Minimalismo…

Falando em minimalismo, um dos primeiros pensamentos é a vida com coisas menos materiais. Mas a verdade é que isto não é o único ponto da equação. Do meu ponto de vista, nem mesmo e o mais importante.

Minimalismo não está em reduzir ou simplificar a sua vida com o objetivo de “não”, mas com o objetivo de investir. Sim, investir tempo e energia no que realmente importa.

Quando você remover o que não funciona em sua vida, em sua casa ou até mesmo em sua mesa, deixa espaço para coisas novas que chegam , mas acima de tudo, você tem liberdade.

  • Liberdade de escolha
  • Liberdade de movimento.

No livro “Tudo o que fica” de Joshua Millburn, o autor conta a história de Andrew.

Dia de Natal, Andrew começa a abrir seus presentes. Ele começa com um deles e depois de alguns momentos de grande emoção,o deixa a continuar com outro pacote. Cada caixa contém um brinquedo novo e a situação anterior é repetida de forma semelhante, uma grande emoção que desaparece logo depois.

Horas mais tarde, Andrew está chorando desesperado. Embora tenha recebido muitos brinquedos sua, a verdade é que ele queria o jogo que seus amigos têm, ou aquele carrinho que secretamente queria. Brinquedos na frente dele lembram o que ele não tem.Este comportamento parece infantil, mas como o autor afirma, nós não fazemos o mesmo? Nós não olhamos para as coisas que têm valor, mas não porque queremos ter outras coisas diferente ou ter simplesmente mais.

Temos muitas coisas? Não possuímos nossas posses?

A verdade é que a nossa cultura está voltada para o consumo desenfreado. Não só de coisas, mas também de tarefas, atividades e informações.

Estima-se que um morador da cidade recebe cerca de 100.000 estímulos informativos todos os dias.

Estou ciente de que eu preciso de um mínimo de objetos para se viver. Mas é tão difícil manter o equilíbrio a este respeito. Então, de repente eu me vi tendo que fazer uma transferência com uma pergunta em mente. Onde é que vêm estas coisas? Realmente eu preciso delas?

Para mim e embora teoricamente já sabia que os objetos não trazem felicidade, é um assunto que tem sido a chave para a minha abordagem a um estilo de vida muito mais simplificado. Como você pode ter acumulado muitos objetos, atividades e relacionamentos de uma forma inconsciente?

Pela minha parte, tenho feito a simplificação e aprendizagem contínua ao longo do caminho.

  • Não confundir objetos com amor

O que é certo é afirmar que as memórias são guardadas no coração e geralmente não vêm de objetos, mas de momentos compartilhados.

Ele disse se que São Francisco de Assis dizia, ate o fim de sua vida: “Toda vez que eu precisar de menos coisas e os poucos que eu preciso, eu preciso deles muito pouco”

  • Classificar não é simplificar

Mesmo se você mudar as coisas no lugar, elas ainda estão lá. Todas as coisas que usamos são geralmente em locais de fácil acesso, de fato. Assim, uma maneira de iniciar é simplificar e notar o que se encontra na parte inferior das gavetas.

  • Não vale a pena guardar o que não usa mais

Se você não tem usado um certo vestido em um ano, procure deixá-lo ir. Se você nem sequer leu esse livro desde que você comprou, mas no entanto tem interesse o suficiente por ele, você tem duas opções: iniciar a leitura nesse momento ou dá -lo a alguém ou doar. Você sempre pode pedir emprestado ou alugar em uma biblioteca quando for o momento certo, se não, esse dia nunca chega.

  • Você não é o que você tem, você não é o que você faz

Eu, pessoalmente, gosto muito dessa metáfora: se você continuar a cavar novos buracos nunca vai encontrar água.

Um curso de ioga, curso de meditação, um curso de culinária … Assim dizia o ditado: lote aprendiz, mestre de ninguém.

Estamos tão ocupados procurando a felicidade, acabamos não tendo tempo para ser feliz

E como você sabe: mais atividades e mais objetos não estão ligados a mais produtividade.

  • Não é apenas que eu tenho

Não, isso é apenas a ponta do iceberg. O que realmente importa é o que vai ficar na minha vida.

A vida é dar prioridade e cada escolha carrega uma rejeição. Nem tudo se encaixa, minimizar é aprender a escolher, o que ou quem quer vir comigo.

A próxima vez que você comprar um objeto, atividade ou começar um relacionamento, faça uma pergunta: Será que eu realmente quero investir a minha energia aqui? Será que isso vai agregar valor à minha vida?

Deixe um comentário

