Minimize as suas distrações

A internet na nossa casa esta lenta nos últimos dias, o que é frustrante quando você está tentando fazer uma pesquisa e leva dois minutos para uma página carregar. Nosso wi-fi é banda larga para linha antiga, e enquanto nós temos nossas próprias restrições, temos percebido que ela diminui em determinados momentos do dia, principalmente a noite, quando todo mundo está em casa.

A velocidade de conexão não é o problema, obviamente; é as distrações que de alguma forma acho que não são necessárias. Nós não gostamos muito de silêncio, ou estar a sós com nossos pensamentos. Eu vou admitir que eu faço isso, ainda que em menor grau. Esta manhã eu estava de frente à TV enquanto meu computador baixava música, e enquanto eu cuidava de algumas coisas. Nós permitimos que muitas coisas competem pela nossa atenção. A internet laboriosamente lenta me fez pensar sobre isso.

Multitarefa é tanto uma realidade e um mito. É uma realidade que a maioria dos locais de trabalho exigem que você faça isso, e que a nossa dependência de entretenimento nos encoraja a fazê-lo. É uma realidade que algumas pessoas são realmente bons em fazer malabarismos com várias coisas ao mesmo tempo. Mas isso é exatamente o que é; malabarismo. Se você estiver fazendo malabarismos com três bolas, você não está fazendo três coisas diferentes. Você está lidando com uma bola de cada vez, e alterna entre elas muito rapidamente. Quando você está sendo multitarefa, você não está fazendo várias coisas ao mesmo tempo; você está fazendo uma coisa de cada vez, para trás e para frente. A capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo é um mito.

Como a minha ligação à Internet, mais as coisas que tenho acontecendo ao mesmo tempo, maior será a degradação da qualidade e velocidade para qualquer uma dessas coisas. Quando eu fechei tudo e só tinha hotmail aberto, meu e-mail estava carregado. Quando isso aconteceu, eu só colocava a música sem interrupções. Quando ligo tudo e apenas escrevo, eu fazia mais em uma hora do que eu faço toda a manhã com perturbações atraentes competindo pela minha atenção.

A tentativa de multitarefa, tentando processar toda essa informação e controlar todas essas ações ao mesmo tempo, cria stress. Ela inibe a produtividade. Tentamos passar toda a atividade como a produtividade, porque se há muita coisa acontecendo, obviamente, significa muito está sendo feito, certo? É essa falácia de que a quantidade é igual a qualidade, ou até mesmo a quantidade de esforço é igual a quantidade de resultado. Esta produtividade elevada estresse só serve para reduzir a nossa felicidade. Multitarefa é miséria auto-infligida.

Precisamos também de admitir que buscamos distrações porque nós estamos tentando evitar as coisas que não gostamos. Quando eu tenho que fazer as tarefas domésticas que eu não gosto de fazer, eu coloco uma música. Torna-se mais suportável. Quando eu vou escrever as partes chatas, mas necessárias de documentos técnicos e um manual de treinamento, eu coloco na música. Quanto mais eu lutava para não ter que fazer o que não queria, mais guias se abriam em meu navegador. Nós todos vamos à procura de desculpas para procrastinar.

Isso só prolonga a dor. Alguns dias, pelo tempo que eu escolhia a música que desejava ouvir enquanto eu faço a coisa que eu não queria fazer, eu poderia ter feito. Eu poderia dar toda a minha atenção e apenas acabar com isso. Então eu poderia passar para a coisa que eu preciso fazer ou que eu acho mais interessante, e as coisas que eu realmente quero fazer.

Faça uma coisa de cada vez. Eu estou escrevendo isso, e é a única coisa em aberto no meu PC. A TV está desligada, o que me desafia a se concentrar na escrita e obter o máximo de contagem de palavras o quanto possível. Então eu vou desligá-lo, para fazer as minhas coisas por um tempo. Posso voltar mais tarde, mas por agora é apenas para me lembrar que eu posso viver feliz e sem essas coisas.

Deixe um comentário

