Uma semana sem internet móvel

Nesta semana eu fiz uma experiência: fiquei sem internet no celular. Meu Smartphone ficou, por uma semana, um telefone celular clássico: a chamada, receber chamadas e SMS.

Por que eu fiz isso? Ele estava me angustiando. Muitas tarefas. Muitos compromissos. Muitos eventos e preparação de tais eventos. Muitas idéias na minha cabeça e não havia tempo para se desenvolver. Muitas notificações de responder. Fisicamente e mentalmente, ele estava começando a me estressar. Eu precisava de uma pausa. Eu acho que acertei na mosca.

A beleza da desconexão

Esta semana eu acordei na parte da manhã e me sentei calmamente com o meu café da manhã imersa no silêncio que é pouco antes do amanhecer. Alguns dias eu ouvi o silêncio. Outros dias eu li um livro. Outros tenho refletido sobre a vida. Depois do almoço , minha hora chegou para praticar a meditação. Eu, então, me sentei e escrevi para mim mesmo, o meu pensamento e o som suave do teclado. Eu me senti muito mais inspirada e mais criativa. Era realmente um belo momento no início do dia. Foi um momento maravilhoso para mim, me senti mais calma e tranquila.

No resto do dia eu tenho sido muito mais presente. Saí do trabalho sem a necessidade de responder a mensagens de WhatsApp. Eu gostei da minha viagem de ônibus, lendo um livro ou assistindo a paisagem. Não havia nada de novo para resolver, nenhum evento novo para participar. Tudo estava em paz.

Eu tenho feito minhas atividades normais muito mais relaxada e calma. Eu brincava com meus filhos, eu consultei, almocei com um dos meus melhores amigos, tomei chá com o meu marido e eu conversamos muito sobre diferentes temas. Não houve novas atividades para fazer com urgência, novos eventos para ir.

Eu passei o tempo, esperando para ler ou ver uma conferência que eu queria ver e foi bom.

Todos esses momentos são únicos. É verdade que eu perdi algumas coisas, mas eu também ganhei um monte.

E a partir de agora, faço o quê?

Não é a tecnologia que eu tenho medo. É uma vida que sempre tem que ser conectada, sempre com interrupções, distraçoes, bombardeados com pedidos e informações. Quero uma vida onde tenho o tempo para criar e fazer o que eu gosto, uma vida onde você pode se conectar com pessoas de carne e osso.

Então eu decidi, agora, seguir estes passos:

  • Remover algumas aplicações móveis: Aquelas que podem me fazer perder tempo, como Facebook e Twitter.
  • Levo mais minutos para me conectar à Internet. Não preciso ler a WhatsApp toda vez que recebo uma mensagem, assim que eu olhar para 2 ou 3 vezes por dia para ler essas mensagens.
  • O resto do tempo, me desconecto da Internet. Então eu evito que entrem mensagens para nao ser tentada a ler. E economia de bateria.
  • Não leio as mensagens até que saia de casa. Então, eu sempre desfruto da minha rotina matinal. Pode haver exceções, como quando eu me encontrar com alguém, se houve uma mudança de última hora.
  • Tenho períodos de desconexão. Um dia ou um fim de semana.
  • Leio um livro. Tenho baixado em livros móveis, que não necessitam de conexão para ler.
  • Verifico Facebook e Twitter apenas uma vez por dia ou a cada dois dias. No máximo, 10 minutos.

Espero que estas medidas irão lhe permitir para se conectar ao mundo sem gerar estresse ou me fazer perder tempo. Porque meu tempo é muito valioso e eu quero dedica-lo no que é verdadeiramente importante para mim.

Depois de uma semana eu vi o telefone e tinha muitas mensagens. O que você sugere que eu faça com elas?

 

Deixe um comentário

