Meu progresso no sentido minimalista

Se você tiver tempo para ler o meu blog, você sabe que eu tenho me interessado e muito, em ter um estilo de vida minimalista.

Tudo começou quando eu descobrir que muitas coisas acumuladas ao longo de muitos anos, que era hora de fazer uma mudança radical.

Reduzir as minhas posses foi um passo importante na busca de mais liberdade na minha vida. Eu reduzi drasticamente os custos econômicos e tento evitar a perda de energia mental para pensar em como cuidar de coisas materiais.

Embora eu quero esclarecer uma coisa muito importante: o minimalismo não é apenas ter “menos” coisas, é sobre encontrar o que é essencial para você.

Isto significa que, além do material, tentar descobrir em sua vida o que está tomando o “espaço mental” e eliminar o que afeta. Dessa forma você pode priorizar o que você realmente deseja em sua vida.

Por exemplo, você pode comprar aquele carro que você ama tanto, mas você tem que perceber que não vai ser tão fácil de fazer a viagem de seis meses, que você estava querendo.

Então … qual é a sua prioridade?

Não é ruim comprar algo, se você realmente precisa ou quer, mas quando você gerar um hábito de analisar ao adquirir algo novo (ou o que você já tem), você vai perceber que o essencial é tão pouco que você não precisa tanto quanto você pensou.

Goste ou não, as coisas materiais tornar-se uma carga emocional que ocupam uma grande parte de sua mente (e, obviamente, as nossas casas). Tem um youtuber que explica muito bem em seu vídeo “Pegue suas coisas.”

Se você não acredita, analise quantas vezes você não está pensando sobre como cuidar de sua casa de roubo ou sempre que fixa tudo dentro de sua casa para torná-la bonita. Mas vale a pena o tempo todo? O que é esse apego que temos para as coisas?

Bem, obviamente, se você quer ser um minimalista, para ter muito mais liberdade de localização (ou seja, você pode viajar mais!), você precisa reduzir suas posses até o mínimo.

Desde então, eu tenho postado o meu progresso mínimo, eu gostaria de mostrar todo o processo. Espero que você possa continuar aprendendo e, aliás, encorajá-lo a fazer o mesmo.

Materiais

Há alguns meses desde a mudança, ainda tinha a sensação de ter acumulado muitas coisas no meu quarto, e eu prometi a mim mesmo que iria me livrar de mais.

E hoje, fui verificar meu quarto e percebi que de fato tinha algumas coisas desnecessárias, especialmente muitas “memórias” de infância. Voltei para começar a trabalhar.

Temos um problema de ambiente desorganizado.

A primeira coisa que fiz foi levantar o meu armário de roupas que não é mais usado (ou a menina que eu era) reunindo quase um saco grande que deixei para dar a igreja.

Eu também vi muitas jogos não utilizados e pretendo colocá-los à venda. Você sabe, eu pensei que ninguém iria comprar jogos antigos … mas eu estava errada, alguns dias após a publicação no MercadoLivre encontraram novos proprietários.

Material de dança

Então eu tinha que fazer algo muito difícil para mim: me desfazer das minhas coisas de ballet. Comecei quando tinha 10 anos, eu praticava quase todos os dias. Foram realmente bons tempos.

Mas desde que eu comecei a trabalhar, frequentar a faculdade (e agora casada e com filhos) tudo foi deixado lá no fundo do guarda-roupa sem que ninguém mais tenha usado.

Mesmo assim, estavam em minha casa e eu fiquei feliz, recordando aqueles dias glamurosos. Mas foi triste vê-las lá sem uso. Eu aceitei isso. Levou muitos anos para eu decidir vender ou doar…

Mas foi certo e necessário. Foi um grande passo para mim. Para fazer o que eu sempre digo. Eu tenho prioridades na minha vida. Então eu as coloquei à venda .. Eu sei que elas estarão em boas mãos.

A verdade é que foi um grande alívio. Esse processo me ajudou a entender que coisas vêm e vão, que não é bom tanto um cartão de memória e, principalmente, sempre mudando os tempos e prioridades na vida.

No mês passado, eu fui capaz de reduzir mais as coisas no meu quarto, mas eu ainda tenho … Eu tenho livros em caixas e algumas coisas que eu quero dar, mas vai ser na minha próxima limpeza.

Na verdade, o meu objetivo é viver somente o que posso carregar na mochila por um tempo … Eu vou te dizer no próximo ano quando terminar de “esvaziar” meu quarto e mostrar quantas posses que tenho no total.

Tecnologia Minimalista

Eu estava querendo comprar o novo Macbook 12, mas veio o Macbook Pro 13.

Além de ser uma fã da Apple desde que eu ouvi sobre o lançamento deste computador, não pensava em outra coisa, somente em adquiri-lo. E o tamanho é perfeito para mim, pois é extremamente pequeno e funciona muito bem.

Eu também comprei um caixas de alto-falante sem fio, como uma amante da música, há momentos em que eu gosto de música com bom volume e boa qualidade. Na verdade eu tenho um tremendo impacto na qualidade do som.

Neste novo computador eu decidi instalar o sistema operacional a partir do zero, com a intenção de fazer uma redefinição de tudo que eu tinha. Então, antes de fazer a mudança do computador, passei muitas horas revendo e excluindo todos os arquivos que eu não usa mais.

É, eu vou assumir que o meu computador era cheio de muitos arquivos que eu baixava e depois não via, … Mesmo no computador, podemos ser acumuladores.

Você sabe qual é o problema disso? Estamos sempre desorganizados, deixando tudo difícil de encontrar o que buscamos e acima de tudo, nós encorajamos os nossos computadores a preencher o disco rígido.

Na verdade eu fiz o mesmo quando eu comprei o meu celular. Eu instalei a partir do zero e apenas os aplicativos que uso e adivinha quantos que tenho agora? Muito poucos. E nenhum jogo.

Assim, além de remover todos os arquivos antigos, eu também decidi passar tudo o que não usava o aplicativo Dropbox, o único lugar onde meus arquivos ficaram hospedados.

Sabes porque? Porque eu confio. Assim meus arquivos estão sempre apoiados e não dependo mais de um disco rígido externo ou no mesmo computador.

Muitas pessoas se perguntam por que o novo Macbook só tem uma saída de comutação (o carregador) e é que a Apple tem toda a razão .. a necessidade de cabos ou outros acessórios em nossos computadores são desnecessárias.

A nuvem mudou tudo.

Agora eu mantenho meus arquivos no Dropbox, tenho absolutamente passou todos os meus documentos do Word Excel + para o Google Drive e minhas notas foram gastas para Evernote, para ter todo apoio.

Outra decisão importante foi eliminar as músicas que eu tinha guardadas no meu computador para usar só a Apple musical e até agora estou livre de espaço e também escuto música que não tinha antes em minha coleção.

Eu também decidi que todos os meus livros estão apenas no Kindle, iBooks e PDF, eliminando os livros físicos que eu tinha na coleção (deixando apenas os mais importantes para mim).

Quanto tempo que você não faz uma limpeza em seu computador?

Talvez eu estivesse sendo um pouco nerd nesta seção, mas eu também gostaria que você começasse a pensar sobre como você usa seu computador, acredite em mim, ser minimalista em sua vida digital é um grande alívio e irá gerar um aumento da produtividade (se também você usá-lo como seu espaço de trabalho).

Estes é o meu progresso mínimo.

Agora eu estou vivendo com menos coisas. Amigos e parentes vem para a minha casa e foram surpreendidos com as poucas coisas que eu tinha … A mim, o que me surpreendeu foi o quanto ficaram surpresos. Para mim isso é normal.

Se você pensar sobre isso estas conversações minimalistas, são realmente um luxo para ser grata porque há muitas pessoas que não têm outra escolha a não ser viver com pouco. Então, eu aprecio o que eu tenho.

Mas estes são alguns dos recentes avanços no que estou fazendo para manter a criação de mais liberdade na minha vida.

Se você se tornou interessado em ser minimalista (embora ligeiramente), existem muitas maneiras de fazer isso possível. Veja como um desafio de colocar tudo o que você tem em sua casa em caixas por algumas semanas e usar apenas aquelas coisas que, se você precisa nesse momento.

Você vai descobrir que muitos vão ficar no caixa.

Outra forma interessante é imaginar se sua casa pegasse fogo (obviamente, eu não quero isso, mas … ) o que você levaria com você na época? Desta forma, você vai guardar as coisas que são realmente essenciais para você.

Se eu me acontecer, a única coisa que eu levaria a minha família, a única coisa que realmente me traz valor. O resto podemos comprar de volta …

Então, em resumo, posso dizer que a abordagem minimalista tem muitas vantagens, tais como:

Gastar menos dinheiro, não só tem o essencial alcançar sua liberdade financeira com mais facilidade
Você se sente menos estressado por não pensar sobre o cuidado dos seus bens
Você se sente mais livre para ter menos coisas
Você economiza tempo por não ter que limpar as coisas
É bom para o ambiente, porque você consome menos
Você será mais produtivo e também vai priorizar sua vida digital
A próxima vez que você ver sobre o meu progresso mínimo você vai se surpreender com o quanto eu tenho. Então eu só posso perguntar:

Como você prioriza as coisas materiais em sua vida?

 

Deixe um comentário

