VIDA SIMPLES

A vida simples é ter apenas o que precisa. É difícil não querer nada quando estamos rodeados por publicidade, às vezes sutil e às vezes muito agressiva. Na sociedade em que vivemos, a cultura do consumismo excessivo é normal e é amplamente aceita, e acaba por canibalizar nossas paixões, nossos recursos e nos aliena de ter uma vida simples real.

A melhor maneira de descobrir os benefícios de parar o consumo excessivo é certamente prática. Eu decidi que queria levar uma vida simples, há alguns anos, mas isso tinha que parar de comprar compulsivamente como fiz até agora; frequentemente visitando os gadgets mais populares e sites de moda, tinha praticamente todas as aplicações na loja de roupas onde comprava normalmente baixando no celular … a tentação sempre estava lá, então eu decidi eliminar: Eu apaguei todas as aplicações e fiz o bloqueio de acesso a qualquer site que costumava visitar para comprar. A princípio custou-me, o que me fez ir até a loja física, então eu tive que aumentar os limites e restringir minhas visitas ao shopping (exceto para a parte de cinemas e restaurantes). Tive de tomar medidas drásticas, mas os resultados não poderiam ser melhores, e é isso que eu tenho:

  • Poupança.  Algo que eu comecei a fazer era para parar de usar o cartão de crédito e passar a usar o dinheiro físico. Não é possível usar o cartão, você não poderia comprar online, e isso foi completamente limitadas minhas compras online. Por o outro lado, embora possa parecer um clichê, usando notas ou moedas que lhe dar uma idéia exata do que você gasta e modera o prazer de gastar dinheiro. Pare de gastar imprudentemente é o primeiro passo para começar a levar uma vida simples.
  • Tempo.  Com menos posses, ao investir na ordenação, limpar, reparar ou se preocupar com o estado de coisas que havia diminuído drasticamente, o que me permitiu fazer outras coisas que até então não havia. Achei que a melhor maneira de levar uma vida simples era para passar mais tempo ao ar livre, fazendo atividades que enriquecem a minha mente e meu corpo: longas caminhadas, exercitar mais, ou passar o dia fazendo turismo urbano são algumas das atividades que comecei a fazer.
  • Contribuir para a sustentabilidade. Consumindo mais recursos, especialmente os recursos de que precisamos, é uma tendência saudável para o planeta. Atender às nossas necessidades, em vez de nossos caprichos pode ajudar a reduzir o excesso de produção e de resíduos que gera. Como diz o ditado “O objeto mais sustentável é aquele que não ocorre.”
  • Encontrar o meu estilo.  Siga as tendências e comprar a mais recente roupa da moda da loja, era uma das minhas grandes paixões antes de ser minimalista. A cada ano tinha um armário cheio de roupas que não me agradavam, porque eu tinha perdido o interesse nelas. Isto também se aplica à decoração ou tecnologia, de modo que a cada ano ter terminado muito mais do que o anterior até que ele chegou a um ponto onde eu não poderia caber mais em armários e gavetas. A primeira coisa que fiz para mudar o meu estilo de vida para uma vida simples só não foi reduzir o consumo de raiz, se não se livrar de tudo o que não tinha mais utilização. Esta lista de coisas foi tão extensa que, mesmo hoje, eu vou me livrar de coisas adquiridas no passado.
  • conformismo material.  Uma das lições mais valiosas que eu aprendi nestes meses é ter mais, isso não significa ser mais. O pensamento de que “O dinheiro é para gastar” que era algo que me diziam e eu continuo a repetir hoje, no entanto, o meu conceito de “gastar -lo” é o que mudou. No meu caso, eu acho que as experiências são o que me faz mais como uma pessoa, e, portanto, eu decidi investir em meus recursos.

SIMPLE LIFE é uma vida feliz Mais

A minha conclusão pessoal é que aspectos não materiais da vida como amizades, amor e natureza são mais importantes do que coisas materiais. Simplificar as minhas posses e levar uma vida simples, simplificado minha vida fez muitas das minhas principais preocupações (muitos deles causados pelos meus recursos materiais) para passar a parecer trivial.

Deixe um comentário

