São suas posses prendendo você?

Há alguns anos, quando eu estava me preparando para receber meu segundo filho em nossa família, começamos a conversar com minha filha velha sobre o que significa ser uma irmã mais velha.

Uma das coisas que disse a ela que era importante fazer como uma irmã mais velha faria, foi para compartilhar algumas de suas coisas com seu irmão mais novo. Ela gostou da idéia de ter um bebê em casa, mas ela não estava entusiasmada com a idéia de que ele pode querer brincar com as coisas dela.

Um pouco mais tarde, começou a notar uma cesta de alguns de seus brinquedos. Não demorou muito tempo para ver que seu novo irmãozinho tinha descoberto todos os seus brinquedos, e queria tomar para ele.

Ela correu até ela pilha de brinquedos e agarrou tantos quanto podia. Ela tinha tanta coisa em seus braços e mãos que tinha dificuldade para se mover. Ela não podia apreciar as suas coisas porque estava segurando muita coisa.

É difícil de desfrutar da nossa vida quando temos muita coisa em nossa vida.

Olhando para trás, é fácil ver o absurdo da estratégia da minha filha. Ela pensou que se pudesse agarrar a tudo o que poderia não perder nada.

Mas a verdade é que não podemos segurar tudo o mais que podemos fazer tudo. Demasiada de qualquer coisa, até mesmo as coisas boas, pode acabar nos atrapalhando.

Pata libertar deste tipo de vida para tem uma que realmente deseja viver, uma vida cheia de alegria, significado e relações profundas, devemos aprender a deixar ir o excesso em nossas vidas. Aqui estão três dicas para ajudar você a começar a aliviar a sua carga:

1. Esclarecer o que é mais importante em sua vida.

É difícil saber o que se livrar de até que você saiba o que é absolutamente essencial para a sua vida. Quais são as coisas que mais importam para você? Para mim, agora, é a minha fé, minha família, meu trabalho, e meu bem estar.

Tendo esta lista priorizada é a grade da qual eu filtro as minhas decisões, compras e compromissos. Eu me esforço para se concentrar nas coisas que melhoram a essas coisas. Eu trabalho duro para comprar apenas as coisas que agregam valor e trazer alegria para essas áreas.

Tire algum tempo para anotar as 3 ou 5 coisas que mais importam para você. Sua lista irá mudar com o tempo. É bom refletir sobre ela a cada dia e revê-la de vez em quando precisar refletir com precisão a época em que está. Você pode descobrir, como eu fiz, que as coisas mais importantes em sua vida não estão em tudo.

2. Eliminar as coisas que você não precisa ou quer.

Comece a avaliar suas coisas e se livre das coisas que não se alinham com as que são mais importantes para você. Quanto mais coisas você possui, mais estresse você cria. Limpando a bagunça vai lhe dar mais tempo, energia e espaço para perseguir as coisas em sua vida que são realmente importantes.

3. Viver de acordo com seus limites.

Um dos meus maiores erros que eu fiz logo quando voltei a trabalhar era viver além dos meus limites. Eu usava (e ainda uso) cartões de crédito para comprar coisas quando queria sem guardar dinheiro para eles primeiro. Como resultado, sofri um monte de dívidas. Me deparei com muitas contas a pagar por ter comprado coisas no longo prazo do que precisávamos e ainda pagava as coisas que já não possuía mais.

Levamos anos para sair dessa dívida e para aprender como lidar com nossas finanças sabiamente. Uma das melhores coisas que já fiz para nós foi criar um orçamento e viver dentro do limite do que estava fazendo. Viver abaixo do nosso limite me permitiu saldar ontem e poupar para amanhã, para que possamos desfrutar hoje.

Aprenda com seus erros e comece a viver com menos do que você faz. Isso pode significar abrir mão de algumas comodidades, mas essas coisas são insignificantes em comparação com a paz de espírito que você vai experimentar no longo prazo.

Deixar ir não é fácil. Nossa sociedade tende a confundir excesso com sucesso. A mensagem de nosso dia é que quanto mais você tem, mais você é. Quanto mais você é dono de posses, mais segurança que você tem. Quanto mais você fizer, mais você vai preencher o vazio em sua vida.

Mas a verdade é que você vai experimentar mais da vida por ter menos coisas em sua vida. Desabafe por destralhar sua vida. Você será feliz pelo o que você fez.

Não deixe que as coisas que você tem lhe prendem.

Deixe um comentário

