Eu não quero mais coisas

A maioria de nós vivem em meio a outras coisas. Nós temos algumas coisas também – bem utilizadas e bem apreciadas, e os itens que têm lugar de destaque em nossas vidas bem respeitadas. Mas mais do que é material.

Coisas nos faz sentir mal. Elas preenchem a mente com desvanecimento e esperanças sobre o que poderia um dia fazer com elas, nos provocam com a nossa óbvia incapacidade de controlá-las, e nos dá a terrível sensação de que estamos perdendo a noção de algo crucial, seja na bagunça física de coisas em si, ou na confusão mental que se cria em nossas cabeças.

Eu não quero mais coisas, apenas coisas.

Meus enfeites na mesa de centro da minha sala de estar é uma coisa.

Meu conjunto de porta-retratos, que ficam na prateleira, são coisas.

Minha garrafa de água de aço inoxidável, de apenas quatro semanas de idade, mas já uma companheira próxima, é uma coisa.

Meu quebra-cabeça, que eu tenho como um presente e imediatamente amei a ideia de – mas nunca foi montado – é material.

Eu doei um tanto de material hoje. Às vezes é triste de se livrar de alguns itens, especialmente se você tinha grandes esperanças para eles, se foram um presente, ou se você vai associá-los a alguém de quem você sente falta.

Mas triste mesmo é a acumular coisas em sua casa durante anos por alguma razão psicológica, sem realmente colocá-lo para usar ou lhe dar um lugar adequado?

Se eu estou adquirindo um item, o mínimo que eu poderia fazer é trata-lo. E a responsabilidade mais fundamental de um dos pais é dar aos seus filhos uma casa decente.

Material não costuma ter uma casa. Itens são transitórios, sobrevivendo dia-a-dia em uma pilha temporária em algum lugar, inclinando-se, infelizmente, de encontro a uma parede da garagem, ou dormir na escuridão de uma gaveta, nunca ter certeza do seu destino ou propósito. Um pedaço particularmente feliz pode ter a chance de entrar em estado de hibernação em uma caixa de papelão na sala de armazenamento, com alguns outros párias.

Nem têm emprego. Basta perguntar para as minhas antigas roupas de ballet. Desculpe, amigas, mas eu não posso mantê-las ocupando espaço aqui. Mas sintam-se livres no armário atrás das camisas e calças bem empregadas. Sou muito insegura e sentimental para arranca-las dali, mas talvez um dia, por alguma improvável hipótese de eventos, você vai se tornar novamente relevante.

Aqueles de nós já estragados pelas posses, por vezes, tem a coragem de desejar mais posses, mesmo sendo privado dos bens que realmente queremos, enquanto nós acumulamos aqueles que, evidentemente, não queremos.

Então, talvez, por respeito para com os outros (se não por mim), eu não devo possuir qualquer coisa que eu não estou disposto a dar um lugar adequado em minha casa. Se eu levá-lo para minha casa, eu deveria fornecer um lugar onde é adequadamente, oficialmente afastado, ou eu não deveria fingir que eu tenho que possuí-lo.

Eliminar a falta de moradia de sua casa

Eu não vou ser uma dama com as minhas coisas mais, assumindo cada vez mais os inquilinos que eu não posso cuidar. Eu não tê-los todos porque eu os amo, eu os acumulo porque eu não os amo mais.

Todos nós já ouvimos o ditado, “Um lugar para tudo e tudo em seu lugar.” Eu ainda tenho que encontrar uma pessoa que realmente viva esta realidade (embora eu não conheci qualquer outra pessoa que limita suas posses para quantidades de dois dígitos.) Mas agora eu acho que é o único caminho sensato para viver, e eu estou determinado a fazê-lo minha realidade. Vou eliminar os sem-abrigo de minha casa.

Se existe alguma coisa em sua casa que não tem uma casa – um lugar onde ele pode ser adequadamente, oficialmente colocado, então eu diria que você está acumulando. Se você não pode se preocupar até mesmo em dar uma casa, seja qual for o seu valor, ele não tem nenhum valor.

A verdade é que a maioria de nós não tem espaço suficiente em nossas casas para dar nossas posses a auto-estima de ter um endereço permanente. Nós temos muito, e isso prejudica a nossa gratidão para cada posse.

Em dias claros, especialmente de espírito que eu sou capaz de viver com o espanto persistente e gratidão sugerido em A Day in the Future . Quanto mais eu tenho, a menos vezes eu sinto esse tipo de gratidão por minhas posses, e as coisas incríveis que me permite fazer. Aqui é o meu novo mantra, quando se trata de bens:

Se você valoriza o que você tem, em seguida, lhe de uma casa, ou parar de fingir que você precisa.

É pedir muito de nós mesmos apenas o que nós temos a capacidade de respeitar o que possui? A maioria de nós possui muito mais do que temos a energia e paciência para realmente possuir.

Livrar-se das coisas é uma experiência libertadora. Eu cortei meus bens em cerca de metade ao longo das duas últimos anos, e há muito mais a fazer.

Possuir coisas tem um custo, e dinheiro é o de menos

Há uma série de custos psicológicos para cada coisa que mantemos, especialmente se existem nessas coisas um estado de desordem. A desordem só mal quando você estar ao redor. Enquanto eu continuo a jogar e doar, e estou testemunhando algumas mudanças dramáticas na minha vida.

Meu sono nitidamente melhorou a qualidade. Eu fico dormindo mais tempo e sonho mais profundo. Levanto cedo e eu nunca estou cansada antes de deitar.

Eu sou muito mais organizada. Eu já não arrasto os pés quando se trata de fazer as tarefas da casa ou trabalho. Eu como na mesa e eu sempre limpo antes de dormir.

Os quartos levam cerca de cinco minutos cada para limpar agora. De alguma forma, eles costumavam levar metade de um sábado para ficarem limpos.

Cada posse que eu me livrava fazia com que os outros se tornassem mais útil. Há menos no caminho, menos em minha mente, uma porcaria de plástico a menos para diluir a minha gratidão.

Eliminando a falta de espaço em minha casa

Vou de quarto em quarto, me livrando de qualquer coisa que eu não estou mais usando. Com toda essa tecnologia, eu tenho tanto poder à minha disposição e é o mínimo que eu poderia fazer.

Uma vez eu decidi o que fica, eu tenho que dar a cada item de uma casa adequada. Se eu não posso encontrar um bom lar para ele, eu não sou digno de possuí-lo e deve dispensa -lo.

Toda noite, vou colocar cada coisa em seu lugar.

Deixe um comentário

