13 dicas para reduzir distrações digitais – Parte 1

Se há uma coisa certa é que temos um mundo digital cheio de distrações.

Sempre que alguém compartilha uma foto, você tem uma mensagem no telefone, o cliente escreve para você onze horas da noite ou você sente falta de ver vídeos bobos no Facebook.

O problema não é que existem estas interrupções, mas a falta de reconhecimento delas.

Quando você não organiza a forma de receber informações sobre seus dispositivos, têm naturalmente um mar de distrações que não vai deixar você completar o seu trabalho todos os dias.

Então, eu gostaria de dar uma lista de dicas que eu apliquei ao longo dos meus anos trabalhando digitalmente na busca para melhorar a produtividade e evitar a todo o custo qualquer interrupção.

Notificações em seus dispositivos

É surpreendente saber como a maioria das pessoas não têm conhecimento das constantes interrupções que causam esses anúncios cada vez que alguém curte o seu post, menciona o que você compartilha, quando você recebe uma mensagem ou menciona muitos outras coisas mais.

Basta pensar: você realmente precisa receber uma notificação cada vez que alguém lhe manda uma mensagem? Na maioria das vezes, chega a ser irrelevante.

Se você e dessas pessoas que sempre enche a tela de seu celular ou computador com notificações está sempre tocando para qualquer nova mensagem. E você deve mudar isso imediatamente.

1. Decida o que você deseja receber notificações

As notificações não são ruins se eles realmente são relevantes para você. Então, em vez de aconselhar que você desativar todas as notificações completamente, eu acho que você deve fazer uma análise concreta de que você está recebendo e deixar apenas ativo importante.

No meu caso, há muito poucas notificações ativas, como o caso do SMS, que funciona bem para mim para me avisar se eu tenho um compromisso pendente.

Em vez disso, desativei quase todas as minhas redes sociais. Eu abro o aplicativo só quando eu encontro o que está acontecendo e assim eu decido quando eu quiser verificar as notícias sobre o dispositivo em vez de decidir por mim.

Eu acho que é completamente desnecessário manter as notificações no computador, uma vez que estas podem chegar à mesma célula, além de que é muito fácil se distrair observando-as enquanto você está fazendo algum trabalho.

No caso do celular, você pode configurar notificações que você realmente deseja receber no seu telefone.

Eu tenho quase tudo fora, mesmo no e-mail. Os únicos aplicativos que eu tenho ativos são aqueles que me ajudam no trabalho.

Também deixo notificações ativas que são muito importantes para a minha gestão como aplicativos de bancos e meu cartão de credito. Assim, uma mensagem de cada recebimento ou pagamento que o dinheiro que recebo.

Como o objetivo principal do celular é para ficar conectado com os outros, na verdade deixar notificações ativos WhatsApp, Messenger ou Facebook.

2. Use o “Não perturbe”

Eu sei que as notificações WhatsApp e Facebook Messenger podem distrair muito, mas para contrariar este uso, utilizo uma das melhores invenções digitais: Modo noite.

Desta forma, você pode colocar o seu telefone ou computador em completo silêncio por tanto tempo quanto você quer e somente quando você for verificar a tela, você vai notar se você tivesse quaisquer chamadas, notificação ou mensagens sem resposta.

Outro grande coisa sobre este modo é que você pode programá-lo diariamente, permanece em silêncio em um horário específico. Geralmente é bom quando você quer dormir, então eu programo das 0:00 até 07:00 no outro dia.

Se você está preocupado que você não pode ouvir o chamado de alguém importante, você tem a opção de ativar o som de um contato que você tem adicionado como favorito.

A utilização de redes sociais

Eu já fui fã completa das redes sociais pela distração constante e passava várias horas navegando.

Embora eu não possa evitar o uso delas porque são fundamentais na comunicação. Uma vez que eu fiz uma desintoxicação para redes sociais, a aplicação de novas técnicas para reduzir essas distrações me serviu para:

3. Evitar ou mudar a maneira de ver o feed no Facebook

Você sabia que muitas pessoas usam feed do Facebook como sua principal fonte de notícias? Incrível, mas e verdade. A realidade é que é isso nos faz perder tempo.

Se você quiser ver realmente o que seus amigos fazem e ser produtivo ao mesmo tempo, em seguida, tente obter umas duas vezes para ver a página inicial do Facebook. Abri-la uma vez pela manhã e no final da tarde. Ou talvez apenas em suas horas de folga.

Mas se você quer evitar esta seção a todo custo, você pode fazer qualquer uma destas opções:

  • Sair e se conectar somente quando você quiser ver algo
  • Esconder o feed do Facebook no seu computador com esta extensão
  • Diminuir a quantidade de notificações muito repetitivas e deixar as maia interessantes.

4. Instale aplicativos específicos no Facebook

Como o Facebook é um multitarefa, que faz tantas coisas ao mesmo tempo, uma das melhores maneiras de afastar a sua atenção a partir daí e você gerenciar aplicativos instalados, dependendo do que você precisa.

Por exemplo, se você conversar um lote com outras pessoa, baixe o Facebook Messenger (ou abra a página no seu computador) para acessar somente do lado de fora.

Se você está em constante comunicação em várias comunidades do Facebook, então você pode baixar o aplicativo Facebook Group e guardar as conversas em um só lugar.

Se você usar o Facebook apenas para gerenciar as páginas de seus projetos, baixe o Facebook App Manage para gerenciar seus anúncios e publicações.

O objetivo de separar as atividades é reconhecer que as coisas que realmente se usa e evitar a todo o custo, ser conectado nesta plataforma maciça durante todo o dia.

Pela mesma razão que eu não gostaria de ver o feed, eu não tenha instalado o aplicativo do Facebook no meu telefone.

Deixe um comentário

