Você é um minimalista obsessivo?

Você é um minimalista obsessivo?

Se todos nós fizermos algum ato de bondade todos os dias, talvez iríamos colocar o mundo na direção certa.

Projeto 333? Feito.

Ou melhor e viver com seis itens? Feito.

Alterar os livros para um e-reader? Feito.

Será que consigo fazer o desafio das 100 coisas? Feito.

Conversou com seu parceiro sobre o número de pertences na prateleira? Feito.

Quaisquer comentários condescendentes dos colegas de trabalho? Feito.

As discussões sobre a superficialidade da sociedade em geral? Feito.

Parabéns, você se tornou uma pessoa com transtorno obsessivo da síndrome minimalista. Mas é hora de seguir na frente.

Síndrome obsessiva minimalista.

Quase todos passam por este estágio antes de perceber que o minimalismo não é um objetivo em si, mas uma estratégia para encontrar o que é mais importante para nós. Esta estrada requer muita reflexão e introspecção. Encontrar-se, olhar o que dá sentido à sua própria vida nem sempre é fácil, especialmente quando se vai contra o que você aprendeu ao longo de sua vida. A reação normal é obter junto com o outro minimalista, em comparação com o outro para ver quem é o melhor, e subestimar o estilo de vida dos outros.

O importante é que, mais cedo ou mais tarde você reconhece que essa necessidade não se compara a todos. Algum dia você vai perceber que o mais importante para você pode não ser relevante para o seu vizinho. E isso não significa que as prioridades do seu vizinho tem menos valor do que as suas. Mas a coisa mais importante é: só porque eu me adaptei ao conceito, eu não posso mudar as ações ou crenças de ninguém. Se eu realmente quero mostrar ao meu vizinho como eu vejo o mundo, primeiro eu tenho que aceitar o que tem no seu próprio mundo e as suas razões para fazer as coisas de uma forma ou de outra. Tendo encontrado o meu próprio caminho, a humildade é a minha melhor aliada.

Viver e ser tolerante

Haverá sempre uma pessoa que vive com menos coisas do que você. Haverá sempre alguém que é mais organizado do que você, ou parecem ter ido mais longe do que você. Da mesma forma que alguém vai precisar de mais coisas do que você, que não é tão bem organizado como você, ou está lutando para avançar neste mundo. Não há verdades absolutas, não há posições certeiras. Basta aprender com aqueles que podem ajudar, e você pode ajudar aqueles que querem saber mais, mas não forçar ninguém a seguir suas crenças. Iria desperdiçar sua energia e seu bom humor.

Então, não fique obcecado com o minimalismo. Tente integrá-lo em sua vida gradualmente. Assim, você pode criar raízes e dar a estabilidade necessária para fornecer suporte para outros à procura de exemplos e inspirações. Procure sempre dar o melhor de si mesmo.

Deixe um comentário

