Seu estilo de vida já foi projetado

Desde o momento em que foi oferecido o trabalho, eu tenho sido marcadamente mais cuidadosa com meu dinheiro. Não muquirana, apenas penso um pouco melhor na hora de abrir minha carteira.

Eu não estou falando sobre grandes compras extravagantes. Estou falando de pequena escala, casual, os gastos promíscuos em coisas que realmente não acrescentam muita coisa na minha vida. E eu não vou realmente mais pagar por isto.

Suponho que isso aconteceu porque eu sinto que eu recuperei uma certa estatura, agora que estou mais em alerta, o que me parece direito a um certo nível de desperdício. Há uma curiosa sensação de poder que você começa quando você deixa cair uns vinte anos sem um traço de pensamento crítico. É uma sensação boa a exercer esse poder sobre o dinheiro, quando você sabe que vai “voltar a crescer” muito rapidamente de qualquer maneira.

O que eu estou fazendo não é incomum em tudo. Todo mundo parece fazer isso. Na verdade, eu acho que eu só voltei à mentalidade de consumidora normal depois de ter passado algum tempo longe dela.

Uma das descobertas mais surpreendentes que eu fiz durante este período foi que eu passei a gastar muito menos.

Parece que eu tenho muito mais quando eu estava devendo. Por quê?

Uma cultura de necessidade

Aqui no Ocidente, um estilo de vida de gastos desnecessários foi deliberadamente cultivada e alimentada no público pelos grandes negócios. Empresas em todos os tipos de indústrias têm uma enorme participação na propensão do público de ser descuidado com seu dinheiro. Eles vão procurar incentivar o hábito do público da despesa ocasional ou não-essencial sempre que puderem.

No documentário The Corporation , um psicólogo de marketing comentou um dos métodos que usou para aumentar as vendas. Sua equipe realizou um estudo sobre o efeito que a irritação das crianças tiveram sobre a probabilidade de comprar um brinquedo para eles de seus pais. Eles descobriram que 20% a 40% das compras de seus brinquedos não teria ocorrido se a criança não perturbassem seus pais. Uma em cada quatro visitas a parques temáticos não teria ocorrido. Eles usaram esses estudos para comercializar seus produtos diretamente às crianças, incentivando-os a atormentar seus pais para comprar.

Esta campanha de marketing por si só representa muitos milhões de reais que foram gastos por causa da demanda que foi completamente fabricado.

“Você pode manipular consumidores em querer comprar, portanto, a compra de seus produtos. É um jogo. “~ Lucy Hughes, co-criadora de “O Fator de Nag”

Este é apenas um pequeno exemplo de algo que já se arrasta por um tempo muito longo. As grandes empresas não fizeram seus milhões, promovendo intensamente as virtudes de seus produtos, eles fizeram isso através da criação de uma cultura de centenas de milhões de pessoas que compram muito mais do que eles precisam e tentam afugentar insatisfação com o dinheiro.

Nós compramos o material para nos animar, para manter as aparências, para cumprir a nossa visão de infância de que a nossa vida adulta seria como, para transmitir o nosso estado para o mundo, e para uma série de outras razões psicológicas que têm muito pouco a ver com o quão útil o produto realmente é.Quanta coisa está em seu porão ou garagem que você não usou no ano passado?

A verdadeira razão para a semana de trabalho de quarenta horas

A melhor ferramenta para corporações para sustentar uma cultura desse tipo é desenvolver a semana de trabalho de 40 horas como o estilo de vida normal. Sob estas condições de trabalho as pessoas têm de construir uma vida à noite e nos fins de semana. Este acordo nos faz ser naturalmente mais inclinados a gastar pesadamente em entretenimento e conveniências porque o nosso tempo livre é tão escasso.

Eu só estive de volta ao trabalho por alguns dias, mas já estou percebendo que as atividades mais saudáveis estão rapidamente caindo fora da minha vida: caminhar, fazer exercícios, ler, meditar, e escrita extra.

A única semelhança notável entre estas atividades é que eles custam pouco ou nenhum dinheiro, mas eles levam tempo.

De repente, eu tenho muito mais dinheiro e muito menos tempo, o que significa que tem muito mais em comum com o típico trabalho norte-americano do que eu fiz há alguns meses. Enquanto eu estava fora, eu não teria pensado duas vezes antes de passar o dia andando através de um parque nacional ou lendo o meu livro na praia por algumas horas. Agora, esse tipo de coisa parece que está fora de questão. Fazer qualquer um levaria mais de um dos meus preciosos dias de fim de semana!

A última coisa que quero fazer quando eu chegar em casa do trabalho é exercício. É também a última coisa que eu quero fazer depois do jantar ou antes de dormir ou logo que eu acordo, e isso é realmente o tempo todo que eu tenho em um dia de semana.

Este parece ser um problema com uma resposta simples: menos trabalho, então eu teria mais tempo livre. Eu já provei para mim mesmo que eu posso viver uma vida cumprindo com menos do que eu faço agora.

Infelizmente, isso é quase impossível no meu setor, e a maioria dos outros. Você trabalha mais de 40 horas ou você trabalha zero. Meus clientes e prestadores de serviços estão todos firmemente enraizados na cultura padrão da jornada de trabalho, por isso não é prático para lhes pedir para não pedir nada de mim após a 1h, mesmo se eu convencesse meu chefe.

O dia de trabalho de oito horas desenvolvido durante a revolução industrial na Grã-Bretanha no século 19, como um descanso para os trabalhadores da fábrica que estavam sendo exploradas com dias de trabalho 14 ou 16 horas por dia.

Como as tecnologias e métodos avançados, os trabalhadores em todas as indústrias tornou-se capaz de produzir muito mais valor em um curto período de tempo. Você pensaria que isso levaria a dias de trabalho mais curtos.

Mas a jornada de 8 horas é muito rentável para as grandes empresas, não por causa da quantidade de trabalho que as pessoas fazem em oito horas (o trabalhador de escritório médio recebe menos de três horas de trabalho efetivo realizado em 8 horas), mas porque faz com que tal um público compre feliz. Mantendo escasso tempo livre significa que as pessoas pagam muito mais por conveniência, gratificação, e quaisquer outras medidas que podem comprar. Mantém-los assistindo televisão e os seus anúncios publicitários. Mantém-los fora sem ambição de trabalho.

Temos sido levados a uma cultura que foi projetada para nos deixar cansados, com fome de indulgência, dispostos a pagar um monte de conveniência e entretenimento, e mais importante, vagamente insatisfeitos com nossas vidas, para que possamos continuar a querer coisas que não temos. Nós compramos tanto porque sempre parece ser algo que ainda está faltando.

Economias ocidentais, especialmente a dos Estados Unidos, foram construídas de uma forma muito calculada na gratificação, vício e gastos desnecessários. E aqui no Brasil não e diferente. Nós passamos para nos animar, para recompensar a nós mesmos, para comemorar, para corrigir problemas, para elevar o nosso estado, e para aliviar o tédio.

Você pode imaginar o que aconteceria se toda a América deixasse de comprar tanta coisas desnecessário que não adiciona nenhum de valor em nossas vidas?

A economia entraria em colapso e nunca iria se recuperar.

Todos os problemas bem divulgados da América, incluindo a obesidade, depressão, poluição e corrupção são o que custa para criar e manter uma economia de trilhões de dólares. Para a economia de ser “saudável”, a América tem de permanecer saudável. As pessoas saudáveis e felizes não se sentem como eles precisam muito que ainda não tem, e isso significa que eles não compram um monte de lixo, não precisam se divertir tanto quanto, e eles não acabar assistindo um monte de comerciais.

A cultura da jornada de trabalho de oito horas é um grande negócio, a “ferramenta mais poderosa para manter as pessoas nesse mesmo estado insatisfeito quando a resposta para todos os problemas é comprar alguma coisa.

Você pode ter ouvido da Lei de Parkinson. Ela é frequentemente usada em referência ao uso do tempo: quanto mais tempo você levou para fazer algo, quanto mais tempo ele irá levá-lo para fazê-lo. É incrível o quanto você pode ter feito em vinte minutos se vinte minutos é tudo que você tem. Mas se você tem toda a tarde, seria provavelmente tomar o caminho mais longo.

A maioria de nós tratamos o nosso dinheiro desta forma. Quanto mais fazemos, mais nós gastamos. Não é que de repente nós precisamos para comprar mais só porque nós fazemos mais, apenas porque podemos, por isso, que fazemos. Na verdade, é muito difícil para nós evitar o aumento o nosso padrão de vida (ou pelo menos a nossa taxa de gastos) cada vez que recebemos um aumento.

Eu não acho que é necessário evitar todo o sistema e ir viver na floresta, fingindo ser um surdo-mudo, como Holden Caulfield. Mas nós certamente poderíamos fazer bem para entender o que o grande comércio realmente quer que sejamos. Eles trabalham há décadas para criar milhões de consumidores ideais, e eles conseguiram. A menos que você é uma verdadeira anomalia, seu estilo de vida já foi concebido.

O cliente perfeito está insatisfeito, mas esperançoso, desinteressado em desenvolvimento pessoal grave e altamente habituado à televisão, trabalhando em tempo integral, ganhando uma quantidade razoável, entregando-se durante seu tempo livre, e de alguma forma apenas chegando.

E você?

Duas semanas atrás, eu teria dito que o inferno não, isso não é comigo, mas se todos as minhas semanas foram como tem sido, isso pode ser uma ilusão.

Um comentário sobre “Seu estilo de vida já foi projetado

Deixe um comentário

