13 dicas para reduzir distrações digitais – Parte 2

5. Evite as notificações no Facebook

Eu já falei sobre as notificações em seus dispositivos, mas … você sabia que você pode desativar várias notificações que você recebe dentro do Facebook?

Imagine que você está sendo convidado para um evento e alguém escreve alguma coisa, eles vão ver as notificações previstas no Facebook que podem não lhe interessar. O que você pode fazer é ir para mesma página no botão reticências onde você pode desativar essas notificações.

Outro caso é que você tem uma conversa sobre o post de um amigo, onde apenas coloca “Aquela grande foto!” E se você não quer saber o que os outros respondem, então, nesse mesmo post você tem uma opção que diz “Desativar notificações” .

Eu já tenho um tempo que não recebe qualquer notificação dos jogos típicos no Facebook e acreditem em mim, a minha vida é mais feliz. Se você receber mensagens ao estilo Candy Crush, recorde que na janela de notificação tem a opção de cancelar qualquer convite ou apenas qualquer aplicativo inútil.

Há outra opção muito perigosa dentro do Facebook chamada “melhores amigos” onde você começa uma notificação de cada publicação desses amigos. Aconselho você a removê-lo, ou você quer receber informações a cada segundo quando alguém publica algo?

A idéia geral desta seção é que quanto menos ter notificações em sua conta do Facebook, você terá menos distrações.

6. Reduzir as suas assinaturas

Grupos do Facebook são também uma distração muito perigosa que deve ser tratada com grande cautela.

O problema é que qualquer um pode convidá-lo para um grupo e em breve você terá sua barra de notificação cheia de coisas desnecessárias.

A primeira vez que me fiquei ciente disso, eu saí de quase 15 grupos e cancelei qualquer convite que eu não achava interessante.

Você não sabe a liberdade que eu senti. Portanto, meu conselho é sair de qualquer grupo que não está adicionando valor à sua vida.

Se você acha que outras pessoas vão ficar com raiva porque você não esta mais no grupo, você pode fazer duas coisas: A primeira é completamente desativar as notificações.

A segunda é fazer uma seleção das notificações, onde você não receberá qualquer notificação ou o que aparecer em sua opção home page.

7. Siga somente aqueles que lhe interessam no Twitter ou Instagram

Uma das coisas que eu gosto sobre o Twitter e Instagram é a opção de seguir quem eu quiser sem necessariamente estar seguindo (como no Facebook).

Há um debate sobre esta atitude, mas, realisticamente, todos vão seguir, que estaria fornecendo valor e não tem de ser recíproco.

Por exemplo, eu posso seguir um designer de interiores que eu admiro muito e tudo bem se não ele me seguir de volta, porque ele não vai estar interessado no que eu estou publicando (principalmente se falarmos em duas línguas diferentes).

Então eu sugiro que você leve algum tempo para selecionar muito bem o que as pessoas estão seguindo para que o cronograma não seja preenchido com publicações que não são o que você quer ler cada vez que você verificar a web.

Seus bate-papos on-line

Um dos objetivos mais importantes do mundo digital é ficar ligado e para isso temos uma série de aplicações, mas como tudo, devem ser tomadas precauções para evitar o vício.

Para esclarecer uma pergunta comum que recebi, WhatsApp não é uma rede social, mas uma ferramenta de bate-papo on-line (que é uma característica dentro de uma rede social, como MSN).

Agora deixe-me te mostrar algumas dicas para evitar a distração na comunicação online.

8. silenciar ou excluir grupos

Um dos mais fortes males do WhatsApp são os grupos que são feitos para estar falando o tempo todo ou você está anunciando cada novidade entre amigos.

Então, eu recomendo que você verifique qual destes grupos extensivamente você realmente agrega valor e que você só receba o que te interessa e evite de receber coisas muito desnecessárias.

Se você acha que vai se sentir mal fazendo isto, então você tem a opção de colocar o grupo em silêncio (até um ano) e ser feliz para fazer coisas mais produtivas em sua vida do que estar sempre conectado ao telefone.

Deixe um comentário

