Vida após dívidas

Desde que eu abracei vida simples e o minimalismo e comecei este blog há dois anos, li um post sobre estar livre de dívidas. Eu ainda não consigo acreditar que estou finalmente em posição de escrever tal post: estou livre de dívidas e tenho dinheiro no banco. Parece um pouco surreal e depois de meses, ainda tem que aprofundar totalmente dentro do assunto.

Pela primeira vez desde que voltei a trabalhar, estou totalmente livre de dívidas. Livre de dívidas: duas palavras que parecem tão inócuas, mas cuja realização pode conferir tanta liberdade, leveza e controle. A liberdade de explorar opções, fazer escolhas e perseguir sonhos. A leveza que vem com não devendo um único centavo e de possuir cada real, obrigado a ninguém além de mim. O controle que eu tenho recuperado sobre as finanças e meu tempo e como eu quero gastá-lo. A realização que eu possuo inteiramente cada um de meus bens. Esse sentimento é indescritível.

Muitos de nós têm dívidas de uma forma ou de outra e em quantidades variadas quando chegamos à idade adulta. Dívidas universitárias, dívidas de cartão de crédito, empréstimos de carro e hipotecas são parte de crescer e ficar à frente. Nós estamos hipotecando nosso futuro para um presente melhor que não podemos pagar atualmente; na esperança de que o nosso futuro seria capaz de tossir até os pagamentos. Então essa oportunidade surge para aquele terno mais agradável, aquele modelo de carro mais novo e aquela casa maior – e caímos mais fundo no buraco da dívida. Seria de esperar que as promoções de emprego e aumentos de salário fariam nossas vidas um pouco mais fáceis, a nossa dívida pilha um pouco menor. Mais fácil falar do que fazer. Com mais dinheiro, nós ansiamos por aquele carro ainda mais agradável e casa maior para manter-se com nosso status recentemente elevado. Nós só temos que ficar nesse trabalho miserável por um pouco mais de tempo para terminar os pagamentos. Ter dinheiro pode nos tornar mais pobres e mais endividados… triste, mas é verdade. É como comprar calças de tamanho maior para acomodar nossa cintura maior, mas acabamos comendo mais porque agora temos mais espaço para preencher!

Todos nós consumimos de uma forma ou de outra e não estou dizendo que o consumo é ruim. Todos nós precisamos de abrigo, comida, roupas e algumas outras coisas para tornar nossa vida civilizada, confortável, agradável e eficiente. Mas o consumismo estúpido, onde consumimos impulsivamente e com a vã esperança de que, de alguma forma, nos dará a felicidade e o propósito pelo qual ansiamos é auto-destrutivo. É provável que nos faça depender mais dos empregos que detestamos e nos deixar mais longe de nossa verdadeira felicidade e propósito.

Segui uma trajetória semelhante após voltar ao mundo coorporativo. Eu tinha um bom emprego, ganhando bom salário com boas empresas em troca de longas horas, estresse e diminuição do tempo pessoal e auto-realização. Fins de semana eram sagrados, como eu procurei gastar essas horas preciosas em fazer coisas que eu gosto e gastando dinheiro em coisas que eu queria, a fim de aliviar a miséria que empilhados durante a semana de trabalho e me aborrecia ao voltar na segunda-feira.

Cada novo emprego e promoção prometia mais dinheiro em minha conta bancária, mas nunca parecia ser suficiente para me sentir “rica”. Eu estava comprando coisas… Não só as coisas que eu precisava, mas também das coisas que eu pensei que eu precisava e que eu queria. Eu costumava pensar que se eu fosse dar um passeio, eu precisava trazer alguma coisa de rua, qualquer coisa, até mesmo uma cópia dos papéis do dia para valer a pena, embora eu saiba que eu não tinha o desejo nem o tempo para lê-lo . Eu estava comprando coisas em minhas férias, em minhas viagens de trabalho, e cada postagem era adicionado mais a minhas posses. Qualquer pessoa que entra em minha casa acharia agradável e arrumado e em nenhum lugar era confuso. Mas a desordem pode ser um termo bastante subjetivo. Eu tinha muito mais coisas do que eu realmente precisava ou queria e eles estavam drenando minhas finanças e roubando o meu tempo e entupindo meu espaço de vida. Eu estava comprando coisas com o meu suado dinheiro e cartões de crédito, na esperança de entorpecer a miséria da minha existência e me tornar mais feliz, ficava no trabalho para que eu possa financiar minhas compras e pagar as minhas contas, ficando com um cheque de pagamento maior, consumindo mais para adormecer a maior dose de miséria e aborrecimento que veio com ele. O ciclo se repete. Mas a felicidade permaneceu efêmera e passei mais dinheiro e tinha menos tempo e controle sobre a minha vida.

Eu estava ficando num trabalhos que me pagava um bom dinheiro, pagava minhas contas e me dava com os pequenos luxos da vida, mas me deixava vazia. Com o tempo, a miséria cresceu mais e o vazio revelou mais forte. Eu finalmente criei vergonha na cara e “deixei” o mundo corporativo para gastar meu tempo trabalhando em projetos que eu sou apaixonado e que me dão felicidade, propósito e valor. Eu me senti muito mais feliz, mais livre e mais preenchida. Mas eu ainda carregava o fardo de ter que pagar as contas e pensar em “ganhar a vida”. Então eu li sobre este artigo e eu fique deslumbrada. Era como se uma pedra fosse tirada das minhas costas. Eu estava cheia de esperança, excitação e leveza – clichê, mas verdadeiro. Este é o estado despreocupado que eu quero estar em dívida livre. Dizer é muito mais fácil do que fazer e tem sido um processo muito demorado com decisões difíceis e incertezas em abundância. Mas eu finalmente fiz isso e estou realmente abraçando a liberdade e leveza que veio com o desembaraço.

Eu pago minhas compras com dinheiro como eu faço com a maior parte das minhas compras – eu raramente uso meu cartão de débito hoje em dia, e meus dois cartões de crédito não deixaram minha carteira nos últimos dois meses e tornaram-se aparentemente redundantes. Dinheiro no bolso me dá um melhor controle sobre meus gastos e me leva a comprar e consumir mais conscientemente. Eu também me perguntava se uma compra vai agregar valor à minha vida e vale a pena essa quantidade de dinheiro para a minha liberdade e tempo.

Mas agora ser livre de dívidas me abriu para escolhas e opções e estou livre para escolher e escolher a estrada que eu quero viajar. Não há nada para me segurar, exceto eu.

É só depois que você perder tudo, você estará livre para fazer qualquer coisa – Chuck Palahniuk

Deixe um comentário

