Minimalismo: A forma mais produtiva e mais feliz para viver

Minimalismo parece ser uma tendência ultimamente – na moda, no design, na web, mesmo na decoração da casa. Cada vez mais estamos vendo, tanto em palavras como em ação, que menos é mais. Simples é melhor. Mas o minimalismo veio aqui para ficar?

Quando começamos a responder a esta pergunta, que se sente importante mencionar que o minimalismo existe em torno de séculos. Este não é um novo conceito, embora ele foi popularizado por uma geração de pessoas que viveram tempos economicamente de vacas magras.

Eles aprenderam a se virar, tiveram que, reutilizar e reciclar, fazer o melhor que podem com o que tinham, para se concentrar na sustentabilidade, e viver sem o luxo e extravagância das gerações anteriores.

Então, se nós estamos perguntando se o minimalismo é uma “tendência”, a resposta é: mais ou menos.

Minha jornada com o minimalismo começou há alguns anos atrás, quando eu comecei a perceber como a desordem em minha vida – minha agenda, minha mente e até a minha casa – estava me fazendo sentir menos do que feliz com as minhas circunstâncias.

Eu não estava faltando recursos. Muito pelo contrário, na verdade. Eu tinha todos os blocos de construção de uma grande vida. Ainda assim, senti uma falta de foco que eu não conseguia explicar, uma insatisfação que não fazia sentido à luz do que me rodeia e um peso em minha alma. Então eu comecei a se livrar de algumas coisas.

Para mim isso não era tanto sobre jogando fora um monte de posses físicas como era sobre como minimizar o meu horário, ficando claro sobre minhas prioridades, e ser muito claro sobre quem eu era e o que eu queria da vida.

E para mim, uma das principais maneiras que isto se materializou foi da maneira que eu comecei a projetar. Comecei a ver como muitos dos elementos que eu tinha guardado inclusive por tanto tempo – especialmente certas lembranças – era realmente desnecessário.

Na verdade, esta é a forma como a idéia para este blog, veio junto. Eu me encontrei fazendo a pergunta: será que realmente preciso disso?

E quando eu fazia essa pergunta, eu não estou apenas falando sobre coisas. Eu estou falando sobre as “coisas” metafóricas em nossa vida – as coisas que se mantém ao redor, porque todo mundo tem, mas atravancam a função e design.

No final do dia, eu percebi: o minimalismo não tem que ser sobre a vida em uma casa pequena, com apenas algumas camisetas do seu armário. Minimalismo é de se concentrar no que realmente importa. Podemos interpretar isso de qualquer maneira que quiser. E dessa forma, eu diria que o minimalismo está aqui para ficar.

Porque uma vez que você tem experimentado os benefícios inerentes de viver com menos confusão, você não teria nenhum motivo para voltar. Você vai perceber a sua desorganização – sua casa, todas essas atividades extras, mesmo a bagunça em seu armário – foram apenas ficando em seu caminho.

Então diga o que quiser sobre o minimalismo, mas não vai a lugar nenhum tão cedo. As tendências da moda podem desaparecer, as marés de design podem se transformar, mas os efeitos do minimalismo mudaram todos aqueles que já passaram por isso.

Se você ainda acha que deve experimentar o minimalismo – ou mesmo se você tem a considerar alguns novos caminhos neste conceito de velhice poderiam impactar sua vida para melhor.

No Trabalho

Não é nenhuma surpresa que o ambiente do seu espaço de escritório pode melhorar seu fluxo de trabalho e produtividade. Confira essas dicas para maximizar o seu trabalho, tanto criativamente e profissionalmente .

E se você é o tipo de pessoa que precisa de um pouco de inspiração para ver o que um local de trabalho pode parecer, você está na sorte. Este CEO compartilha seus segredos para obter o seu espaço de trabalho, destralhamento e o mínimo.

Em Casa

Uma das maneiras mais práticas que o minimalismo pode jogar fora em nossas vidas é simplesmente esta: o emparelhamento do nosso guarda-roupa. Mas antes de se preocupar com você mesmo, um guarda-roupa minimalista seria muito chato, conheça Erin Loechner, que fez a maior parte de seus 25 itens.

E se a vida de quem vive com menos roupa não parece tão atraente para você, talvez esta ideia no Minimalismo na cozinha pode lhe agradar . É isso mesmo, o nosso amigo do The Baker Minimalism compartilha suas receitas que você pode fazer com uma bacia, 10 ingredientes ou em 30 minutos ou menos.

No geral, o minimalismo está mudando a maneira de muitos de nós ver o espaço em nossas casas. Menos é mais . Só porque você tem um pequeno espaço não significa que ele não pode ser grande.

Em Sua Alma

Uma das coisas mais poderosas que o minimalismo pode fazer é nos ajudar a concentrar nossas energias e atenções, de modo que nos sentimos mais centrados e calmos, mais felizes e mais produtivos. Isso tem menos a ver com destralhamento em nosso espaço de trabalho e mais a ver com nossas mentes .

Se você ainda não tem certeza sobre a conexão entre a eliminação da desordem física e desordem mental ou emocional, aqui mostra como você pode chegar lá .

A parte mais difícil de tudo isso é que existem todos os tipos de desordem mental e emocional e você não será capaz de se livrar de tudo de uma vez. Assim como “limpeza de primavera”, este terá que ser um hábito que você deve cultivar ao longo dos anos.

Mas os resultados são surpreendentes. Você não vai se arrepender. Eu prometo.

Deixe um comentário

