A magia de fazer sua cama

Faça a sua cama todos os dias!

No outro dia, me perguntaram qual era a parte mais importante da minha rotina matinal, que elemento essencial transforma um dia comum em um grande dia.

Certamente, esperaram que eu respondesse sobre a meditação, a qualidade do café da manhã ou até mesmo a prática regular de esportes. E embora eu não duvido da importância de todos esses pontos (e da tentativa de cumprir todos os dias), não é uma rotina que raramente se esquece: fazer a cama todos os dias.

Teoricamente é uma atividade completamente inútil: fazer a cama dura exatamente um dia. Quando você chega em casa à noite, assim como eu, acabar como você encontrou na parte da manhã. No meu caso, eu posso fazer imediatamente, porque o meu parceiro se levanta mais cedo do que eu. E é um lugar da casa que ninguém vê: o quarto seria um lugar muito mais adequado se eu me importasse com as aparências.

Ainda assim, eu descobri várias vantagens dessa prática diária.

Comece o dia com algo que você pode controlar.

Fazer a cama é uma das primeiras tarefas do dia. É algo que me custa cerca de dois minutos. Ou talvez um minuto. Não temos colcha e almofadas decorativas, somente estico os quatro lados da colcha para se alinhar com a cama, e o pijama se escondendo debaixo dos travesseiros. Pronto!

E com estes dois minutos eu comecei o dia. Eu deixei um quarto em melhores condições do que antes. Meu cérebro tem o prazer de ter concluído a primeira tarefa do dia e eu estou pronta para a próxima. Em menos de dois minutos, eu consegui criar um precedente: Hoje as coisas vão funcionar!

Menos distração visual!

Se você gasta muito tempo em casa (e deixar aberta a porta do quarto – mesmo para ventilar), a prática de fazer a cama é ainda mais importante. A distração visual é um dos piores inimigos da sua concentração e produtividade. Além disso, e muito mais fácil sucumbir à tentação de ir para a cama, se este ainda está em seu estado original.

Todos os dias você tem que gerenciar um monte de interrupções: E-mail, redes sociais, seus colegas, seus filhos. Tudo que eles querem alguma coisa, e tanto quanto você planejar o seu dia, sempre surgem coisas que você não espera e muitas vezes não você pode controlar. Não há necessidade de adicionar uma cama desfeita (e uma mesa de trabalho em desordem) para a lista de distrações diárias.

Termine o dia com algo positivo que você fez.

Faça a sua cama é algo que você faz na manhã. Parte do benefício você vive à noite, quando, depois de um dia longo e caótico, talvez você se prepare para ir dormir. Não há nada mais luxuoso do que entrar em uma cama preparada – em vez de o nódulo à esquerda de manhã.

Eles dizem que a vida é feita de pequenas coisas. Fazer a cama de manhã é uma daquelas pequenas coisas que quase não leva nenhum esforço e custo você pode ter um efeito muito maior do que parece.

Curiosidade: fazer a cama também é uma parte integrante da formação militar. Fazer a cama todos os dias é um ato de disciplina que incentiva a ordem. Se você pode gerar uma sensação de controle sobre as pequenas coisas na vida, é mais fácil se concentrar nas questões mais amplas – e isso vale para a sua vida privada . Recomendado pelo almirante William H. McRaven, graduado da Faculdade do Texas (em Inglês).

Experimente!

Deixe um comentário

