A atitude de enfrentar a vida

Este item tem sido muito recorrente e eu precisava escrever sobre isso porque eu sei que muitos dos leitores podem achar interessante e até necessário, mas o difícil mesmo foi encontrar o equilíbrio que precisava para mostrar os dois lados da moeda.

Então, aqui estão as histórias que quero compartilhar, uma não muito agradável e outras muito interessantes.

Deixe morrer

Eu intitulei esta história desta maneira no que se refere especificamente a morte de um conhecido. Uma pessoa que uma vez, quando fumava, eu era capaz de compartilhar muitos momentos com o charuto. Era uma pessoa idosa que há duas semanas foi autorizado a morrer. Talvez o processo não foi imediato, mas rendeu-se a tudo, e morreu de depressão e desnutrição.

Eu gosto de lembrar de quem ele era, o típico senhor vivido, que apesar de sua idade avançada sempre teve a coragem de fazer algum comentário alegre. Espanta-me a pensar que uma condição da qual já tinha ido à frente foi a única que acabou o levando.

A necessidade de cirurgia o obrigou a perder algum peso e que, em vez de parecer doente, que não podia resistir, eu não queria a olhar seu estado, senti que estávamos indo para tirar sarro dele e de repente simplesmente desapareceu. Ele bloqueou todas as formas de comunicação.

Aos poucos, ele começou a se deixar morrer, ele parou de ir trabalhar, até que já não podia se fazer mais nada por ele e, em menos de um ano, ele se foi. A verdade é que me machuca a notícia porque, embora ele sabia da operação que foi submetido e todas estas questões, eu sei que ele tinha uma boa vida, no entanto, eu não gosto de pensar que ele poderia ter lutado mais… mas isso é história e continua a ser uma lembrança agradável em minha mente.

Esta é a primeira história que eu queria contar e que de alguma forma, eu fui surpreendida ao receber a notícia…

Agarrando-se a vida

Na semana passada tive a oportunidade de conhecer uma pessoa com deficiência visual. Eram cerca de oito horas e no final da noite, a chuva nos impediu sair da empresa. Em seguida, para encontrar no saguão do prédio, vi um segurança escoltando cuidadosamente para uma pessoa cega para saída.

Pela maneira que tinha chovido ele sabia que a estrada estaria molhada e encharcada, então eu fui correndo para alcançar a pessoa que, com uma destreza incrível começou seu caminho na noite molhada e escura, a tocar o chão com a bengala.

Eu ofereci minha ajuda que ele aceitou com gratidão, depois de concordar com o mais seguro e mais confortável ponto de ônibus, ele se apoiou em meu ombro direito e começou a andar. Deve ter sido uma distância de no máximo 10 minutos, mas durante este tempo eu tive a honra de “conhecer” uma pessoa que acho que luta mais do que muitos, que se apegam a viver e ser útil à sociedade e à família.

Tenho certeza que ele não importa se enxerga, mas sua aparência era perfeitamente impecável, vestido com terno e gravata. Fui surpreendida por sua capacidade de acompanhar e entender as minhas instruções, onde havia grandes poças, apenas me surpreendeu como eu poderia encontrar e me dar sinais precisos de nossa localização e ao mesmo tempo manter a nossa conversa.

Definitivamente eu estava muito satisfeita de ter oferecido a minha ajuda, porque foi uma oportunidade de conhecer e aprender com alguém que luta diariamente para o apego à vida.

Tempo para refletir

Depois de ter compartilhado os dois lados da moeda quero fazer pausa de leitura para refletir. Eles podem não ser tão fáceis de cair no conjunto de pensamentos e sentimentos que me invadiram, no entanto, eu quero que vejam as duas situações, pessoalmente.

Conseguiu? Se você não me der a oportunidade de compartilhar o que me deixou-me tudo isso. Devemos considerar a vida como um dom extremamente valioso. Uma oportunidade abismal para descobrir e enfrentar um mundo que, embora não seja perfeito, coloca diante de nós todos os seus benefícios.

E a responsabilidade e como estamos dispostos a viver é apenas em nós mesmos.

A atitude de enfrentar a vida

No fim de enfrentar adequadamente a vida, a primeira coisa que devemos entender e aceitar é que a vida não é fácil e não haverá testes, realizações e fracassos, tudo como parte de um plano perfeito que nos é apresentado.

A coisa mais difícil de aceitar é que as coisas não acontecem do jeito que queremos basta aceitar do jeito como está.

Não há coisas boas ou más… as coisas são como são porque não podem ser de outra forma. Não é que o universo está conspirando contra você, só que a vida é cheia de fluxos, o bem e o mal convivem em uma relação simbiótica.

Quando você se perguntar por que faço estas coisas acontecerem para mim, você realmente deve entender que isso era algo que você tinha experiência e não poderia ter feito nada sobre isso. Nosso egoísmo, muitas vezes não nos permitem a entender que o mundo conspira contra nós, mas nos faz passar por diferentes momentos, que têm muitos lados e aprendizagem envolvido.

Da mesma forma que eu aprendi que, se você quer que algo aconteça na sua vida, você tem que agir para a mudança, as coisas não acontecem por si só e não acontece nada somente com desejo.

Voce irá ler e achar tudo isso muito banal, mas sim, você é o mestre de seu próprio destino, você está cooperando com ações diárias que fazem as coisas acontecer que você pode influenciar.

Você deve registrar isso em sua memória. Se você quiser mudar as coisas para melhor, você tem que se levantar e fazer por onde. Enfrente o medo e tente novamente até ver algum resultado.

Se agora você olhar para o que eu pedi alguns parágrafos acima, eu tenho certeza que você vai perceber que e mais simples, o mais fácil para toda a saída é inação, deixar você morrer, mas é também uma outra opção é aceitar que nem tudo tem que ser perfeito.

Estou convencido de que, embora a vida não é fácil, temos de encontrar um equilíbrio e ser gratos pela oportunidade dada para ser enfrentada. A atitude perante a vida deve ser sempre positiva e grata por tudo o que temos.

Deixe um comentário

