Como viver com alguém que não é um minimalista

Minimalismo não é uma coisa fácil. Não é fácil começar uma viagem para reduzir drasticamente a quantidade de “coisas” que você possui. Não é fácil para começar a questionar por que você comprou essas coisas em primeiro lugar. Realmente não é fácil deixar as coisas irem embora, especialmente coisas que você tem uma ligação emocional com elas. E definitivamente não é fácil quando a pessoa ou pessoas com quem você vive certamente não são minimalistas.

Quando eu comecei a me interessar pelo Minimalismo, eu estava tão animada por este novo estilo de vida que eu tinha descoberto. Eu estava cheia de visões perfeitas, superfícies limpas, de decoração simples e bem cuidadas. Eu estava mastigando um bocado para preencher sacolas e caixas com os bens e doar o lote. Eu simplesmente não conseguia entender por que meu marido não partilhava o meu entusiasmo para o minimalismo.

Como eu me desfiz de muitas de minhas posses, eu comecei a ficar um pouco frustrada. Eu me livrei de tanto e ainda assim não parecia que eu me livrei de qualquer coisa. Eu me estressava com a quantidade de “coisas” que ainda tinha na casa. Assim como eu poderia transformar o meu marido em um minimalista também?

Minimalismo não é apenas sobre posses. Através de aprender mais sobre ser um minimalista, eu descobri que há muitas mais camadas do que jamais pensei que tinha. Através do Minimalismo, eu comecei a me questionar sobre a sociedade e abrir meus olhos para os problemas maiores. Desperdício, dinheiro, meio ambiente … o Minimalismo me levou em uma viagem longa, e eu estou apenas começando.

Meu marido ainda não é um minimalista. Mas juntos nós nos tornamos mais conscientes de nosso impacto no mundo, um caminho que ser um minimalista me levou primeiro. Nós dois estamos interessados em comprar bens locais, de qualidade, e estão esperando melhorar a nossa casa, usando métodos ecológicos. O movimento de construção verde é de real interesse para nós dois. Nós estamos aprendendo sobre como usar os princípios da permacultura, não apenas no nosso jardim, mas no nosso pensamento todos os dias.
Nossos interesses seriam cobrir uma grande parte do mesmo terreno.

Eu aprendi ao longo do tempo que eu não deveria forçar meus ideais para qualquer um. Se as pessoas queriam saber mais, iriam me perguntar. Era difícil ver na época, mas agora eu entendo que o Minimalismo não é para todos.

Então, como você vive com alguém que não é um minimalista? No meu caso, eu aprendi que se livrar de “coisas” é apenas uma pequena parte do caminho minimalista. Depois eu percebi esse fato, a quantidade de coisas em nossa casa que não é o meu não me incomoda quase tanto. Eu respeito a diferença entre nós e não posso forçar alguém a doar o que os torna felizes, mais do que eu posso me forçar a doar.

Eu só quero continuar dando o meu melhor de mim. Isso pode inspirar alguns, mas não outros. E sabe de uma coisa?

Isso é mais do que OK para mim.

Deixe um comentário

