Como minimizar as distrações digitais em nossa vida

Era uma tarde de terça-feira durante o almoço quando aconteceu. Nossos telefones estavam virados para baixo sobre a mesa enquanto esperávamos nosso almoço chegar. Eu tinha colocado o meu em modo ‘silencioso’ antes de colocá-lo na mesa, para reduzir as distrações durante o nosso tempo juntos … e então aconteceu: Bzzzzzz. Bzzzzzz.

Coloquei o telefone no meu bolso para que ele não balançasse a mesa novamente se chegasse outro e-mail.

Nosso almoço acabou pouco depois, como discutimos a todas as últimas novidades acontecendo em nossas vidas. Descobrimos que é difícil ver um ao outro regularmente, por isso criamos um recorrente evento a cada três semanas em nossos calendários para se reunir e almoçar por uma hora.

Eu me senti mais uma vibração no meu bolso, e eu tentei manter o foco sobre o que a minha colega de trabalho estava dizendo. Eu não poderia ajudar, mas pergunto quem poderia estar tentando me atingir naquele momento. Talvez fosse minha falta de jeito, mas do jeito como a audição dela é boa, ela estendeu a mão com uma ligeira carranca no rosto e disse: “Dá-me o telefone.”

Ela olhou para a tela do celular e ficou com os olhos arregalados. Quase todos os app tinha um círculo vermelho indicando algum alerta estava esperando por mim. Todos os mais de 50 aplicativos no meu celular tinha algo super importante para me dizer, tudo ao mesmo tempo.

“Qual é o problema?”, eu brinquei.

Dentro de cerca de dez minutos, ela apagou todas as minhas notificações.Todos eles. Círculos não mais vermelhos. Não há mais ruídos quando alguém me marcou em um tweet. Não há mais dings quando um e-mail de trabalho era empurrado para o meu telefone. Durante a semana seguinte, uma camada de estresse que eu nem sabia que estava lá tirado dos meus ombros.

A função de vibração foi embora também. Ela insistiu que deixasse meu telefone para que eu recebesse chamadas quando o telefone estava no modo normal, mas quando meu telefone estava no modo silencioso, foi realmente silencioso. Não há vibrações, sem ruídos, sem interrupções.

Não há simplesmente nenhuma razão uma atualização no Instagram ser mais importante do que uma hora gasta com um bom amigo. Não deve nunca ser uma perda de tempo de Clãs, que me puxa para longe de qualquer coisa que eu já estou fazendo. Por mais de um ano, eu estava deixando este dispositivo decidir quando eu estaria dando atenção a ele em vez do contrário.

Por qualquer app correr livre com notificações e me distrair de estar totalmente presente na minha vida diária, eu desisti da propriedade de minha atenção. Eu os permitia roubar as pessoas ao meu redor de toda a atenção que mereciam. Espanta-me ainda a pensar que permiti que uma coisa tão pequena ter tanto poder sobre mim naquela época.

Um ano mais tarde, não mudou muito com a forma como o meu iPhone está configurado. Eu recomendo esta configuração para quem quer menos distrações em sua vida, menos círculos vermelhos, e mais controle sobre a sua atenção.

1. Defina o modo silencioso para que o telefone esteja realmente silencioso.

Apesar de ser chamado “silencioso”, a função de vibração não é nada. O zumbido alto ainda é perturbador e nos puxa para longe de tudo o que estamos fazendo. Defina o telefone de modo que quando ficar em modo silencioso, não faça barulho. Isso permitirá que você se concentre na tarefa em mãos, se está a trabalhar ou relaxar.

2. Alertas audíveis Apenas para mensagens de texto e telefonemas.

Não há nenhuma razão um jogo ou aplicativo de mídia social nunca deverá interromper o que quer que é que você está fazendo no momento. Remover alertas sonoros e crachás para todos os aplicativos que não são críticos. Depois de ajustar, sinta-se livre para trazer de volta os que funcionam melhor para você de uma forma mais intencional.

3. Crie limites, definindo um “não perturbe” na programação.

Quer se trate de algumas horas por noite, ou uma pausa tranquila durante a tarde, defina um automático ‘não perturbe’ na agenda do seu telefone. Sugiro fazer isto entre 23:00-7:30, para receber uma mensagem de texto para não perturbarem o seu sono. Pode ser difícil para descansar o suficiente de forma consistente, de modo que a última coisa que precisamos é que ele seja interrompido por algo que não é crítico.

4. Chamadas repetidas podem permitidas que as pessoas a entrar em contato para emergências.

Emergências acontecem. Permitindo chamadas repetidas tornará possível para as pessoas a passar por chamar uma segunda vez. Esta função irá substituir o agendamento de ‘não perturbe’.

5. Adicione contatos importantes aos favoritos.

Adicione filhos ou contatos que absolutamente necessários para alcançar à sua lista de favoritos. Desta forma, eles vão ser capazes de entrar em contato quando necessário. É importante que eles saibam quando você pode precisar se afastar para que eles possam ajudar a respeitar os limites que você criou também.

Desligar notificações de telefone não é exatamente uma pílula mágica. Eu ainda me encontro presa no feed quando eu estou esperando pelas notificações. Eu me perco em conversas de mensagens de texto quando eu provavelmente não deveria e poderia estar verificando estatísticas no meu blog.

O que essa mudança faz, é um pequeno passo no sentido de tomar de volta a intenção em nossas vidas. Nós nunca teremos o momento presente novamente, mas que a notificação certeza estará esperando por nós quando estivermos prontos.

Deixe um comentário

