10 dicas para usar o smartphone de forma minimalista

John Lennon disse: ” A vida é o que acontece enquanto você está fazendo planos.” Eu acho que se John Lennon estivesse vivo agora, mudaria a frase: ” A vida é o que acontece enquanto você observa o seu Smartphone .” Estes dispositivos têm inundado as nossas vidas, mas ninguém nos ensinou a usar o seu telefone celular .

Eu reconheço que pequei: a primeira vez que eu tinha o meu próprio smarphone com Internet eu me surpreendi por consultar continuamente, esperando ansiosamente como um viciado em drogas uma nova mensagem de texto, e-mail ou notificação. Felizmente eu tenho vindo a mudar a minha maneira de utilizar o celular, de uma forma que me permite concentrar no que é importante, ou seja, de forma minimalista.

Por que eu tenho um Smartphone?

Eu tenho certeza que o meu Smartphone é a minha melhor ferramenta minimalista. Em um pequeno dispositivo de apenas 130 gramas em que eu tenho de tudo: relógio, alarme, calendário, câmera, notas de blog, gerenciamento de tarefas, calculadora, mapas, GPS, etc. Eu posso entrar em contato com todos os meus amigos e conhecidos, posso enviar um e-mail urgente, procurar por qualquer coisa na Internet, verificar as condições meteorológicas, etc. Eu carrego a música que quero e livros que eu estou lendo no momento. Pode haver algo mais minimalista?

10 dicas para usar o celular de modo minimalista

Deixo algumas dicas para usar o telefone celular de uma forma que torna a vida mais fácil e mais interessante. Aviso: amigos, familiares e conhecidos vão zombar de você, tratá-lo como uma aberração e às vezes até ficar com raiva de você por não atender às suas expectativas. Leve com humor e não se preocupe, acabam se acostumando …

1- Baixe apenas as aplicações necessárias.Existem aplicações mais improváveis. Antes de baixar qualquer aplicativo, pergunte a si mesmo ” Eu preciso?” Se apenas consultar i Facebook uma vez por dia, talvez você pode vê-lo a partir do seu computador de casa, por exemplo. E se mais consultas … que você realmente precisa consultar ambos?

2- Não, você baixar jogos.Claro que para encontrar algo mais interessante para fazer do que matar porcos com galinhas. Verifique a imaginação.

3- Desative todas as notificações de aplicativos.Todos os telefones permitem isso. Eu recebo apenas notificações de SMS ou chamadas não atendidas. Isso evita que você não perca tempo com distrações e economiza bateria.

4- Grupo mínimo pertence a
WhatsApp, Facebook ou qualquer outro aplicativo de mensagens instantâneas. Na maioria dos grupos que não diz nada relevante e informações importantes podem ser encontrados por outros meios. Seja Polite @: alertas antes de deixar um grupo.

5- Não responder a cada mensagem de texto quando você recebe -lo.Tire algum tempo para responder. Se você tiver problemas, comece por definir duas ou três vezes por dia para verificar as mensagens. Quando você já tiver feito isso, veja a necessidade de verificar continuamente se você tiver uma nova mensagem, você não vai precisar de agendamento. Faça o mesmo com o email e até mesmo telefonemas.

6- Proibida a utilização do telemóvel quando você está em meio de uma conversa. Seja com outra pessoa ou em uma reunião com mais pessoas, e menos para responder a uma mensagem de texto. Lembre-se que suas ações mostram o quanto você valoriza as outras pessoas, ao invés de suas palavras. Eu considero desrespeitoso para fazer isso, e isso realmente me incomoda quando fazem comigo. Se você não tem escolha (chamado urgente, dirigindo algo imediatamente …) se desculpe.

7- Sempre que você puder, responda a uma mensagem de texto com um telefonema. Mensagens de texto podem ser muito eficientes. Você pode se comunicar com alguém que não está mais disponível e pode ler a mensagem mais tarde, ou enviar um e-mail se você tem que ir para casa. Mas uma vez que uma conversa de texto atinge mais de 3 textos, ele perde toda a eficácia. Ele poderia ter sido tratado mais facilmente com um simples telefonema.

8- Para conversas importantes, telefone. Conversas com base em seus relacionamentos, negócios importantes, ou más notícias pode levar a confusão se feitos através de texto. Essas conversas devem sempre ser tratadas através do telefone, melhor ainda, pessoalmente.

9- Desligue quando você está fazendo algo, e focalizate no que você está fazendo. Seja comer, dirigir, caminhar ou estar com os seus filhos. Não perca a vida para ficar mexendo no celular.

10- Não deixe o seu telefone móvel ser o centro do seu mundo. Há momentos na vida que são demasiados importantes para se distrair por uma mensagem de texto. Por exemplo, eu raramente levo meu smartphone quando eu vou para o parque com os meus filhos. Minha responsabilidade de dar toda a minha atenção é mais importante para mim do que qualquer chamada ou uma mensagem de texto. Passe um tempo sem telefone celular. Experimente por um dia, uma semana ou até um mês. Como se sentiria? Você está faltando alguma coisa? Você tem ansiedade? Fique desconectado por um tempo. O mundo está cheio de sentimentos reais.

Que fique claro que não sou contra o uso de seu telefone celular. Pelo contrário, ele é minha ferramenta minimalista favorita. Mas como tudo o mais, se não for controlada, tem o potencial para roubar sua vida da palma da sua mão. E eu sou definitivamente contra isto.

 

Deixe um comentário

