Uma pergunta que estou fazendo antes de fazer minhas resoluções

Um amigo postou no Facebook que sua única resolução era escrever “2018” em vez de “2017” este ano. Eu tive que rir com isso. Pessoalmente, eu sou um novelo de contradições quando se trata de um novo ano. Eu escrevo sobre a escolha de apenas uma palavra para toda o ano, enquanto secretamente escrevendo páginas de coisas que eu quero mudar em mim, na minha família, na minha casa e minha vida. Eu me junto às massas e me inscrevo para uma nova adesão.

Esta época pode ser complicada. Nós estamos vindo do momento das celebrações, atos de bondade e doações de final de ano e, por vezes, mais tempo para a família, que é bom para a nossa sanidade. E nós estamos andando com os dias de novo, e melhor! Mais rápido! Mais vivo! E eu vou fazer o certo e fazê-lo funcionar este ano!

É tudo um pouco cansativo.

E, se eu deixá-lo, é um pouco desanimador também, porque depois as luzes se apagam e as sobras são comidas e os enfeites ficam guardados para o próximo ano, a mistura restante de gratidão e generosidade, expectativas e obrigações, ambição e determinação pode criar um coração cheio de descontentamento.

Janeiro pode ser difícil. Mas ele não tem que ser .

Este ano, antes de começar a levantar-se cedo e contribuindo para um 400 Kilômetros, fazer as refeições do congelador e fazendo todas as coisas que vai fazer 2017 melhor do que 2016, eu estou tirando pausa e fazendo uma pergunta:

O que vou fazer se nada mudar?

Porque às vezes nossas melhores intenções não são tão fortes quanto os nossos piores hábitos.
E às vezes o nosso trabalho mais difícil fica sem recompensa ou passa despercebido.
Nossa lista de resoluções não podem prevenir o câncer rejeição dos outros, acidentes ou demissões.

E mesmo quando vamos verificar todas as caixas e fazendo todas as coisas, podemos encontrar esses objetivos e sonhos, que não nos fazem tão felizes como nós antecipamos.

A vida é imprevisível e é impossível saber o que será dos próximos doze meses. Mas a única coisa que posso controlar, a única coisa que posso contar, é como eu vou corresponder, não importa quantos sonhos virem realidade – ou não. Quantos que conheço – ou não fazer; quantas resoluções I manter – ou quebrar.

Uma vez, um amigo meu me escreveu sobre a tensão entre esperar o melhor e ser grato pela a realidade. Embora ela sofria de uma doença auto imune que lhe causou uma dor incrível e o deixou sem sair de casa, ele continuou a enfrentar cada dia com positividade e gratidão. Ele não desistiu da vida. Ele fez planos, mas os realizou livremente, e assumiu o compromisso de escolher a alegria. Ele não esperou chegar ate ele – ou dizer a si mesma que ele ficaria feliz quando X, Y ou Z aconteceu. Ele foi determinado a ser grato e feliz, não importa o que a vida dele lhe trouxe.

Não é uma perspectiva fácil para mim para manter – e eu não estou lidando com dor crônica ou doença! Mas como eu li as palavras dele mais e mais, eu aprendi que a escolha de alegria faz toda a diferença quando o inesperado acontece, quando decepções aparecem, quando os sonhos são diferidos ou até mesmo quebrados. Eu aprendi que isso me ajuda a manter a perspectiva quando comparo o meu todos os dias para o Dia de Ano Novo, quando a realidade deste ano não é exatamente alinhado com as resoluções que fiz.

Então, como eu vou enfrentar outro janeiro de outra temporada pós-férias, eu estou tentando escolher a alegria, o caminho meu amigo me ensinou. Eu estou tentando amar o que eu tenho mais do que eu anseio por aquilo que me falta, e ser grato pelas coisas boas que deram certo na minha vida, em ambos os dias bons e os maus.

Eu acho que as nossas expectativas do que queremos que a vida seja, muitas vezes ofuscam as coisas boas que já estão na nossa frente – e é aí que perdemos o foco … Quando o meu foco está em viver a melhor vida que eu posso com o que tenho no momento, eu sempre encontro o meu caminho. Eu não estou esperando nada de ninguém para ter. Eu não estou olhando para o que eu acho que deveria ter. Estou olhando para o que esta na minha frente e digo obrigado todos os dias.

Agora, deixe-me dizer que, às vezes decepção pesa sobre mim. Mas, na minha decepção, as mesmas regras ainda se aplicam: Eu faço o melhor que posso com o que tenho. É, geralmente, tudo que eu quero fazer? Não. Mas, no final, incidindo sobre o foco é o que me deixa passar o dia.

Eu tenho que me lembrar, por vezes, mas quanto mais eu reconheço o foco, menos eu noto o que está fora de alcance.

Eu parei de tentar adaptar entre o que eu quero e o que eu tenho – e eu aprendi que devo agradecer o que foi me dado. Não foi a viagem mais fácil. Mas isso me foi útil.

(Trecho de Escolha a Alegria: quando a vida dói)

Como você faz planos e estabelece metas para este ano, você vai comprometer-se a escolha de alegria não importa o que 2017 traga?

Deixe um comentário

