O Minimalismo racional

Estou convencida de que, como tudo na vida, no Minimalismo há muitos aspectos; depois de pouco mais de anos levando uma vida minimalista. Estou claramente a ficar em comunhão mais com uma posição racional com uma postura radical sobre este estilo de vida, e minhas razões são claras e precisas:

Eu vejo o minimalismo como um estilo de vida para ser compartilhada e realizado pela maioria das pessoas, para conseguir a imposição radical da idéia que nunca será possível.

Para mim, o conceito de minimalismo veio em um tempo muito necessário na minha vida, eu precisava eliminar a saturação e colocar ordem em tudo ao meu redor, que tem sido uma forma muito positiva para encontrar tranquilidade e assim, ser capaz de se concentrar em coisas realmente importantes.

Uma das coisas que eu aprendi neste momento é que a ideia de realizar uma transformação pessoal inevitavelmente exige o desprendimento de algumas coisas que eu simplesmente não preciso. Nós precisamos dar espaço para coisas novas e isso é o que você dá em grande parte de uma consciência minimalista, mas estou convencida de que a radicalização do assunto não é sempre bem recebida.

Isso ocorre porque a mudança deve ser gradual,quando quiser quebrar tudo o que você ensinou para a vida, breve você vir a negar a ideia de que podem ajudar você e, infelizmente, há muitos paradigmas que são longos no consumo e acumulação, por exemplo:

“Você encerra a todos vocês.”

“Por que você vai jogá-lo se você ainda usa?”

“Por que você não trabalha para isso? Para dar ao seu gosto? “

A racionalidade nos permite a entrar em um processo cognitivo de decisão que pode influenciar de uma forma ou outra na satisfação das nossas necessidades primárias.

O minimalismo racional me ajuda a pensar sobre o que ou quem faz ou tomar certas decisões, isto é, se eu acho que tem que fazer alguma coisa para dizer às outras pessoas que legitima a minha decisão então.

Deixe-me fazer exemplos muito claros sobre o meu próprio progresso no Minimalismo :

* Normalmente enfrento um dilema quando faço uma compra. A primeira coisa que penso é se o que eu pretendo comprar o que eu preciso, na maioria das vezes esta análise simples me faz desistir de comprar coisas desnecessárias.

* Muitas vezes eu percebo que há coisas que realmente não têm uma utilidade prática na minha vida, então isso me leva a chegar que possivelmente vai usar muito mais do que eu.

Eu aprendi que o mais importante coisa na vida são os momentos e experiências que podem acumular, assim que eu tento dizer sim, sempre que houver algo que eu possa fazer e se as dúvidas aparecerem, eu sempre tenho bagagem a mão.

* Eu me esforço para ter algumas coisas, mas aqueles que eu tenho a chance e cuidado, porque sei que satisfazem as necessidades em minha vida e me ajudam a realizar minhas atividades ou apenas para ter o divertimento.

* Depois de muitos anos e experiências de vida muito intensa não há nada vale mais do que a saúde e segurança das pessoas que eu amo, por isso nesses aspectos, não acho que você pode economizar sempre.

* Quando alguém vai me dar algo, então eu aproveito para me livrar de algo, usando a técnica “entra um e sai outro um”.

* Há coisas que não podem  ser substituídos, como uma agenda cada ano e meus livros, mas certas roupas que me vestem deve mudar, e finalmente, quando algo é necessário e simplesmente ocupa não posso ignorar isso e se eu comprar que eu faço.

* Muitas vezes para evitar a saturação, e precisa dizer claramente não a algo, isso não pode me afetar ou me deixar mal, mas sim me ajuda a compreender que isso é melhor para evitar o que me não faz nenhum bem.

* Eliminado o consumo de informações de lixo fez bem a minha vida, porque isso me ajuda a pensar que realmente não vale a pena saber de notícia negativa, mas de buscar o maior bem para o mundo em que eu vivo.

É uma realidade que Minimalismo Racional permite-me a viver focada no que é importante , que me ajuda a determinar o que eu não preciso e o que faço, mas a maioria é um estilo de vida que dá a orientação positiva para a aspectos mais importantes do que eles têm a ver com a corrida e o mundo da saturação .

 

Deixe um comentário

