A magia de viver com menos

Quando olho para o passado e vejo a minha vida antes do minimalismo, eu penso o quanto tempo me foi desperdiçado. Não tanto em dinheiro ou espaço, mas também a saúde e a tranqüilidade.

Eu fiquei muitos anos me preocupando sobre ter coisas! Eu vivia agarrada ao conceito em querer ser a melhor em tudo. Eu queria ter o melhor dispositivo, o melhor computador (PC) do momento, visitar o melhor restaurante da cidade, ser a primeira na estreia do filme da moda e ser a pioneira em testar o novo sabor de sorvete.

Eu trabalhava para manter um estilo de vida que me mantinha à beira de um colapso nervoso e milhares de problemas de saúde. Dormia pouco, comia a comida dos vencedores: ricos em calorias, carboidratos e pobre em nutrição.

Em fim. Era tudo que uma pessoa de sucesso entre 25 e 30 devem fazer. Gastava o dinheiro como se não houvesse amanhã e nesse processo, minha casa acumulava colecionáveis montanhas de lixo.

Claro que eu não posso dizer que eu tenho desperdiçado e muito menos tempo do que isso de nada adiantou.

Pelo contrário. Ele me ajudou a chegar a este ponto na vida e se maravilhar com a magia e a alegria que traz a viver com pouco.

Após um processo longo e demorado, eu comecei a reduzir, tanto quanto eu podia na minha vida. Para entender o minimalismo não foi fácil, mas a mensagem começou a ficar clara gradualmente.

E tudo começou quando eu questionei tudo. Por que um novo computador se eu tenho um que me dá muito bom serviço? Por que comprar mais livros, se eu posso alugar na biblioteca? Será que eu realmente preciso parar de dormir para ver TV?

Por que toda essa coleta de lixo me estressa tanto?

Aos poucos, eu parei de comprar o que não era necessário. Então eu continuei empurrando e dando o que dificultou em casa.

Bem, ali é onde a mágica começou a se manifestar. Comecei a não ser tensa para fazer o grupo social que se espera de mim. Minha casa começou a refletir belos espaços vazios e paredes brancas. Reduzir as minhas posses para os pontos quentes me deixou tempo para ler, para cuidar melhor de mim, dormir melhor e o mais importante, meditar. Que valeu a pena levar o minimalismo muito mais a sério do que se esperava, valeu mesmo. E o resto é história.

O que é um fato é que o minimalismo tem uma magia intrínseca que apenas alguns se atrevem a viver esta experiência. E eu não acreditava em mim, muitos concordam. Ser minimalista reduziu o estresse, levo uma vida muito mais silenciosa, deixando espaços abertos para contemplar e respirar.

Mas ser minimalista em um universo que nos empurra para ter o lixo e jogar dinheiro fora não foi fácil. Na verdade, é praticamente impossível, porque a comercialização vendendo a fantasia de que seremos felizes somente se nós carregamos tudo de volta,
com um espírito curioso o suficiente para começar e experiência, documentado é necessário.

E, gradualmente, dei o primeiro passo para a libertação.

Deixe um comentário

