Por que escolher uma vida minimalista

Alguns de vocês podem estar se perguntando de onde veio de repente este rolo de minimalismo e por isso que eu senti a necessidade de se livrar de muitas das minhas coisas. É uma questão difícil de lidar, porque tudo o que você pode dizer para si mesmo soa muito clichê e banal. Mas são coisas que preferia ter realizado há uns dez anos.

Em primeiro lugar, existem razões psicológicas.

Aqueles que me conhecem bem sabem que eu sou uma aberração pura. A ansiedade ocorre quando eu sei que há uma pilha de roupas dobradas, ou pratos sujos, ou que tal coisa está pendente a tempos… E eu preciso que as coisas estejam no lugar. E isso é muito mais fácil se não há muito para pedir.

Depois, há a questão econômica. Eu não tenho muito dinheiro, e, francamente, prefiro investir em experiências do que em bens.

Finalmente, há o excesso de materialismo desenfreado. Eu já estava saturada de posts de blogs e contas no Instagram proliferando e mostrando “a última coisa que eu me comprei.” Nós compramos as coisas como se fossem um reflexo de quem somos, mas nós não somos as nossas coisas. Vamos enfrentá-las, não importa o quão banal que pareça, uma vez que conhecemos as necessidades básicas, bens materiais não vão dar crescimento pessoal e felicidade em si.

Muitos dos problemas deste mundo são reduzidos para criar necessidades que temos de produzir e consumir mais do que precisamos. Talvez meu pequeno grão de areia não é mais do que uma gota no oceano. Mas o que é o oceano, mas uma acumulação de gotas?

Filosofia barata? Sim. A verdade verdadeira? Também.

Deixe um comentário

