5 Verdades de viver com menos

“O processo de viver parece consistir em chegar a perceber verdades tão antiga e simples que, se afirmou, que soam como trivialidades estéreis.” CS Lewis

Fim de semana, eu fui dar a minha vida de volta.

Eu revivia a cena mil vezes. Acordei com um trabalho simples a fazer: limpar a garagem. Não era um projeto fora do comum. Na verdade, eu faço isso a cada primavera. Mas, neste sábado particular, pela primeira vez, eu estaria introduzindo para a verdade que eu não preciso.

Nossas vidas eram típicas: trabalhar duro, ganhar dinheiro, gastar em pagamentos de hipoteca, roupas da moda, carros mais agradáveis, tecnologia mais fria e mais brinquedos para as crianças. Mas quando a minha garagem estava repleta de coisas, na calçada o meu filho estava sentado sozinho no quintal, e uma conversa com o meu velho vizinho, que abriu minha mente para uma nova maneira de pensar. Ele disse: “Talvez você não precisa possuir todas essas coisas…”

E uma minimalista nasceu. Naquele momento, eu fiz uma realização de mudança de vida: tudo que eu tinha não tinha trazido significado, propósito, satisfação ou alegria duradoura em minha vida, foi descartado. Na verdade, não só foram minhas posses não estavam me trazendo alegria, eles realmente estavam me distraindo. Nós imediatamente começamos a perseguir um estilo de vida mais minimalista, removendo os bens desnecessários da nossa casa e vidas.

Esta viagem rumo ao minimalismo tem sido muito mais de mudança de vida e vivificante do que eu esperava. As posses em nossas vidas definem quem somos em um nível muito mais profundo do que imaginamos. E, como resultado, o processo de removê-los nos ensina verdades valiosas sobre nós mesmos e as vidas que vivemos.

Como eu considerei os anos e tudo o que eu aprendi, as seguintes verdades vivificantes revelam-se como o mais significativo:

1. Desejando menos é ainda mais valioso do que possuir menos.

Possuir menos traz alguns benefícios surpreendentemente práticos em nossas vidas. Custa menos. Requer menos tempo e energia para manter. Ele traz liberdade, descanso, paz e calma em um mundo agitado. E isso proporciona uma maior oportunidade de perseguir nossas paixões verdadeiras . Mas eu ter encontrado, ao longo dos anos, o desejo de possuir menos é ainda mais valioso do que possuir menos.

Com o tempo, eu fui capaz de me retirar o desejo incessante de mais, mesmo em uma sociedade que idolatra o consumismo em cada turno. E quando o desejo da nossa vida afasta-se perseguindo posses físicas, estamos finalmente livres para buscar a pena duradoura com todo o nosso coração.

2. Permite que o caminho rumo à menos dentro.

Deixar cair fora de um punhado de roupas não é difícil. Caindo fora de uma carga numa van cheia de bens não utilizados não é ainda tão difícil. Mas puxando pela quarta vez com uma carga van de posses completamente desnecessários inicia um monte de exame de consciência. A jornada em direção minimalismo atravessa o coração e a alma.

Corretamente processados, que nos obriga a fazer algumas perguntas difíceis em lugares profundos sobre nossas motivações mais íntimas na vida. Por que eu comprei todas essas roupas? Por que eu comprei uma casa com quartos que nunca foram habitadas? Por que eu ainda folheio os anúncios cada domingo? Por que ainda estou com inveja das coisas do meu vizinho? Estas são perguntas difíceis a fazer com respostas fáceis. Mas a verdade mais escura é que, infelizmente, demasiadas pessoas, nunca até pedir-lhes.

3. O potencial do minimalismo reside na adição, a subtração não.

Minimalismo não é o objetivo. Minimalismo é, apesar de tudo, menos sobre as coisas que você remover e mais sobre as coisas que você adicionar . O potencial do minimalismo está no que você escolher para prosseguir com a sua vida no lugar de bens materiais.

Escolha contentamento. Prosseguir gratidão e generosidade . Invista nos relacionamentos, cresça espiritualmente, descubra a verdade e encontre um propósito. Sua vida é muito valiosa para desperdiçar com posses se acumulando. E você vai descobrir essa verdade que dá vida, logo que você parar com isso.

4. Minimalismo sempre varia.

Eu vivo com 33 artigos de vestuário. Mas Leo Babauta vive sem toalhas, torradeira, microondas, ou papel.Sarah Wilson faz o mesmo. E  Daniel Suelo vive sem dinheiro. Estou muito grato por Leo, Sarah, Daniel e Mukund porque eu sou inspirado por aqueles que possuem menos. Eles me fazem reavaliar minhas presunções e empenhar-se com ainda maior intencionalidade. Mas eu havia removido muito mais as comparações.

Eu sou chamada a viver uma vida diferente do que eles. Eu tenho valores, paixões e atividades diferentes. Como resultado, meu minimalismo sempre vai ter um aspecto diferente. Minimalismo é a promoção intencional das coisas que mais tem valor e da remoção de qualquer coisa que nos distrai a partir dele. E, por definição, isso significa que o minimalismo vai sempre olhar diferente.

5. Nós podemos mudar vidas.

Nós podemos mudar o mundo. Eu estava sentado atrás de uma tela de computador e comecei este blog com apenas algumas teclas. Era para ser nada mais do que um jornal on-line da minha jornada em direção minimalismo. Mas ao longo do caminho, algo inesperado aconteceu. As pessoas começaram a ler. E encontrou uma nova vida foi descoberta por causa disso.

A inspiração continua a crescer … tanto através deste blog e na minha vida. Esta é uma maneira muito melhor para viver do que a maioria das pessoas imagina. Ele está disponível para qualquer um que ouve a mensagem de viver com menos e optou por aceitá-lo com toda a sua vida. Que o convite para o minimalismo continue a mudar vidas. E, finalmente, o mundo. Esta é a minha esperança.

Muito obrigado por ler e apoiar. Ainda há dias emocionantes pela frente.

Deixe um comentário

