Método KonMari no meu Closet

Depois que eu comprei tantos novos itens, meu armário começou a ficar um pouco demasiado cheio. Então resolvi fazer algo que eu não achei que eu faria … Eu decidi usar o “Método KonMari” no meu guarda-roupa. No post de hoje, vou compartilhar o que eu fiz, o que eu me livrei e porquê, e como me senti durante o processo.

A maioria de vocês provavelmente estão conscientes do “Método KonMari” até agora. Mesmo se você ainda não leu os meus dois posts sobre o assunto, você provavelmente já viu outros posts ou artigos de revistas sobre o tema. O livro de Marie Kondo, ” A mágica de arrumação “, tem sido o primeiro na lista de bestsellers do New York Times por meses e você quase tem que estar vivendo sob uma rocha para não ter ouvido falar dele até agora.

Uma visão geral do “Método KonMari”

Há muitos livros lá fora, sobre destralhamento, simplicidade e minimalismo, e eu li um monte deles, mas havia algo sobre o livro de Kondo que atingiu uma corda em mim. Talvez eu era apenas pronto para a lição, ou talvez realmente há algo verdadeiramente revolucionário sobre o seu método. Eu acho que parte da beleza dela reside na sua simplicidade. A essência do “Método KonMari” encontra-se em uma pergunta simples:

“Será que isto me desperta alegria? ”

Nós somos dirigidos para lidar com cada item, um por um e colocar essa pergunta a nós mesmos, o mantendo. Os itens que despertam a alegria começam a ficar em nossas casas e tudo o mais deve ser seguido em frente. Outra chave para o processo de Marie Kondo é levar para fora de sua área de armazenamento e colocá-lo no chão. Na primeira, que parecia ser muito trabalhoso para mim e não é realmente necessário. Mas quando eu fui destralhar meus livros , eu decidi confiar no processo e fazer o método dirigido. E ela estava certa … ele era mágico. Havia algo sobre ter tudo no chão que tirou um pouco do apego interno para minhas posses. Eu era mais capaz de ouvir o meu instinto e decidir se queria ou não algo provocou alegria em meu coração.

O Processo no Closet

Desde que o Método KonMari funcionou tão bem com meus livros e discos compactos , eu sabia que iria também me ajudar a reduzir o tamanho de meu armário de uma forma mais fácil e ágil do que qualquer coisa que eu tinha feito antes. Eu estava certa … Ao invés de tomar várias horas ou mesmo um dia inteiro, ele me levou, provavelmente, duas horas e meia para passar por todo minhas coleções roupas e jóias.

Separei nossas roupas por categoria (por exemplo, todas as calças de uma só vez, todas as camisas de uma só vez, etc.), em vez de colocar tudo no chão ao mesmo tempo. Nós também utilizamos a cama como a nossa área de preparação, como há algo um pouco inconveniente em colocar todas as nossas roupas no chão, no entanto limpá-lo poderia ser. Por isso, a cada categoria de vestuário, coloquei todas as peças em cima da cama, em seguida, peguei cada item individual e coloquei a questão “isto me da alegria?”. Mas se você preferir, use a questão alternativa sugerida por os minimalistas : “Será que isso agrega valor à minha vida? ”

Qualquer questão que usar vai funcionar. O importante é entrar em contato com algo que significa para você e lhe separar de qualquer culpa que você pode realizar sobre o quanto algo custou ou quão pouco ele pode ter sido usado. Se você vai com seu primeiro instinto ao responder a uma das perguntas acima, é provável que você sabe a resposta imediatamente. Se você começar a hesitar e deixe a sua inteligência vir acima com razões pelas quais você deve agarrar a alguma coisa, que é quando você vai entrar em apuros e, basicamente, acabar mantendo tudo. Não é fácil confiar em sua intuição, mas é aí que a “mágica” do processo de Kondo reside.

Meu processo KonMari – as roupas

Como eu mencionei acima, não me levou muito tempo como eu pensava que seria passar por toda a minha roupa. Na maioria dos casos, foi muito fácil para mim decidir se queria ou não uma peça de vestuário em particular e se provocou alegria em meu coração. Felizmente, muitas das minhas roupas ainda me fazem sentir feliz e eu gosto de usá-las. Havia muito poucos definitivos “nãos” as faíscas de alegria em questão, juntamente com vários “talvez” que exigiram que tentam sobre o vestuário em questão, a fim de obter uma boa leitura. Nesses casos, uma vez eu tenho o item no meu corpo, era muito fácil de responder sim ou não. Eu tenho um sentimento visceral imediato de haver ou não algo me fez feliz ou culpado de sentimentos de obrigação.

Por que eu tirei alguns itens

Embora eu provavelmente poderia responder o “porquê” da questão apenas com a simples frase “eles não despertam alegria”. Eu não vou soletrar um por um por que optei por passar todos esses itens, como eu não quero que este post para se transformar em um verdadeiro livro! No entanto, vou explicar numa visão geral no por que eu estou deixando essas peças irem embora. Mas antes de eu fazer, eu quero abordar o que pode parecer ser uma omissão nesta última auditoria no armário – meus sapatos.

Eu realmente não apliquei o Método KonMari aos meus sapatos, por duas razões. Uma, me sinto muito bem sobre a minha situação com meus sapatos no presente. Eu já havia reduzido um pouco e não sinto que meu inventário sapato é muito fora da linha para a minha vida. Em segundo lugar, eu sinto que eu preciso para usar qualquer calçado questionável, a fim de fazer determinações precisas sobre eles. E eu não pretendo usar todos os meus sapatos dentro dos próximos meses. Isso é tudo parte do meu “amo-o, use-o” . Então ficarei atenta aos meus sapatos nos próximos meses …

Em relação ao jóias, aqui estão as minhas principais razões para deixar as várias peças partirem:

  • Demasiado grande – isto foi verdade para dois dos colares longos, duas das pulseiras, um dos anéis, e um dos pinos.
  • Demasiado brilhante – verdade para alguns dos brincos, um dos colares, e uma das pulseiras.
  • Cor errada – verdadeiro para dois pares de brincos.
  • Não faz mais o meu estilo – aplicado a muitas das peças e uma boa razão para se livrar das coisas!

Algumas considerações finais

Bem, aí está … os resultados do meu primeiro “Método KonMari” com meu armário. Tenho certeza de que será revisitado novamente no futuro e eu certamente vou compartilhar meus resultados aqui.

Para aqueles de vocês que gostariam de reduzir o tamanho de seus guarda-roupas, eu recomendo o processo de Marie Kondo uma tentativa. Seria útil para você ler seu livro , é claro, mas você também pode apenas mergulhar usando o breve resumo que eu dei neste post.

Certifique-se de remover os itens do seu armário, embora, como realmente faz a diferença. Se você está extrapolando para fora com o pensamento de colocar tudo no chão, você pode usar sua cama como uma área de preparação como eu fiz. Ou você pode colocar uma folha (ou alguns) no chão para colocar seus itens em cima dela. Redução de Pessoal por categoria funcionou bem para mim, então isso é uma outra pequena modificação que você pode tentar. Se você está passando por suas jóias, certifique-se de remover os pedaços de sua caixa de jóias ou outra unidade de armazenamento, também. Eu prometo a você que isto faz a diferença e ajuda a facilitar o processo de decisão.

Se você estiver curioso sobre como usar o Método KonMari, eu te encorajo a fazer apenas uma tentativa. Eu acredito que você vai ser feliz com o que você fez. Você pode ter resultados dramáticos ou um resultado mais modesto como o meu. De qualquer forma, eu acho que você vai se sentir orgulhoso de si mesmo. Quanto a mim, agora me sinto muito mais em paz e me acalmo quando eu abro meu armário. Eu sinto que tudo o que está lá dentro está pronto para eu usar e me sentir feliz em usá-lo.

Seu feedback?

Agora é hora de você para oferecer o seu contributo. Se você já usou o método KonMari para o seu armário ou qualquer outra parte de sua casa e gostaria de compartilhar sua experiência, lhe dou os parabéns. Eu também estou aberto a quaisquer perguntas ou comentários que você tem para mim. Obrigado e tenha um Outubro maravilhoso! Eu vou estar de volta com mais posts sobre a gestão de guarda-roupa, compras, estilo pessoal, e muito mais! Eu também pretendo compartilhar mais das minhas ideias em um post futuro. Fique ligado!

Deixe um comentário

