Destralhe seu computador

A maioria de nós usa o computador todos os dias. Então, por que deixá-los ficar mais confuso e desorganizado do que a nossa casa? Neste ano, resolvi fazer uma limpeza e queria compartilhar minhas dicas e truques para ter um computador organizado com todos vocês!

Mantenha seu desktop atualizado

O desktop do seu computador é como sua mesa. É base, e tudo o que você faz se origina dele. Ou, pensando nisso de outra maneira, é como o seu espaço. A primeira e a última coisa que você vê ao usar sua máquina. Então, por que nós desordenamos nossos desktops com screenshots aleatórios, arquivos, gifs e pastas? Eu não sei sobre você, mas quando meu desktop fica confuso, ele acrescenta a minha ansiedade a um grau significativo, sem eu mesmo perceber. Manter meu desktop organizado em todos os tempos tem sido incrivelmente refrescante! Eu nunca voltarei a manter 3 ou 4 pastas e inúmeros arquivos aleatórios para ter acesso “fácil”. Porque, vamos ser realistas, quão difícil é apenas ir para o arquivo que você precisa no finder ou para procurá-lo na barra de pesquisa?

Eu só mantenho arquivos no meu desktop que estou trabalhando atualmente (para as minhas postagens de blog). Mas assim que eu terminar de trabalhar nisso, eu os descarto.

Oh! Outra coisa, para usuários de Mac especificamente. Por favor, mantenha seu docs arrumados! Um doc com 20 aplicativos sobre ele desordena um desktop tão rapidamente quanto 20 arquivos. Eu gosto de manter o mínimo – apenas o localizador, preferências do sistema, e-mail, calendário (para me lembrar da data rapidamente), iMessage, downloads e lixo. Qualquer outra coisa que eu precisar, posso abrir rapidamente usando o atalho (beliscando com o meu polegar e três dedos).

Limpe seus contatos.

Número de celular da mãe do amigo da escola primária? Excluir. Colega de trabalho de três anos atrás? Excluir. Ex-namorado com quem você nunca mais pretende falar? Excluir. Quando você limpa seus contatos torna a vida muito mais fácil. Não há necessidade de percorrer 12 números para encontrar o que você está tentando achar.

Outra coisa a tentar, especialmente se você tem um monte de colegas de trabalho ou conhecidos que você precisa manter em contato é adicionar como você os conhece no campo “empresa”. Desta forma, você sempre vai se lembrar de quem é de seu clube do livro e de quem trabalha com você!

Classifique suas fotos.

Temos tantas mais fotos do que os nossos pais, por isso não devemos ter mais memórias capturadas para desfrutar? Não exatamente. Assim, muitos de nós têm uma pasta de fotos tão desorganizada que uma vez que uma foto é tirada, ela nunca vê a luz do dia novamente. Acho isso triste. Por que deixar milhares de fotos ocupando espaço de armazenamento precioso em seu laptop sem colher as recompensas?

Mas eu sei que você já entende por que classificar suas fotos é importante. Então vamos à pergunta real: como você vai fazer isso?

  1. Comece compilando todas as fotos em um só lugar. Eu escolho usar uma pasta, para que eu possa acessar minhas fotos de qualquer lugar e elas estão seguras se meu computador quebrar.
  2. Automaticamente fazer backup de novas fotos de dispositivos móveis quando você for conectá-los. Eu baixei dropbox em meu computador e configurei para salvar automaticamente novas fotos da minha câmera sempre que meu telefone ou iPad estão conectados. Desta forma cada vez que eu carrego minhas fotos esta sendo feito backup para dropbox!
  3. Criar um sistema de nomeação e cumpri-lo. Gosto de mantê-lo simples. Todas as minhas fotos gerais são nomeadas da seguinte maneira: descrição do momentos, com dia, mês e ano. Fotos que eu crio para uso em postagens no blog e em mídias sociais, eu nomeio seguindo meu sistema de nomeação de arquivamento. Isto torna mais fácil encontrar qualquer foto, mesmo que eu esqueça o dia específico em que foi tirada ou a descrição que eu usei. Para divulgação completa, ainda estou no processo de atualização de fotos mais antigas para este sistema de nomeação. Eu tenho algumas e isso está me levando um tempo, mas eu estou fazendo isso e percebendo uma grande diferença!
  4. Exclua duplicatas e fotos desnecessárias.Embora possa demorar 20 selfies para obter o perfeito (acredite em mim, eu estive lá), você não precisa mantê-los todos. Tente excluir todas as fotos que você não vai querer olhar novamente para lembrar de um dia específico ou evento, ou precisar postar no futuro. Seja firme ao descartar estas fotos. Mantenha apenas o melhor! Seu futuro eu agradece. Eu gosto de fazê-lo uma vez por semana para que eu não obtenha uma compilação de muitas fotos que precisam ser classificadas. Isto também ajuda exponencialmente, se você for excluir fotos desnecessárias em seus dispositivos móveis durante todo o dia antes de sincronizar o seu laptop ou desktop!

Crie um sistema de arquivamento e siga-o.

Este é um grande aliados. Eu mantenho todos os meus arquivos reais na pasta “documentos”, mas mantenho algumas copias no meu email. Desta forma, todos os meus arquivos são acessíveis de qualquer lugar e protegidos contra falhas do computador!

O próximo passo é criar apenas algumas pastas para suas principais categorias de arquivos.

Dentro de cada pasta eu posso ter algumas subpastas, ou não, dependendo da categoria. Por exemplo, minha pasta de Posts para o blog, tem muitas subpastas diferentes para diferentes propósitos, enquanto a minha pasta Minhas Coisas tem apenas uma. Cada pasta principal tem uma pasta de arquivo para arquivos antigos.
Eu também tenho um sistema para nomear cada arquivo individual. Cada nome de arquivo começa com o atalho para sua categoria (a pasta principal em que pertence). Assim, os arquivos de blog começam com PB, enquanto os arquivos financeiros começam com FIN. Em seguida vem o ano e o mês, então uma breve descrição.

Eu tenho um arquivo chamado TEMPORÁRIO. Isso é exatamente o que parece! Mantenho este arquivo para capturas de tela aleatórias e fotos que guardo para uso de curto prazo. Certifique-se de excluir tudo nesta pasta em uma base semanal.

Faça backup de seus arquivos.

Uma vez por mês, conecto meu disco rígido externo e copio e cole minha pasta Dropbox em um arquivo com a etiqueta: (year) _ (month) _dropboxbackup. É fácil, e significa que tenho um backup com todos os meus arquivos facilmente acessíveis se o dropbox cair!

Reponha uma vez por ano.

Uma vez por ano eu gosto de redefinir o meu computador para suas configurações de fábrica para mantê-lo livre de cookies e arquivos ocultos que o tornam mais lento. É como começar um macbook brandnew a cada ano!

Estas são as minhas dicas para destralhar o computador e mantê-lo organizado durante todo o ano. Espero que você tente alguns deles e que simplifiquem a sua vida como fez com a minha!

Até a próxima!

Deixe um comentário

