Lidar com Tralha Sentimental

Este é o último de uma série de três partes sobre como lidar com a desordem. É o último porque é o mais difícil!

Ao longo dos últimos anos tenho feito grandes progressos de descarte em minha casa e remover qualquer coisa que eu não uso ou gosto. Somente os itens que têm um propósito tendem a ficar. Foi difícil se livrar de alguns itens sentimentais.

Outros itens de valor sentimental provaram ser mais fáceis de se desfazer. Fiquei bastante com algumas lembranças da escola e mantive todos os meus prêmios, certificados e listas. Esta decisão era simples – Examinei-os no meu computador e agora eu posso tê-los para olhar quando eu quiser sem ocupar qualquer espaço no meu armário. Falando nisso, eu parei de arquivar certas coisas também. Examinei tudo, exceto as cópias impressas que eu precisava reter: recibos de itens que ainda carregavam uma garantia, apólices de seguro, declarações fiscais e documentos legais. Fiquei surpreso com as pilhas de papel que vão para a reciclagem.

Lembrete: se você está se livrando de quaisquer documentos que contenham informações sensíveis, não se esqueça de destruí-los em primeiro lugar.

Você tem todos os itens que você não quer, mas se sente culpado por se livrar de algum? Livra-se do item e da culpa. Se o item é uma herança de família, procure dá-lo a um parente que gostaria de ter isso. Você ganhou de aniversário, natal ou casamento, presentes que estão enfiados na parte de trás de um armário? Tente doá-los (alguém pode realmente precisar dos itens), dá-los (um amigo pode realmente querer), ou melhor ainda, vendê-los e fazer um pouco de dinheiro (para colocar no banco, para não sair e comprar mais coisas). Talvez você possa encontrar a coragem (ao contrário de mim) para dizer ao doador do presente que o item realmente não é algo que você precisa ou quer, ou que simplesmente não é o seu estilo. Isso é algo que eu ainda tenho que trabalhar, pois certamente não quero ofender ou magoar os sentimentos da pessoa que esta dando um presente. É uma situação complicada – como você lida com isso? Acho que fazer com que as pessoas conheçam e compreendam que você está minimizando suas posses é o suficiente para fazer passar a mensagem. Explique o que você está fazendo e por quê. Eles podem estar interessados em descobrir maneiras de simplificar suas vidas também.

Eu não estou sugerindo que você deve se livrar de todos os itens de valor sentimental, mas apenas para considerar cuidadosamente o que você está lhe segurando e porquê. Não há nada de errado em manter itens que são especiais (ou seja, um vestido de noiva, artigos de bebê, lembranças de um especial de férias, etc.), desde que você não esteja os mantendo para tentar segurar o passado. Sempre que possível, segure a memória, mas não o item. É totalmente até você decidir quais itens deve valorizar e quais deve tirar de seu caminho. Se você está se perguntando se eu ainda tenho quaisquer itens de valor sentimental, sim, ainda tenho algumas coisas! Existem ainda alguns itens que eu não fui capaz de me desfazer, mas pretendo. Eu não tenho sido capaz de se livrar da coleira do meu gato ainda (ele morreu há vários anos), embora esteja muito esfarrapada e de nenhum uso para um outro gato ou cão. A perda do meu gato ainda é um pouco fresca para mim ser capaz de me desfazer com essas coisas, mas eu sei que vou fazê-lo no futuro. O tempo vai curar a dor e vai ser mais fácil de decidir o que fazer quando estou escolhendo a recordação feliz, não a partir de um lugar de tristeza e vazio pela perda.

Os itens mantém o fluxo e refluxo ao longo do tempo. Nossos interesses e estilos mudam. Algo que você comprou ou foi dado anos atrás pode ter sido a melhor coisa que já nos aconteceu naquela época, mas agora ele pode estar juntando poeira no porão. Há uma quantidade finita de espaço de armazenamento em cada uma das nossas casas de modo a manter o que é importante e deixar de ir o resto.

Deixe um comentário

