Sem arrependimentos

Eu tenho descartado por um longo tempo e agora, estou preparando minhas posses para um bom nível mínimo. Consequentemente, as pessoas muitas vezes me perguntam se eu já me arrependi de me livrar de certos itens. Certamente, em mais de dez anos, deve haver algo que eu gostaria de não ter descartado.

Pode parecer inacreditável, mas para ser honesta, eu não tenho arrependimentos. Eu não consigo pensar em uma única coisa que eu desejo de ter de volta na minha vida. Eu não perderia nenhuma das roupas, os livros, as heranças, os eletrônicos, os sapatos, as bolsas, ou os aparelhos de cozinha que eu decidi que poderia viver sem.

Talvez eu só tenho uma memória curta. Talvez se eu tinha fotografado cada item, eu olharia para trás através das memórias e me lamentar por uma camisola longa perdida ou pote de massas descartado às pressas. Eu duvido disso, porém, estas coisas realmente tinham um lugar especial na minha vida, a menos que eu seria capaz de fazer é me lembrar deles!

Uma das maiores barreiras para desfazer é a sensação incômoda de que você vai se arrepender dando ou jogando algo fora. Anime-se no fato de que as chances são bastante reduzidas. As possibilidades são de você esquecer sobre esse item muito rapidamente uma vez que deixa suas instalações. Eu teria um tempo difícil de listar o que eu descartei no ano passado, muito menos cinco ou dez anos atrás.

E o que você faz, o que é o pior que vai acontecer? Você vai ter que sair e comprar outro? Às vezes isso não é uma coisa tão ruim. Recentemente, eu fui brincar com a idéia de comprar um tablet (desenho) de digitalização, para que eu possa ilustrar meus futuros livros. Vários anos atrás, eu possuía (e descartei) mas não, eu não estou ansiando para a coisa velha. Eu sei que mesmo se eu tivesse isso, a tecnologia avançou a tal ponto que eu provavelmente iria encontrá-lo inadequado de qualquer maneira. Mesmo se ele estivesse sentado aqui ao meu lado, eu estaria navegando na internet com características melhores do que o meu de tablet 5 anos de idade. E certamente não teria sido arrastado em torno de mim (ou armazenado) de todos estes anos.

Ainda encontrando dificuldades para deixar ir? Aqui estão algumas dicas para minimizar o processo:

1. Fotografem os itens de valor sentimental. Na neblina da nostalgia, por vezes, nos lembramos de objetos como o mais agradável do que eles realmente eram. Um PIC digital pode ser um grande lembrete que esse item não era nenhuma obra-prima. Fotos também são grandes substitutos para tais itens, um instantâneo da coleção snowglobe da sua tia traz de volta as mesmas memórias como tê-los exibido em seu manto (ou embalados em seu sótão!).

2. Considere a tecnologia. Você está guardando um telefone celular, um monitor ou câmera digital antigo no caso do seu novo danificar? Nesse ponto, vai ser realmente útil (ou até mesmo funcional)? Talvez seria melhor dar para alguém usá-lo agora, e você pode adquirir um modelo novo e melhorado quando você precisar de um substituto. Eu sei que eu certamente não iria substituir uma impressora a laser extinta com uma matriz de pontos da garagem.

3. Fazer um julgamento de separação. Guardar itens questionáveis durante seis meses (ou até um ano, se isso te faz sentir melhor). Se você ainda não usou durante esse tempo, você provavelmente não vai usa-los. Considere doar o conteúdo, não pense muito, assim você não vai precisar passar por uma nova rodada de deliberação.

4. Obtenha um pouco de dinheiro com ele. Quer se trate de um aparelho tecnológico que você não usa mais, uma roupa que não se encaixa mais, ou uma peça de jóia que já não é o seu gosto, procura vendê-lo. Dessa forma, você pode usar os rendimentos para uma substituição (novo e melhor) em caso de necessidade no futuro.

5. Faça o bem com a sua desorganização. Doe seus objetos a alguém em necessidade.Você será muito menos propensos a se arrepender de se livrar alguma coisa, se é trazido alegria ou assistência para outra pessoa.

6. Valorize seu espaço. Claro, se você se livrar de 100 itens, que você pode encontrar a necessidade de um deles na estrada. Mas olhe para todo esse espaço glorioso que você tem! Muito melhor para adquirir essa substituição, quando necessário, do que manter gavetas e armários recheados com dezenas de coisas guardada “apenas em casos”.

7. Coloque-o em perspectiva. Você lamenta o dia em que você descartou o descaroçador de maçãs? Não é realmente o fim do mundo. Vá comprar um novo e ache do novo apreciação que você vai ter para o seu valor acrescentado à sua vida.

Então, você tem algum arrependimento de ter se desfeito de algo? Ou você acha que uma vez que algo está fora de vista, também esta fora da mente? Por favor, compartilhe suas experiências nos comentários!

Deixe um comentário

