Vivendo pequeno em um mundo gigantesco*

“Desde a minha casa incendiada, eu agora possuo uma melhor visão da lua crescente.”
– Basho

Eu estive em uma missão para fazer o meu pequeno mundo. Tudo começou quando eu fui grande.

Eu tinha uma pequena casa antes, porque era tudo o que eu podia pagar. Eu vivi dentro de minhas possibilidades e meus meios, que muitas vezes eram escassos. Eu não me rotulei um minimalista naquela época. Isto favoreceu as linhas limpas esteticamente e em virtude da necessidade.

Quando me casei, me mudei para uma casa vitoriana de três andares que poderia ter comido minha pequena casa no almoço. Na primeira, foi emocionante ter tanta luz e espaço e tetos de catedral!

Não demorou muito para as coisas se acumularem dentro, preenchendo espaços vazios com o rótulo de “coisas para casa”. Junto com ele, veio uma sensação de que eu tinha finalmente conseguido. Embora não haja nada de errado em ter orgulho da nossa casa, sem perceber, comecei a me definir. No afastamento de minhas origens humildes, perdi contato com uma parte importante de mim mesmo.

Nosso valor não é determinado por nossos pertences , não importa o quanto Wall Street gostaria que a crença de outra forma. Lembrando isso, eu parti em uma missão para fazer o meu pequeno mundo novamente.

Desconectar do material requer força psicológica. É preciso coragem para confiar que você tem o suficiente. Mas uma vez que você se sentir e aceitar que, sua vida nunca mais será a mesma. Integridade torna-se uma estrela norte que brilha uma luz em todos os aspectos da vida.

É o que eu gosto mais sobre o estilo de vida minimalista. É extremamente simples, mas profundamente impactante.

Você pensa sobre o assunto e uma luz se apaga. Este é o momento decisivo. Alguns irão sentir-se oprimidos e com um suspiro ansioso. Outras reagem com o zelo de um recém-converso, empurrando o material em sacos, enquanto alegremente cantando…

Para aqueles que caem no último campo, a arte de mudança de vida do minimalismo é uma lufada de ar fresco depois de anos de agitação em torno do ciclo de consumo. Abraçá-la é dar permissão para desacelerar e lembrar o por que estamos aqui. E a resposta será diferente para todos. Essa é a beleza da coisa. Um tamanho não serve para todos.

Isso porque o minimalismo é uma mentalidade. É sobre a vida intencionalmente . O Terapeuta Mestre Irvin Yalom disse que o trabalho de psicoterapia é remover os obstáculos que bloqueiam o caminho do paciente. O minimalismo é assim. Nós removemos os extras para fazer o quarto que nos alimenta.

Este estilo de vida não é moda, nem é um culto, tendência ou forma de fanatismo. É uma maneira de estar no mundo e sua popularidade atual é simplesmente um sinal dos tempos. Sabemos agora que a pessoa que morre com a maioria de brinquedos, não ganha nada.

Fato é, a verdadeira riqueza da vida não pode ser comprada. Elas são criadas através de experiências e conexões com os outros.

Pense nisso desta maneira. Se você estava a desaparecer do planeta, o que o seu entorno diria sobre você? Qual seria a sua cozinha, closet e computador? Você está vivendo em alinhamento com o melhor de si? Ou você caiu na armadilha de ser quem você acha que deveria ser?

Minimalismo é a cerca de clareza. Quando nos voltamos para nós na shoulda-woulda-coulda, a musicalidade de vida vem adiante. Por outro lado, quando nos sentimos sobrecarregados, é difícil apreciar o que está diante de nós.

Claro, a tecnologia tem feito a nossa vida melhor. Podemos viajar pelo mundo em nossa casa com informações e acesso ao clique de um botão. Por outro lado, um argumento convincente pode ser feito que a tecnologia tornou a vida mais complexa e caótica.

Felizmente, eu não estou aqui para decidir. Meu trabalho é simplesmente compartilhar algumas maneiras úteis para viver pequeno em um mundo grande. A seguir estão algumas maneiras que eu aprendi fazer para isso:

1. Saber não é suficiente.

Escassez e comparação são os fardos da vida. Eles desovam ansiedade, dúvida e ciúme. Mais frequentemente do que não, o pensamento de “insuficiente” ocorre abaixo do radar de antes de ter a chance de questionar. O primeiro passo é perceber o seu relacionamento com a escassez. Todos nós sentimos isso. Só por reconhecer que podemos dar espaço para a compaixão, tanto para auto, bem como outros.

2. Gratidão.

Minha maneira favorita para cultivar a gratidão é a apreciar o que eu já tenho.Quando eu faço isso, estou humildemente lembrando que as alegrias reais da vida vêm de recolha de experiências e não de coisas. Isto tem a vantagem de manter a compra de impulso em cheque. Quando você gosta do que você tem, você não precisa de mais. Talvez a melhor parte sobre a prática da gratidão é a rapidez com que se move para além de coisas materiais na alma de nosso ser, enchendo nossos corações com uma sensação de contentamento.

3. Vá para a rua.

Não há uma maneira melhor ou mais rentável para dar uma recalibrada de comunhão com a natureza. Ela coloca os nossos problemas em perspectiva enquanto nutrimos o corpo, mente e espírito . E não precisa ser complicado. Uma caminhada pelo bairro vai lhe fazer muito bem. O ponto de sair é para nos lembrar de que somos parte de algo maior. Nós, seres humanos somos os únicos que nós perpétuamente tentar superar aquilo que estão inexplicavelmente ligados a natureza.

4. Seja culturalmente consciente.

Nem todo mundo tem, assim como nós, e não todos os ocidentais tê-lo igualmente bem. Manter-se consciente das liberdades excessivas e luxos que temos nos ajuda a apreciar o que já possuímos, em vez de desejo por mais. Isto não significa induzir culpa. A intenção é manter o desejo em perspectiva . Mais frequentemente do que não, a grama do nosso vizinho não é mais verde do que a nossa.

* Depoimento real

 

Deixe um comentário

