Nossa insistência em querer controlar nossas vidas

Quase toda a nossa vida são gastos em uma busca para ganhar o controle, segurança e conforto em nossas vidas. Infelizmente, nós nunca realmente vamos obtê-lo, por isso, continuamos tentando, incansavelmente.

Esta é a principal atividade de nossas vidas.

O que aconteceria se nós paramos com isso?

Poderíamos ser menos restringidos pelo medo, menos ansiosos, menos impulsionados pela necessidade de conforto… e teríamos muito mais amor pela a vida como ela é.

Você pode se surpreender o quanto nós nos esforçamos para ter o controle.

As maneiras que nós tentamos obter o controle

A natureza básica da vida é que é mutável e incontrolável. Quando pensamos que temos estabilidade na vida, alguma coisa acontece para nos lembrar que não e, que nós não somos estáveis. Não há estabilidade, não importa o quanto nós gostaríamos de ter.

E isso nos assusta um bocado. Não gosto desse sentimento de instabilidade, de perda de controle. Então, fazemos as coisas para lidar, por amor a nós mesmos. Estas são estratégias de controle, segurança e conforto.

Alguns exemplos entre muitos:

  • Vamos no Instagram, Facebook, Twitter, Reddit, Pinterest, porque isso é confortável e se sente como nós sabemos o que estamos fazendo (um sentimento de certeza, de coisas sob controle).
  • Fazemos uma lista de tarefas ou até mesmo experimentar uma produtividade inteira ou sistema organizacional, porque parece que estamos recebendo as coisas sob controle.
  • Nós limpamos, destralhamos ou organizamos nossas mesas.
  • Lidamos com e-mail, porque vive fora de controle, e coloca-lo sob controle soa muito menos ansiedade.
  • Nós procrastinamos em um projeto que nos enche de incerteza e procrastinamos com as nossas distrações favoritas, que têm menos incerteza para nós.
  • Ficamos frustrados com outras pessoas, mesmo com raiva, porque eles estão agindo de uma forma que não gostamos (que não controlamos essa parte de nossas vidas, e é difícil para nós) … por isso a criação de uma história em nossas mentes sobre quão horrível que são e como certo que somos e como a vida seria melhor se eles apenas fossem X, ajuda-nos a sentir-se sob controle.
  • Tentamos organizar os aplicativos em nosso telefone, para evitar lidar com nossos sentimentos de dificuldade.
  • Nós estamos sempre planejando. No papel, em nossas mentes. Tudo parece sob controle quando planejamos.
  • Nós pesquisamos, assim que nós sentimos que estamos ganhando controle sobre um tópico.
  • Nós compramos livros para ganhar controle sobre um tópico.
  • Nós nos inscrevemos para aulas.
  • Nós fazemos resoluções, metas e listas.
  • Criamos sistemas.
  • Tentamos ganhar o controle sobre a nossa saúde através da criação de um plano de dieta e exercício.
  • Compras nos deixam confortável.
  • Comemos para o conforto.
  • Drogas nos fazem sentir que estamos controlando o nosso estado de espírito, incluindo o álcool.

Há milhares de exemplos. Examine tudo que você faz com essa lente: é esta atividade uma estratégia para ganhar alguma forma de controle?

Agora, eu não estou dizendo que essas estratégias são ruins. Eles nos ajudam a lidar com sentimentos difíceis. Alguns deles resultamos em uma vida saudável.

Mas é bom estar ciente dessa necessidade de controle, e talvez essa consciência pode até nos ajudar a nos libertar.

Por que essas tentativas de controle continuam falhando?

Então, fazemos tudo acima, durante todo o dia, quando as coisas estão se sentindo incertas, desconfortáveis, fora de controle, inseguras. Eles são estratégias de controle, segurança e conforto.

Infelizmente, elas não funcionam.

Digamos que você faça uma lista de coisas a fazer e um plano para se sentir sob controle. Agora você tem que fazer a primeira coisa na lista. Mas isso faz você se sentir incerto, porque é uma tarefa difícil e você não sabe se você pode fazê-lo. Então você vai as coisas mais fáceis na lista… mas a difícil tarefa ainda está lá, basta colocar por um pouco, e você se sente mal com isso.

Eventualmente, você corre para as distrações, ou verifica seu e-mail, para que você não ter que fazer a tarefa. Ou você começa a limpar em torno de sua mesa. Você faz algumas chamadas. O sentimento ainda está lá, no entanto, na parte de trás de sua mente. Nenhuma das estratégias de trabalho.

Ou toma um outro cenário: você está se sentindo solitário. Você não quer enfrentar esse sentimento, porque é desconfortável e você não se sente sob controle. Então você come. Ou você faz compras online. Ou você assiste TV, pornografia, Youtube. O sentimento não vai embora. Então você faz novamente. Ou você se alivia em álcool ou drogas.

Talvez você tem tudo sob controle – você está organizado, têm sistemas para tudo, são spot-on com a sua produtividade, têm hábitos únicos e saudáveis. Parabéns! Você ganha! Exceto, as coisas continuam aparecendo que estão arruinando o seu palácio perfeito de controle. Você começa a ansiedade até que você lida com essas coisas, e obtém o controle de volta. Mas quando você estava fazendo isso, mais as coisas vieram para cima de você. As pessoas estão chamando, e-mail, interrompçoes, e você começa a se irritar, muitas vezes, porque tudo está ficando confuso. Seu TOC não está resultando em uma sensação de conforto e controle, mas exatamente o oposto.

Finalmente, considere que você pode sentir as coisas estão estáveis, mas, em seguida, alguém morre, você fica ferido ou doente, uma crise familiar acontece, você entra em modo de crise, há uma crise no seu país. As coisas nunca estão sob controle, e você sente angústia, porque você pensou que tinha estabilidade.

Felizmente, temos uma outra maneira.

O Caminho Consciente

Se a vida é incontrolável, e porque não gosto da sensação de estar fora de controle, o que fazemos todos os tipos de coisas para buscar o controle… mas ele não funciona … que alternativa tomar?

Podemos praticar a atenção plena, e aprender a aceitar a natureza incontrolável de cada momento.

Comece por apenas estar sentado, e tentar prestar atenção às sensações desse momento, ao seu redor e em seu corpo e até mesmo em sua mente. Apenas observe o que está acontecendo.

Em seguida, perceber que sua mente quer correr, de planejamento ou preocupante ou obter uma compreensão sobre as coisas. Nós executamos a partir deste momento desconhecido, incontrolável de uma estratégia de controle.

Observe este impulso de correr, para controlar … e não agir. Fazer nada. Basta observar, tomar nenhuma ação.

Observe como esse sentimento de estar fora de controle. Onde está esse sentimento localizado em seu corpo? Qual é a sensação de que em seu corpo? É uma coisa que precise mudar? Investigue com curiosidade.

Seja ainda com essa sensação em seu corpo. Pratique um pouco de cada vez, por dia, por semana. Você vai começar a conhecê-lo intimamente.

E, então não vai ser tão ruim. Você vai aprender a se sentar com este sentimento de out-of-controlledness, e se sentir melhoe com ele. Você vai aprender a confiar neste momento, para não conduzir a um resultado que você quer (controle!), Mas vai se revelar muito bem.

Você precisará fazer menos coisas para ficar sob controle, para obter conforto. Você ainda vai fazer alguns deles, porque ninguém nunca verdadeiramente mestres isso (controle!), Mas você vai precisar dele menos.

E depois? O que resta quando não tentamos controlar? Ame. Nós ainda agimos, mas não de uma necessidade de controle. Nós agimos por amor aos outros e a nós mesmos.

Este é o outro lado.

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