Quem consome sua mente, controla a sua vida (e Finanças)

O que você fez neste final de semana? Queria sair? Foi para um brunch ou jantar? Enrolou-se num cobertor e foi ler um livro ou assistiu a um filme? Enquanto você estava fazendo isso, quantas vezes você verificou Facebook, Twitter, Instagram ou Pinterest ( ou todos de uma vez!) e passou de 10 a 20 minutos sem pensar percorrendo a mais recente e maior postagem do que seus amigos e marcas favoritas e posts compartilhados? Eu gostaria de poder dizer que a minha resposta foi 0 – ou mesmo que eu faço isso apenas algumas vezes. Enquanto eu estou bem não olhando para o meu telefone quando estou com amigos, o oposto pode ser verdade quando estou sozinho – e, no passado, que me custou um centavo.

Meu plano de telefone celular inclui 3GB de dados. Eu não sei como isso se compara a todos os meus amigos… A maioria dos meus amigos tem 4GB de dados, e os nossos planos de smartphones são alguns dos mais caros do mundo. Me foi oferecido um 3GB para a vida, quando o meu provedor de asneira custou algo grande na minha conta anos atrás, e eu felizmente aceitei pensando que era mais do que eu sempre precisei.

Até este momento, 3 GB de dados tem sido sempre o suficiente para mim. Mas eu passei um pouco de uma fase difícil a partir de abril-junho e, como resultado e sem pensar, fui consumindo uma quantidade ridícula de conteúdo no meu celular. Quando acordei de manhã, eu passava os primeiros 20-30 minutos do meu dia, revendo o que eu tinha perdido enquanto eu dormia. Eu verificava constantemente ao longo do dia, apesar do fato de que eu já estava on-line para mais horas para o trabalho ou no meu blog. E assim que era feito um trabalho, eu assistia o Netflix no meu celular na cama por mais horas do que eu gostaria de admitir.

Eu não sei o que eu estava procurando por dentro de todos os aplicativos; algo para me fazer sentir melhor, eu acho … ou uma fuga, no mínimo. Olhando para trás, eu não acho que eu mesma percebi o quanto mais tempo eu estava gastando olhando para aquela tela pequena. Não me tornei ciente disso até que eu recebi a minha conta de telefone celular em julho, e que tinha um custo adicional de R$ 100,00 para o 3GB extra de dados que eu tinha usado em junho – acima e além da 3GB no meu plano. Eu sou uma pessoa. Uma pessoa não precisa de usar tantos GB de dados no telefone celular.

Como eu tinha usado tanto? Eu culpo o que eu chamo de “fluxo digital”.

Numa palestra sobre mídia e estudos culturais, foi momento em que eu tinha em todo o meu programa acontecendo enquanto eu estava escrevendo um papel para essa classe sobre o tema do fluxo. Fluxo é outra palavra para programação, e é a redes de televisão técnica de utilização para manter as pessoas assistindo seus canais. Originalmente cunhado por Raymond Williams, um acadêmico de Welsh que era bem conhecido por seus pensamentos sobre mídia de massa e fluxo, descreve a configuração de redes de transição suave de um programa de televisão para outros (incluindo os anúncios in-between), para que continue assistindo o que está em rede.

Por exemplo, se você está assistindo a um episódio de Property Brothers, os intervalos comerciais provavelmente vai incluir anúncios de lojas que vendem itens de decoração para casa, eletrodomésticos, etc e depois a rede será normalmente compartilham um clipe ou dois de um show semelhante, como Ame-a ou Deixe-a. O comercial final será um clipe curto de texto que mostra que estão chegando depois de Property Brothers, que será semelhante ao show, então você não tem nenhuma razão para procurar algo novo para ver.  Eu amo este show! E o próximo episódio parece ótimo.  Isso é o que as redes querem que você pensa – e é resultado do fluxo.

Do ponto de vista da televisão, muitas pessoas acreditam que o velho conceito de fluxo está sendo desafiado pelo fato de que agora temos tantas opções livres de comerciais para escolher, como Netflix. Quando cancelar a TV a cabo e optar por uma destas opções, estamos no controle completo do que vemos. Ou somos nós? O termo “relógio binge” existe desde épocas completas de televisão tinha um preço que deu um tapa neles, mas tem sido uma frase comum para todos nós desde a invenção da Netflix.Quando foi a última vez que você ligou Netflix e só assisti um episódio de um show? Sim, nem eu.

Mesmo que o fluxo de termo só foi usado para descrever a programação da televisão, acho que podemos dar um passo adiante agora e aplicá-lo a todas as formas de mídia digital – especialmente a mídia social. O conceito de fluxo é fazer com que você consuma uma coisa por tanto tempo quanto possível. As redes de televisão alcançam este objetivo, alinhando determinados programas e anúncios que corresponde um após o outro, para que você nunca sente a necessidade de pegar o controle remoto e mudar de canal. Mas as redes de mídia social fazem coisas semelhantes para mantê-lo em seus sites por horas … e talvez até mesmo comprar alguma coisa, como um resultado.

Vamos pensar sobre isso.

Quando o Facebook lançou o primeiro post, tudo o que podia fazer era preencher um breve perfil, atualizações de status de ações (lembra disso?) E marcar seus amigos. Ele foi criado para ajudá-lo a se conectar com as pessoas e nada mais. Hoje, você pode compartilhar enormes álbuns de fotos e vídeos longos, criar eventos, iniciar grupos e até mesmo sediar chats – que o material ainda é tudo sobre a ligação, mas também mantém você online mais tempo. Em cima disso, o seu feed de notícias vive sendo constantemente atualizado e com base em um algoritmo que diz Facebook que tipo de conteúdo que você gosta – e isso inclui anúncios segmentados, com base nas informações deste “fluxo digital” tem prestado.

Pinterest é o meu favorito menor de todas as redes de mídia social, porque eu realmente acredito que é o maior desperdício de nosso tempo – e comerciantes trazem um monte de tráfego e fazem um monte de dinheiro, porque nós perdemos tanto tempo no site. Eu não faço muitas declarações duras e rápidas como essa aqui, mas eu acho que ele seja o menos produtivo de todas as redes sociais. Seu conceito e design foi criado para manter os usuários no site por horas a fio. E, semelhante à maneira como o algoritmo do Facebook muda o que você vê no seu feed de notícias com base em sua atividade recente, Pinterest mostra-lhe pins de outros usuários que não seguem com base no que você tem fixação. Obrigado mais uma vez, o fluxo de arte digital, para nos manter mais tempo on-line.

Twitter e Instagram são um pouco diferentes. Sim, é fácil de ser sugado para ambos, e você está exposto a alguns anúncios. Mas você realmente estão em maior controle do que você vê, como seu feed ae enche em ordem cronológica com conteúdo compartilhado por pessoas que você escolheu para seguir. Não gosta do conteúdo? Deixe de seguir essas pessoas e sua alimentação vai voltar a ser preenchido com o conteúdo que você ama. O problema com ambos, Twitter e Instagram são os perfis que você escolhe para seguir que todos poderiam estar vendendo coisas – se não produtos físicos, em seguida, pelo menos, um estilo de vida que você quer ter; este é o lugar onde o lado de dinheiro deste argumento vem.

As contas de mídia social que você segue podem tomar um pedágio sério sobre suas finanças.

Não só o fluxo de impedi-lo de mudar o canal, o que resulta em uma rede de televisão ganhar mais receita publicitária, ele também  expõe a anúncios repetidos de produtos que são escolhidos especificamente para serem empurrados para alguém que está interessado nos shows em uma rede . Enquanto a maioria de nós não sai e compra algo no minuto em que vê na televisão, vendo-o repetidamente uma e outra vez, faz plantar a semente em nossas mentes que dela necessitam. Redes sociais fazem a mesma coisa, só que torna esses itens disponíveis para nós com o clique de um mouse. E considerando que agora passam mais tempo olhando para os nossos celulares do que assistindo televisão , é hora de prestar atenção em como isso afeta nossas vidas (e finanças).

Eu não posso dizer que eu comprei nada através de um anúncio no Facebook, mas ja comprei algo parecido com coisas que eu vi no Twitter, Instagram e Pinterest. Para mim, geralmente sao livros. Quando alguém compartilhar um link para um desses “10 livros que você precisa ler agora” tipo de listas no Twitter, eu daria um soco todos os títulos em Amazon, escolheria dois que gostei (para que eu pudesse obter o total mais de R$ 25,00 para livre transporte) e comprá-los. E se eu só gostei de um livro, eu escolheria um segundo dos outros títulos recomendados para mim (um outro exemplo de fluxo digital). Que foi de mais ou menos R$ 30,00, porque alguém compartilhou um artigo sobre o Twitter.

Instagram e Pinterest * são onde podemos entrar em mais problemas, porque a mídia visual é frequentemente muito mais poderosa do que nós podemos imaginar. Você pode pensar nas seguintes contas de moda ou de estilo de vida que lhe dá mais inspiração ou é apenas agradável ao olhar, mas o que esta realmente fazendo é estabelecendo um ideal que não necessariamente podemos dar ao luxo de alcançar.O que é moda agora não vai estar na moda para sempre, o que significa que seguindo as tendências exigirá constantemente a gastar dinheiro. E eu não sei se existem estatísticas sobre isso, mas seguindo suas marcas favoritas em qualquer rede de mídia social certamente leva a mais compras de impulso que está sendo feito. (Talvez só as nossas próprias declarações de cartão de crédito segurar a prova disso.)

* Nós também poderiamos expandir esse número para blogs e revistas, como os do nicho de moda e estilo de vida são muito visuais e também vendem estilos de vida que nem sempre pode pagar.

Então, como podemos tomar o controle da vida de volta e evitar os efeitos desse fluxo digital?

Tenho certeza de que a frase “o que consome sua mente controla sua vida” foi feito para provar que nossos pensamentos podem tornar-se nossa realidade – especialmente se tivermos uma atitude positiva ou negativa. Mas, considerando o fato de que agora  gastam mais de 50% das nossas horas de vigília consumindo mídia  – e esse número deverá aumentar –  deveríamos ser um pouco mais literais sobre este assunto, e tomar medidas para nos certificar de que o consumimos nao influencie negativamente nossas vidas ou finanças.

Uma sugestão comum é fazer uma desintoxicação digital, quando você dá o seu telefone e / ou não ir em linha por alguns dias ou semanas. Pessoalmente, eu nunca fui um fã desta ideia – e não porque me faz desconfortável ou eu acho que não poderia fazê-lo, mas porque parece que uma solução temporária. É como uma doação alcoólica de beber durante 7 dias, mas sabendo que pode voltar e depois – não mudar nada a longo prazo. Em vez disso, eu acredito que todos nós devemos ser mais intencionais sobre quais redes de mídia social que usamos e quanto tempo nós ficamos seguindo.

Pessoalmente, eu fiz algumas grandes mudanças:

  • Eu apaguei o aplicativo do Facebook
  • Eu apaguei o aplicativo Facebook Messenger
  • Eu apaguei o aplicativo Pinterest
  • Eu apaguei o app Netflix (eu posso vê-lo no meu computador ou na TV)
  • Eu apaguei todas as placas e pinos no meu perfil Pinterest, exceto o que eu tenho que usar para o trabalho
  • Removi o link para a minha conta Pinterest da minha lista de blogs + e-mail
  • Removi o link para a minha conta Google+ da minha lista de blogs + e-mail

Ah, e eu sempre as notificações para todas as aplicações (exceto chamadas / textos) para desligado.

Aqui está o meu telefone hoje, se você está curioso. Tudo o que eu uso em uma base diária ou semanal é de fora de uma pasta, por isso é de fácil acesso. Eu não uso mais do que está nas pastas frequentemente, mas, pelo menos, metade do que não pode ser excluído e a outra metade eu uso ocasionalmente. Eu sempre me certifico de que tudo se encaixe em uma tela.

Algumas das decisões intencionais que fiz sobre como eu quero usar a mídia social, que incluem:

  • Facebook : Eu ainda verifico o meu perfil do Facebook, por vezes, mas eu não quero isso no meu telefone mais. Eu uso Facebook para página do meu blog, mas eu não uso para compartilhar informações pessoais. É a minha segunda rede de mídia social favorita, pelo menos, depois de Pinterest, por isso estou feliz de limitar o tempo que gasto com ele. Não vou enviá-las para mim ou que provavelmente irá desaparecer em um buraco negro.)
  • Twitter : Eu amo o Twitter, provavelmente porque eu sempre fui intencional sobre quem eu sigo ou não. Eu não verifico Twitter após 6pm. Nada de interessante acontece à noite e as respostas podem esperar até a manhã.
  • Instagram : Eu sigo um monte de fotógrafos de paisagens,caminhantes e viajantes, então eu principalmente vejo fotos de montanhas e o oceano. Eu não posso ser tentada a comprar essas coisas, kkkk)
  • Pinterest : Não uso Pinterest, com exceção de algum trabalho.
  • Google+ : Será que alguém realmente sempre usa o Google+? Tentei mantê-lo por um tempo, mas, agora que ele foi considerado redundante, eu vou parar de postar meus artigos lá.

Eu testei esta nova configuração do telefone por algumas semanas agora e já vimos uma enorme diferença na minha produtividade. Na verdade, eu tenho 12 dias para o meu ciclo de faturamento atual e ter usado apenas 566MB de dados. Eu gosto de pensar do 3GB de dados de telefone celular eu tenho acesso a como meu fundo de emergência, e agora ele está lá se eu precisar dele, mas eu prefiro não tocá-lo. E eu estou tão feliz que os meses de usar 9 GB de dados do telefone celular com mais taxas extras cobradas estão muito longe.

A preocupação sobre quanto tempo que passamos on-line e em nossos telefones é um tema quente na blogosfera agora. Courtney Carver escreveu recentemente sobre a possível dependência que tinha de seu telefone celular e sugeriu que todos nós tirassemos um dia sabático de 24 horas com ele desligado. (Ela também está escrevendo um grande livro sobre isso!) E meu amigo Anthony sugeriu que devemos proibir toda a tecnologia a partir da primeira hora de nossos dias, bem como aplicativos de exclusão (ou, pelo menos, movê-los na tela, por isso, quebrar o hábito de abri-los).

Desde que eu li os fatos e não necessariamente acredito que todos nós vamos magicamente começar a consumir menos meios de comunicação, a minha sugestão é procurar ser muito cuidadosa com o que você segue online. Se você está constantemente olhando para imagens de coisas que você não pode dar ao luxo de comprar, ter ou fazer, deixe de seguir as contas que os publicam. Em seguida, olhe para novas contas que postam fotos que podem inspirar você a sair fora … e colocar o telefone para baixo após o uso, assim você pode estar com as pessoas que você ama.

Oh, e também deixar de seguir todas as lojas em todas as plataformas. Mesmo que você tenha sido leal a eles, eles não vão sentir sua falta – e sua conta bancária vai agradecer.

Como você se sente sobre o seu uso de mídia social agora? Existem quaisquer contas que você acha que deve deixar de seguir, ou perfis que você estiver pensando sobre a exclusão? Quais são alguns passos que você pode tomar para ser mais intencional com o seu tempo on-line e em seu telefone?

Um comentário sobre “Quem consome sua mente, controla a sua vida (e Finanças)

Deixe um comentário

