MINIMALISMO AMADOR

Lembro-me de alguns momentos quando viver com menos começou a parecer menos radical e mais responsável.

A primeira foi em 2011, quanto fiquei gravida de meu segundo filho, que nem todos subscrevem a noção de uma grande casa e grande carro, como um modo de vida.

Para ter mais espaço na minha casa, precisei de desfazer de muita coisa, deixar de fazer muitas coisas…por mais que eu gostasse, precisava abrir mão para poder dar conforto para minha família, e para mim também.

Movendo-se tão freqüentemente, especialmente quando você se encontra em movimento, a vida lhe ensina um monte de coisas, mas você aprende que você realmente só precisa de uma fração do que o habitual para ter uma existência perfeitamente funcional. Nenhum radicalismo necessário.

E assim começou. Eu estou longe de um guarda-roupa cápsula com algumas peças-chave, e eu não posso contar os meus bens, mas por um lado, mas eu tenho muito menos excesso. Eu ainda compro coisas, mas sou muito mais ponderada do que antes poderia ser. Considerando o preço, que costumava ser o principal motivador, agora conto também com a qualidade, longevidade e impacto ecológico.

Viver com menos faz se sentir mais leve. As coisas que eu faço e que eu uso, melhoraram a minha vida. Para mim, ter um guarda-roupa maior ou ter mais posses nunca me serviu como uma experiência de vida de reforço, que não seja o momento fugaz de júbilo induzido por compra.

Marie Kondo escreve sobre manter apenas aquelas coisas que despertam alegria e melhoram as nossas vidas. Eu acho que é hora de começar a pensar desta forma.

“A questão do que você querer possuir é realmente a questão de como você quer viver sua vida.”

– Marie Kondo

Deixe um comentário

