Um apelo à compaixão pelos sem defesa

Não gosto de pensar que o nosso modo de vida é errado, que as nossas crenças são falsas, que participam de crueldade e injustiça.

Queremos pensar em nós mesmos como pessoas boas.

Eu sei porque eu reagi com raiva e defensiva a primeira vez que ouvi críticas sobre a roupa eu possuía, do consumismo em que eu participei, do sexismo e da cultura homofóbica onde eu cresci. Eu sei porque eu fui ridicularizada por vegetarianos e vegans quando eu ouvi pela primeira vez sobre a sua abstenção ridícula de carne e produtos de origem animal.

E, no entanto, podemos ser boas pessoas … e fechar os olhos para a ilegalidade.

Isto é, quando os que vêem o delito têm o dever: para falar, e apelam a consciência, e chamar de mudança. E chamar para a compaixão.

Hoje eu estou pedindo compaixão pelos animais: indefesos, sofrendo, sentindo-se animais.

Nosso sistema alimentar

Eu cresci no mundo moderno, com comida trazida para mim já preparada, pronta para comer, jantares de microondas, nuggets de frango, latas de chips, pacotes de carne seca e doces: era tudo a mesma coisa para mim. Foi apenas comida.

Eu não sabia nada de onde a comida veio. Se eu alguma vez pensei em animais, foi animais em fazendas pacíficas, vivendo uma vida feliz. Mas, principalmente, eu só pensava na comida, o delicioso, nutritivo e saboroso alimento. Não eram seres vivos, apenas comida.

Claro, se nós realmente resolvesse abrir os olhos, estes são companheiros sensíveis, seres com sentimentos que estamos comendo. E eles não são felizes ou pacíficos: eles estão sofrendo, em fábricas de massa de injeções de hormônio, espancamentos diários, vida de inferno e assassinato.

Nós justamente sentimos compaixão quando os seres humanos são submetidos a assassinato em massa e genocídio, sob a ideologia nazistas, dos curdos, no Ruanda, e outras incidências de sofrimento e injustiça horrível. E, no entanto, participamos na tortura e assassinato em massa de outros seres, simplesmente para o nosso prazer.

E com certeza, vou admitir que vidas humanas e animais não são iguais. Mas isso não significa que eles são inúteis ou indignos da nossa compaixão. Isso não significa que podemos tratá-los como objetos insensíveis.

Muitas pessoas que lêem este post, tenham um pouco de amor pelos animais – se você ama cães, gatos, coelhos, ou golfinhos… Você nunca iria chicotear um cão. Você nunca iria cortar a garganta de seus animais de estimação depois de lhes dar uma surra completa. Você sente seu sofrimento e acredita que eles sejam dignos de sua compaixão.

E, no entanto, ignoramos o sofrimento extremo de animais. Feito por nós. Para o nosso prazer.

Sem Justificação

Estou convencida de que não há justificação para a tortura e o assassinato dos animais que criamos para a nossa comida.

Eu provavelmente mataria um animal em legítima defesa ou para salvar meus filhos, ou para salvar outras vidas humanas. Mas nós não estamos falando sobre a escolha entre matar seres humanos ou matar animais.

Nós estamos falando sobre a escolha entre matar animais, e não matá-los.

Não há qualquer justificação para matar esses animais. Algumas razões dadas geralmente na justificação:

  • Saúde : Algumas pessoas acreditam que comer carne, frango, peixe, leite ou ovos é necessário para a saúde. Esta ideia é comprovadamente falsa: vegans são (em média) mais saudáveis do que os não-vegetarianos. Claro, eles podem ter que prestar especial atenção a algumas vitaminas (B12, por exemplo), mas isso é realmente muito fácil de resolver e não uma preocupação. Não sou vegetariana ou vegan, mas reduzir o consumo de carne me deixou mais saudável do que eu já estive, e regularmente verifiquei se estou extremamente saudável em todos os testes. Eu sou apenas um caso, mas há um grande corpo de literatura científica sobre a grande saúde dos vegans (com exceções, é claro – nem todo mundo presta atenção à sua saúde, e algumas pessoas seguem dietas veganas loucas como frugivorismo, etc.). Mas de qualquer maneira, é perfeitamente possível, e não muito difícil, para ser saudável em uma dieta vegan. É possível ser saudável com uma dieta não-vegan, mas o meu ponto é que você pode ser saudável de qualquer maneira – sem consumir produtos de origem animal, que não são necessários para a saúde.
  • É natural. Muitas pessoas usam isso como justificação – é natural para nós para matar animais, está em nossa natureza. E enquanto historicamente esse fato e provavelmente verdadeiro, que os primeiros seres humanos mataram e comeram animais, certamente não eram racionais, na medida em que matamos e comemos animais hoje. O modo como criamos carne e a taxa em que nós matamos animais certamente não é “natural”. E o que as pessoas pensam que os nossos antepassados comeram eram geralmente errado . E como eu disse anteriormente, hoje, muitas pessoas comem uma dieta vegan e são muito saudáveis, então o que é “natural” não é igual o que é saudável.
  • Os animais não poderiam viver sem a nossa ajuda . Este é outro argumento que eu ouvi – que se param de comer animais, eles não seriam capazes de sobreviver sem nós. Isto é incrível para mim, que poderíamos utilizar dos animais como justificação para continuar a matá-los, como se nós estamos matando-los para seu próprio bem. Este argumento (que os animais não sobreviveriam sem a nossa ajuda) é o mesmo argumento que foi usado para justificar a escravidão e continuar a oprimir as mulheres.
  • Não pode desistir da carne. Muitas pessoas pensam que não podem desistir da carne (ou queijo, ou qualquer outro). Isso também é falso. Eles, obviamente, não querem desistir da carne, o que é compreensível, mas não é verdade que você não pode desistir da carne. Muitas pessoas têm feito isso, felizmente, mesmo quando eles achavam que não podiam. Não são ex-vegans que estão menos saudáveis em uma dieta vegan, mas que normalmente é porque eles não entendem como garantir que eles obtenham o suficiente ou de ferro ou proteína B12. Honestamente, não é difícil. A melhor fonte para isso é a Saúde Vegan .
  • Todo mundo faz isso . Estar em uma sociedade onde todo mundo participa de um sistema … você pode sentir que é mais fácil para acompanhar o sistema. E essa é a realidade. Mas ir pelo caminho fácil não deve justificar um sistema horrível, deveria? Devemos ir com todos os outros se eles estão matando seres inocentes, só porque é mais fácil? Devemos fechar os olhos porque é muito desagradável para ouvir sobre o que acontece com os animais que comemos? Não deveríamos fazer o que é certo, só porque os nossos amigos e familiares não entenderia? Eu definitivamente vivo uma vida que está em desacordo com os meus amigos e família, e muitas vezes eles não entendem. Eu continuo a fazer isso, porque eu acredito que é a coisa compassiva para fazer. E eu não sou melhor do que você, apenas estou disposta a ouvir o que está acontecendo.
  • Criar animais de forma ética . Outras pessoas querem ser compassivas, mas ainda comer carne, para que eles compram carne de animais alimentados com capim ou ração natural. Infelizmente, é um conto de fadas. Não há nenhuma coisa como carne feliz . Mas em qualquer caso, comer carne compassiva não é uma justificativa para isso – você está comendo porque você gosta de comer, não porque você precisa.
  • Ovos e laticínios. Vegetarianos, muitas vezes, comem ovos e laticínios, porque estes alimentos não necessitam matar animais para produzir. Mas, na verdade, eles exigem matando esses animais. A maioria das pessoas não entendem o sofrimento e morte que ocorre nas indústrias de ovos e produtos lácteos. Leia mais aqui e aqui , para começar.

O que incomoda é este: o único motivo para comer produtos de carne ou outro animal é porque você gosta. Para o seu prazer. E para mim, matar por prazer não justifica.

Esta não é uma acusação para você como uma pessoa. Você é uma boa pessoa, como eu também sou. É uma acusação ao sistema alimentar em que crescemos.

A chamada para a mudança

É possível alterar o sistema.

Podemos tentar o veganismo. Não é difícil, é realmente agradável uma vez que você se acostuma com isso, e pode ser muito saudável.

Você pode se juntar em sentir compaixão para com nossos companheiros seres vivos. Não feche seus olhos. Não aja para fora da defensiva. Não participe de tortura e assassinato em massa.

Retirar os horrores do sistema alimentar atual, defender uma planta dieta, partir para a mudança.

Agora que você está desperto para o sofrimento dos animais, você também tem o dever de ajudar os outros a ver o que está acontecendo. Situações de desespero pedem aqueles que estão cientes de falar, ou eles são cúmplices na escritura.

Deixe um comentário

