O Efeito do Minimalismo: Três resultados visíveis

Mover-se para o minimalismo e livrar-se de muitos dos bens pode parecer muito impressionante. Tenha em mente que não temos de fazer tudo de uma vez e até mesmo fazer pequenas melhorias pode ser muito benéfico. Lembre-se, cabe a você decidir o que significa minimalismo em sua vida. Embora nós temos trabalhado nisso desde o final de 2011, ainda penso de como nós estamos bem no meio de tudo isso. Há ainda áreas da casa para melhorar, áreas que ainda estão cheias de coisas. Embora nós não terminamos, o resultado do que temos conseguido é maravilhoso.

1. Estamos ansiosos para voltar para casa, mas ainda tem mais o que fazer.

Andar em nossa sala de estar, cozinha e quartos tornou-se uma experiência completamente diferente.Superfícies como mesas, armários e bancadas estão claros e limpos. A distração visual que normalmente vem com um prato de mudança na mesa de café não está lá. O processo de minimizar nossas coisas é melhor descrito como “sendo aliviado de uma tensão que não sabia que tinha”. Ela nos leva cerca de um minuto para ‘limpar’ se os nossos convidados estão vindo naquela noite. Estamos gastando menos tempo organizando a nossa casa e torna-se ainda mais de um prazer voltar para casa, sabendo que não há uma tonelada de trabalho esperando por nós.

2. Meu mundo na lavandaria mudou para sempre.

Lavandaria tem sido a maldição da minha existência desde que eu tinha que fazer isso sozinha. Roupas no chão em pilhas, não sei o que foi limpo ou sujo. Levava horas para classificar, lavar, em seguida, dobrar e arrumar roupa, porque eu tinha esperado tanto tempo entre as lavagens e tinha tanta roupa extra. Inevitavelmente vivendo com o minimalismo me ajudou a mudar um monte desses hábitos para melhor, mas a lavanderia em geral ainda era uma dor. Desde que a doação de dois terços das minhas roupas, eu absolutamente amo cada peça de roupa que eu própria comprei e a trato como tal. O pijama que eu uso para dormir, fica dobrado e colocado no travesseiro, em vez de jogado aleatoriamente. Eu já não me irrito ao lavar roupa, porque eu não estou gastando tempo em limpeza de roupas que eu nem gosto mais. Tudo é dobrado ou pendurado se eu vou usá-lo novamente, não com um único item jogado no chão. A melhor parte? Minha roupa leva cerca de 15 a 20 minutos de trabalho manual (não incluindo o tempo na máquina de lavar e secar roupa). Se isso não é mudança de vida, eu não sei o que é.

3. Passando as coisas de volta em dinheiro.

É difícil perceber o verdadeiro valor das coisas ao seu redor. Até que você começar a vender na Amazon, eBay e Craigslist como uma louca. De repente você começa a perceber que as coisas ficam ignoradas por meses … anos … têm, por vezes, o valor monetário significativo. R$ 20,00 aqui e ali pode não parecer muito, mas assim como gastar R$ 20,00 em um tempo acrescenta-se, ganhando de volta faz também. Neste ponto, temos vendido bem mais de R$ 1000,00 no valor de equipamentos antigos de computador, câmeras, cartões de troca antigos, etc. A ideia de deixar tanto dinheiro apenas encostado em um armário no porão ou na garagem é absolutamente insano para mim, então por que estávamos permitindo que o dinheiro fique parado na forma de material não utilizado? Em retrospecto, parece absolutamente louco – mas quando começamos o processo ficou mais fácil. Quanto mais vendia, o mais emocionante chegou a encontrar mais coisas para vender.

Estes foram apenas alguns dos grandes benefícios para esse processo que já vimos, mas se você precisar de alguma inspiração extra, eu recomendo The Life-Changing A mágica de arrumação: A arte japonesa de Descarte e Organização .  Ler este livro mudou completamente minha perspectiva sobre a forma de ver as coisas ao nosso redor, e ajudou com esse processo imensamente!

Deixe um comentário

