Lutando contra o minimalismo? Aqui vai 6 dicas para uma mudança sustentável

Eu me considerava uma “minimalista” há vários anos, mas se você leu a minha história, você vai saber fiquei dúvidas em torno da ideia de minimalismo por muito tempo antes de começar a fazer mudanças reais para o meu estilo de vida.

Eu sabia que o minimalismo seria bom para mim, eu sabia que eu estava infeliz e eu precisava fazer uma mudança, e eu podia ver claramente os benefícios de se tornar uma minimalista … mas foi realmente difícil de começar e ficar motivada. Um dia eu ia ficar uma explosão louca de energia e sacos transparentes de desordem, mas então o próximo fim de semana eu ia para uma farra de compras sem sentido . Foi um caso de um passo para frente e dois passos para trás e eu me esforcei para fazer a mudança sustentável.

Assim eventualmente, quebrei o ciclo e comecei a avançar na minha viagem minimalista…

Percebi que o minimalismo não é somente sobre destralhamento, assim como um estilo de vida saudável não é sobre fazer dieta. É claro, possuir menos coisas faz parte do minimalismo, mas destralhar sem alterar fundamentalmente a sua mentalidade é como dietas radicais – que não dura por muito tempo e vai rastejando de volta em sua vida (falando por experiência pessoal!!).

A mudança real começou quando eu parei de pensar em minimalismo em termos do que eu não poderia ter uma mentalidade que se baseia na força de vontade, e passar a pensar nisso como uma escolha intencional para ter mais do que realmente importa.

Se você está lutando com o minimalismo, aqui estão 6 dicas para crescer essa mentalidade e ajudá-lo em sua jornada minimalista.

1- FOCO NO QUE VOCÊ QUER MAIS

Se você quer ter mais do que realmente importa em sua vida, então você precisa começar por saber o que quer, o que realmente importa em sua vida.

Gaste algum tempo pensando sobre seus valores: tente despir o esqueleto de sua vida e pergunte a si mesmo o que é mais importante? O que faz você se sentir feliz, orgulhoso e amado? O que alimenta seu coração e faz você saltar da cama de manhã?

Não há respostas certas ou erradas – poderia ser a família, a arte, a educação ou a estabilidade; todos têm diferentes prioridades e que é absolutamente normal. Mas, seja qual for a sua resposta, torná-lo seu foco diário e usá-lo para enquadrar o processo de decisão minimalista em uma luz positiva:

  • Em vez de dizer “não” às compras, tente dizer “sim” a menos dívida e liberdade financeira.
  • Em vez de dizer ‘não’ para sair todo fim de semana, tente dizer “sim” a mais tempo com seus entes queridos.
  • Em vez de dizer “não” ao perfeccionismo, tente dizer “sim” para a auto estima e amor próprio .

2- A PRÁTICA DO AUTO CUIDADO

Quando estou me sentindo insegura, desgastada, ou oprimida, me pego entrando em modo de sobrevivência. Isso significa que eu não estou pensando intencionalmente sobre escolhas de vida (ou até mesmo pequenas opções como almoço); ao invés disso eu estou debatendo sobre e à procura de qualquer maneira rápida e fácil de me fazer sentir melhor – como merendas de junk food, descontando em outras pessoas, ou o bom e velho conceito de “comprando coisas para me animar.”

Em outras palavras, quando eu não cuido de mim, eu não me importo com o minimalismo.

A solução? Prevenção. Independentemente de seus sentimentos sobre o minimalismo, eu acredito de que tudo o que precisamos para a prática de auto-cuidado: beber água, comer alimentos saudáveis, lendo ou fazer atividades que alimentam sua alma, como exercitar e mover, escrever – o que mantém você bem melhor.

Quando você cuidar maia de si mesmo, você é mais capaz de tomar boas decisões e menos propensos a ceder a hábitos pouco saudáveis – assim que cuidar de si mesmo torna-se uma prioridade em sua vida!

3- GASTE MAIS EM EXPERIÊNCIAS

Uma das minhas maiores dicas para os novos minimalistas é não ser muito frugal (especialmente no início.) Em vez disso, use pelo menos uma parte do dinheiro que você está economizando ao comprar menos, com atividades mais divertidas, como passar os fins de semana fora, noites com os amigos ou experiências únicas (excursões do vinho, aulas de arte, etc.)

Entendo perfeitamente que muitas pessoas escolhem o minimalismo para melhorar sua situação financeira, mas acho que nos primeiros dias é realmente útil para fazer pequenos sacrifícios em experiências porque:

  • reforça positivamente as experiências de mais coisas
  • ensina você a se divertir sem compras (como uma shopaholic séria este foi um grande problema para mim)
  • lembra que o minimalismo é sobre a vida intencional, não restrições

Considerar a realização em planos de poupança agressivos até que você se sinta mais confortável com o minimalismo.

4- COMPREENSÃO PRÁTICA

Alguma vez você já pensou: “Tudo que eu preciso é tal objeto e eu vou ser feliz?”

Bem, eu definitivamente tenho e essa mentalidade foi um dos maiores obstáculos na minha viagem ao minimalismo. Eu estava sempre me dizendo que eu precisava de mais uma coisa (sapatos novos, um novo casaco de inverno, um conjunto de jantar) e, em seguida, finalmente, eu tenho tudo o que realmente necessário e eu estaria pronto para começar minha jornada minimalista.

(Você pode reconhecer este fato como a “última refeição antes da dieta começar”.)

Mas, como eu tenho certeza que tudo que você pode imaginar, havia sempre mais uma coisa que eu realmente era necessário ter e foi um ciclo desagradável que parecia nunca acabar. Por quê? Porque eu não estava prestando a atenção; em vez de prestar a atenção no meu comportamento e sentir gratidão por tudo o que eu já possuía e amava, eu estava focando em um futuro imaginário (a terra da fantasia onde um vestido novo magicamente resolveria todos os meus problemas.)

Eu me livre deste ciclo, aprendendo a praticar a atenção plena. Comecei a meditar, a praticar a gratidão diária, e eu fiz o tempo, fazendo atividades que amo. Isso me ajudou a me sentir satisfeita com a vida e com as coisas que eu já tinha, que por sua vez se tornou mais fácil do que ficar querendo mais.

Não espere que tudo vai mudar durante a noite

Se você leu até aqui, provavelmente é porque é sério sobre o desejo de mudar a sua vida. E eu entendo – você querer mudar ontem, não amanhã ou na próxima semana, ou no próximo mês. Você está pronto para a sua vida para olhar e sentir diferente.

Mas deixe-me te dizer uma história.

Quando era mais jovem, queria impulsivamente embalar tudo que eu tinha em uma mochila e viajar o mundo por alguns anos. Embora eu não me considerava uma “minimalista”, já apresentava um monte de características (ou seja, eu vivia com muito poucas posses.)

Então, o que você acha que aconteceu?

Nada, pois nem cheguei a fazer essa viagem…

Mudei-me para minha atual casa pela metade sem nenhum quarto, andava a pé, e a transformei num deposito gigantesco ( prontamente cheio até a borda.)

A moral desta história é que a verdadeira mudança leva tempo. Mesmo se você de alguma forma conseguiu descartar toda a sua vida durante a noite, você ainda estaria sendo a mesma pessoa no dia seguinte. A verdade é que, abraçar o minimalismo é uma viagem e é preciso tempo para se desaprender uma vida de hábitos. O cronograma de todos vai ser diferente, precisa ser paciente e gentil com você mesmo.

Reflita sobre suas REALIZAÇÕES

Finalmente, se a paciência não é seu ponto forte (certamente não é meu) aprender a refletir e deleitar-se com suas realizações.

Comemore suas pequenas vitórias: Quando você resiste a tentação de fazer compras, ou quando você for doar o seu equipamento esportivo não utilizado para a caridade, ou mesmo quando você dizer adeus a uma relação doentia.

Transforme o seu foco para o quão longe você veio, em vez de quão longe você tem que ir.

Porque, para ser honesto, eu não acredito que há sempre uma linha de chegada. Minimalismo, para mim, é sobre fazer o quarto em sua vida para o que você quer mais e eu não acho que esta é uma tarefa que nunca fica concluída; ao invés disso eu acho que é um ciclo constante de rever seus valores, avaliando sua vida, e ajustar em conformidade.

Deixe um comentário

