Por que eu não estou esperando perfeição

“Estou falando de viver uma vida que é mais influenciado fortemente por curiosidade do que por medo.” – Elizabeth Gilbert, Big Magia

Eu li o livro de Elizabeth Gilbert, Big Magia , esta semana. Você leu isso? É um livro sobre a vida criativa, e há um desafio lá que eu acho que se aplica a todos nós, se nós pensamos de nós mesmos como artistas ou não.

Gilbert escreve: “Eu assisti a demasiadas criadoras femininas brilhantes e talentosas dizerem, ‘Eu sou 99,8 por cento qualificada para essa tarefa, mas até que eu domine a última gota de capacidade, vou me segurar apenas para estar no lado seguro . ‘

“Agora, eu não posso imaginar que as mulheres que nunca tiveram a ideia de que elas deveriam ser perfeitas, a fim de ser amadas ou bem sucedidas… Brincadeirinha eu posso totalmente imaginar.

Sim, obrigado. (Aposto que alguns homens podem se relacionar, também.)

Veja-se, mesmo se você não sabe pintar, escrever ou cantar, você é uma pessoa criativa. Você é o designer de sua vida. Esse é um projeto criativo. Então, se estamos projetando nossas vidas, mas nós seguramos até que nós jogamos cada última coisa fora… é quando vamos realmente começar a viver?

Se você está tentando ser perfeito, você não pode experimentar. Você não pode jogar. Você não pode criar nada, porque você tem que permanecer dentro das linhas.

Você só pode consumir. Você escolhe seus rótulos – Eu sou um minimalista, eu sou um proprietário rural, eu sou um escritor, eu sou um empresário, eu sou um yogi, eu sou um músico – e você tenta aplicá-los perfeitamente. Você se certifica de permanecer dentro dos limites, porque se você não fizer isso, você não vai conseguir o seu 0,2%.

Mas sua vida não é uma coisa para consumir. Sua vida é um projeto criativo.

Eu não sei sobre você, mas minha vida não se encaixa perfeitamente em rótulos e caixas. Eu me sinto estranha, mesmo chamando-me de “minimalista”, porque essa palavra significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Algumas definições não se aplicam a mim em tudo. Algumas definições, estou nem perto de 99,8 por cento – e eu não quero estar.

Há pratos suficientes sobre minhas prateleiras de cozinha para alimentar meus filhos além de outra família inteira, tudo ao mesmo tempo. Porque fazer isso?

Tenho grupos de fotos de família nas paredes. E eu gosto delas!

E além do mais, meus filhos têm Legos.

Meu objetivo na vida não é, na verdade, ser um “minimalista perfeito”, e ainda assim eu às vezes ainda sinto como se alguém vai andar até mim com uma lista de verificação:

– Você vive com o mobiliário todo colorido ou totalmente branco?
– Há mais de duas colheres de madeira em sua cozinha?
– Seus filhos têm brinquedos com peças? Ou você tem filhos?

Desculpe, você está fora. Favor entregar suas credenciais minimalistas.

Eu sei que está faltando o ponto. A questão não é para conseguir algum “nível supremo” de vida minimalista. Projetando uma vida simples não é sobre os detalhes do que é permitido e o que não é. (Quantas folhas no armário de linho? Espere, vocês estão autorizados a ter um armário de linho ??)

O ponto é a concepção de uma vida que é certo para você, que coisas mais importantes e deixa de ir a menos do que essencial.

Assim como sobre nós decidimos ser mais impulsionado pela curiosidade sobre que 99,8 por cento do que pelo medo sobre a 0,2? O que se passou mais tempo pensando sobre o bem que pode vir de que 99 por cento (ou sessenta por cento) e menos pensar sobre o constrangimento que poderia vir do outro lado?

Quando você projeta uma vida que é impulsionado pela curiosidade, não tema:

1. Você pode criar uma vida que funciona para você.

O medo nos diz que temos de seguir as regras. Curiosidade nos leva a questionar tudo. Você pode deixar de lado as expectativas, esquecer opiniões de outras pessoas, e ficar curioso sobre o que realmente funciona para você. Pode não ser o mesmo que o que funciona para outra pessoa, mas a curiosidade não se importa se você igualar-se a algum ideal (leia-se: imaginário) ou definição de como viver sua vida.

2. Você pode fazer verdadeiras conexões.

Quando você parar de tentar ser perfeito, você pode ser uma pessoa. Ninguém é perfeito, e estar de bem com a sua própria imperfeição é uma das maneiras mais rápidas de se conectar com outras pessoas (porque eles são imperfeitos também).

3. Você pode comemorar com outras pessoas.

Quando você se deixa fora do gancho para não seguir as regras (mesmo as regras minimalistas!) Você pode dar a mesma graça para todo mundo. Você pode comemorar as pessoas ao seu redor, em vez de se comparar para ver como você fica em cada medida para cima.

4. Não há nenhuma vergonha em seu jogo.

O medo vem de um lugar de não ser bom o suficiente, mas você é digno de pertencer e de conexão, não importa o que rótulos que você usa ou não. Ter curiosidade permite ir além de todo aquele espiral de medo e tira a vergonha em uma nova maneira de ser.

Você não tem que se preocupar se você satisfaz os critérios para ser um minimalista “real”; você pode simplesmente ter o direito de decidir o que é essencial – e o que não e para você.

5. Você pode se aproximar de sua vida a partir de um local de facilidade.

Mantenha o que você sabe para ser útil ou acreditar para ser bonita. Mantenha o que lhe traz alegria, em sua casa, em sua programação e em sua vida. Deixe de lado o resto. E não se preocupe se você tem mais folhas de cookie do que o seu vizinho.

Claro, isso significa que os rótulos podem não caber. Isso significa que você pode experimentar algumas coisas e deixa-los ir mais tarde. Isso significa que o meu minimalismo pode não ser tão arrumado como o seu. Talvez o meu é apenas confuso.

Criar é confuso, e eu não estou mais esperando a perfeição!

Deixe um comentário

