Como o minimalismo mudou minha vida

Quando eu comecei a experimentar o minimalismo, cerca de cinco anos atrás, eu não tinha ideia do que minha viagem realmente iria se parecer.

É claro que eu tinha algumas expectativas – um lindo, mas funcional guarda-roupa cápsula , uma casa organizada e fácil de limpar, e um saldo bancário muito mais saudável – mas olhando para trás agora eu percebo que eu realmente não compreendia a forma fundamental de como o minimalismo mudaria minha vida .

As possibilidades são – se você estiver lendo isso – você é pelo menos curioso sobre o minimalismo tem para oferecer, mas ainda pode estar em cima do muro. Talvez você tenha perguntas como:

  • Minimalismo é mais do que destralhamento e uma casa arrumada?
  • Será que realmente vale o tempo e esforço?
  • E talvez o mais importante – pode o minimalismo realmente mudar minha vida?

Enquanto eu não posso falar por todos, posso dizer que a minha resposta a estas perguntas é um sonoro SIM. O minimalismo – sem dúvida – foi uma das melhores coisas que já fiz para mim mesma.

Hoje eu vou explicar porquê e compartilhar algumas das muitas maneiras que o minimalismo transformou minha vida – por isso, se você está se sentindo incerto sobre como começar, ou que necessita de motivação para continuar a sua jornada minimalista, mantenha a leitura – este post é para você!

O que uma desorganização livre realmente significa

Vamos começar com essa imagem em sua mente de uma desorganização livre numa casa simples, – e quebrar o que realmente significa.

Antes de me tornar uma minimalista, minha casa foi uma fonte constante de ansiedade avassaladora. Era mais do que apenas a batalha em curso para mantê-la limpa (embora isso foi definitivamente parte do problema); foi também a forma como todas as minhas coisas serviram como um lembrete constante de minha interminável lista de afazeres.

Você vê, o problema real com a desordem não é suas coisas reais – é as decisões que elas representam.

Em um determinado dia, eu chegava em casa depois de um longo dia de trabalho e é isso que eu ouvia:

  • Vestidos de gala não usados fora do armário – questionando por que eu não vou mais a festas?
  • Minha máquina de costura raramente usada, escondida no canto – perguntando se eu realmente entendo sobre moda?
  • Livros em prateleiras, pensando em voz alta – eu ler novamente?

Meu material estava fazendo perguntas difíceis, mas eu não estava pronta para respondê-las. Fazer isso exigiria ser honesta comigo mesma sobre a minha vida e as minhas prioridades – o que não era uma tarefa fácil.

Às vezes, é difícil admitir para nós mesmos que não estamos fazendo todas as coisas que queremos, ou que as nossas prioridades e estilos de vida mudaram.

Então, era mais fácil para mim deixar as minhas coisas onde estava, apenas no caso de um dia precisar, e seguir em frente com a minha vida.

Era assim que eu pensava…

A verdade é que as coisas que você possui, devem contribuir ou sair da sua vida. Não há meio termo.

“A desordem é não mais do que decisões adiadas.”
– Barbara Hemphill

O que acontece quando toda a desordem vai embora?

No ano passado, em preparação para uma viagem, eu fiz o que eu achei que seria meu último “grande” destralhamento (embora o tempo dirá!)

Eu realmente cavei fundo – puxei para fora as últimas caixas escondidas debaixo da cama, fiz a triagem do nosso lixo na gaveta misteriosa, e esvaziei a parte de trás dos armários.

Depois disso, agora me sinto confiante dizendo que tudo o que possuo é funcional ou bonito. Estou (oficialmente) livre da desordem.

Então, como se sente?

Como você provavelmente espera, há certamente vantagens práticas de ter uma casa minimalista. Minha casa está arrumada e super fácil de limpar. Tudo tem o seu lugar, assim que encontrar as coisas (e colocá-los de volta) estou livre de estresse. Eu não perco qualquer momento em tomar decisões sobre onde colocar as coisas ou o que manter.

Mas os benefícios de viver em uma casa minimalista vão muito além de tarefas domésticas e uma estética arrumada.

A mudança mais importante é a maneira que eu sinto quando eu entro pela porta da frente.

Antes do minimalismo, a minha casa me deixava exausta, como se eu estivesse carregando um peso pesado sobre os meus ombros – mas agora as coisas mudaram completamente.

Minha casa não é mais um fardo ou uma fonte de estresse; em vez disso, é um retiro bem-aventurado, que me apóia e me dá exatamente o que eu preciso ativamente.

Nós, obviamente, gastamos muito tempo em nossas casas, então saber que é uma fonte de energia (em vez de um dreno) mudou dramaticamente como me sinto na minha vida do dia-a-dia.

“Viver menos fora do hábito e mais com propósito.”
– Desconhecido

COMO O MINIMALISMO ME LEVOU A UMA VIDA INTENCIONAL?

Considere isto…

Quando você está destralhando sua casa, você começa a desenvolver um método de decidir o que fica e o que vai.

Por exemplo, imagine que você possui cinco pares de calça jeans, mas você só quer manter um par.

Você iria pensar sobre o que você precisa do seu jeans e, em seguida, fazer a pergunta, como:

  • O que é mais importante – estilo ou conforto?
  • Qual a peça que eu me sinto melhor vestindo?
  • O estilo da peça tem a haver com o meu estilo de vida?

Em seguida, você iria refletir sobre as respostas e tomar uma decisão consciente sobre qual é o melhor ajuste para a sua vida – certo?

Repita esse processo mais e mais e seu cérebro começa a pensar diferentemente sobre a tomada de decisões.

Você começa a questionar o valor de suas coisas e do papel que desempenham na sua vida – e com o tempo, esta maneira de pensar vai além de coisas físicas e se espalha para os relacionamentos, mentalidades, e como você gasta seu tempo.

Sem perceber, você abraçou intencionalmente abraçou a causa.

Um exemplo prático: repensando a minha carreira!

Para ajudar a conectar os pontos, vamos olhar para um exemplo prático de como o minimalismo e vida intencional uniram-se para mudar a minha vida – minha carreira.

Eu poderia escrever um romance sobre o tema, mas aqui está a história rápida dos meus últimos cinco anos:

  • Antes do minimalismo, passei uma sensação de tempo muito presa em empregos que eu odiava.
  • Minhas finanças estavam fora de controle; eu estava em dívida e vivia com a conta no vermelho.
  • Quando descobri o minimalismo, eu reduzi a minha casa e carro, diminui as compras, e reduzi o meu custo de vida em mais de 50%.
  • Eu me tornei livre das dívidas, e pela primeira vez tenho espaço para respirar, para começar a pensar sobre as minhas escolhas de carreira.
  • Esta vida intencional me inspirou a voltar para o básico e a questionar o que uma carreira realmente significava para mim.
  • Percebi que profissional de “sucesso” (no sentido tradicional) realmente não importa para mim e eu só tinha perseguido porque era a “coisa certa a fazer”.
  • Eu me dei permissão para voltar atrás e fazer o que parecia certo para mim – mesmo que isso ia contra o status quo.
  • Deixei o meu emprego seguro em tempo integral e eu trabalho meio período. Essa flexibilidade permitiu-me começar este blog.

Esta enorme mudança não acontece da noite para o dia, mas estou confiante de que nunca teria sido possível sem o minimalismo.

Então, voltando às perguntas no início deste post – o minimalismo vale a pena? E isso pode mudar a sua vida?

Mas espere … ainda há mais!

O GRANDE PRESENTE: MINIMALISMO + ESPERANÇA

Eu sei que este post está ficando muito longo, por isso, se você ainda está lendo isso – eu realmente aprecio isso!

Vou amarrar as coisas em breve, mas eu realmente não conseguia publicar sem abordar, talvez, a coisa mais importante que o minimalismo trouxe para a minha vida.

Esperanças e Sonhos

Você vê … crescendo, eu era sempre um sonhadora.

Estou muito feliz que eu fui criada em uma família que me ensinou a acreditar em qualquer coisa é possível e esse otimismo implacável me serviu bem durante toda a minha vida.

Mesmo assim, a vida me levou por momentos difíceis e me inspirou a continuar a aventura surpreendente.

Mas em algum lugar ao longo do caminho, como a minha vida tornou-se mais confusa, eu comecei a perder a capacidade de sonhar.

Pensamentos de explorar e aprender coisas novas foram também muitas vezes esmagados pelo peso das minhas responsabilidades.

  • Talvez se eu pudesse me mudar! … Mas o que eu faço com todas as minhas coisas ?
  • Talvez eu pudesse voltar a estudar… Mas como eu poderia estudar e pagar minha hipoteca ?
  • Talvez eu possa começar meu próprio negócio! … Mas onde eu iria encontrar a energia quando a minha vida já está tão ocupada?

Assim, pouco a pouco, eu parei de sonhar…

Em vez disso, comecei a acreditar que talvez fosse hora de crescer e aceitar que a vida nem sempre foi concebida para ser uma grande aventura.

E era onde eu estava quando o minimalismo me encontrou; um pouco sem esperança, vivendo no piloto automático, e presa apenas atravessando os movimentos. Eu me sentia sufocada e presa…

Mas, felizmente, descobri que enquanto eu destralhava a minha vida, meu velho eu reapareceu – e olhando para trás, eu sei que não estou exagerando quando digo que o minimalismo me deu a vida de volta.

Foi um presente verdadeiramente inestimável e agora, aos 37 anos, sinto-me esperançosa e otimista sobre o meu futuro como eu deveria ter feito nos meus vinte e poucos anos. Eu não tenho a minha vida totalmente planejada – e não por um longo tempo – mas eu sinto no meu coração que eu estou vivendo fielmente para mim mesmo e que qualquer coisa é possível.

O que você acha? Você está vendido no minimalismo? Ou, se você já é um minimalista – como mudou sua vida? Deixe-me saber nos comentários!

Deixe um comentário

