está muito apegado a alguma coisa, quando você começa a se sentir frustrado, irritado, e negativo.

O anexo atrapalha nossa clareza. É provável que você persegue seus objetivos, porque você acredita que isto vai fazer você feliz. Lembre-se que quando você começa a deixar, suas metas vão puxá-lo em um estado de estresse mental. Se você se concentrar nas coisas boas ao seu redor, você vai sentir que a felicidade que você acha que precisa vai estar aqui.

Isso vai fazer você muito mais feliz ao longo prazo, e claro, agora.

6. Você pode esquecer que a viagem é o destino.

A maioria das pessoas perde o fato de que a recompensa está na viagem. Você já reparou que quando você atinge uma meta, não é tão emocionante como você pensou que seria?

Claro, é ótimo bater uma meta, mas se você não substituir esse objetivo com um outro, em breve você vai se encontrar insatisfeito.

Isso é porque nós somos mecanismos de busca de objetivos. Os seres humanos precisam de metas para que eles possam ter um senso de propósito e realização.

É na viagem que se aprende, cresce e tornar-se melhor. Quando você está praticando a ter foco, lembre-se que não há nenhum lugar para chegar. Se você se concentrar no que está acontecendo agora, o resto cuidará de si mesmo.

7. Às vezes, você vai querer estar em qualquer lugar, mas não agora.

Mesmo os mestres mais iluminados na Terra tem que lidar com situações difíceis e pensamentos caóticos. A diferença é que eles aprenderam a aceitar o momento.

Quando você fizer isso, você se torna o guardião do seu espaço interior, que é a única maneira de se sentir bem por dentro e encontrar paz de espírito.

Deixe um comentário

