Sério? O “Evangelho opressor do minimalismo”?

“Tornou-se um ritual ostentação de consumista auto-sacrifício; pessoas que têm tudo agora parecem preferir não ter nada em tudo. “

– Kyle Chayka, O Evangelho opressor do Minimalismo

Eu li recentemente sobre as alegações de que o minimalismo é sexista e classista .Agora, a partir de uma nota do Kyle Chayka no New York Times, The Gospel opressivo do Minimalismo , aprendemos que o minimalismo “realmente apenas nos fornece com novas maneiras de servir o nosso impulso de consumir mais, não menos.”

Chayka diz: “Mas como uma conseqüência de um peculiarmente americano (isto é, paradoxal e auto-destrutivo) marca do ascetismo puritano, este novo estilo de vida minimalista parece sempre terminar em permitir novos modos de consumo, um verdadeiro excesso de menos. Não é realmente o mínimo em tudo. ”

Ele denuncia a “austeridade fetichista e ascetista pejorativa do minimalismo”, aparentemente confundindo minimalismo com ascetismo, e diz que um sobredito no minimalismo é “uma tentativa comum para viver o mais eficaz, se talvez não o mais alegre, a vida.”

Eu estou começando a me perguntar quantas bases, o minimalismo faz em qualquer investigação. Claro, algumas minimalistas possui lotes de gadgets caros que guardam em uma mochila como eles em todo o mundo. Alguns minimalistas consomem mais do que eles reconhecem.

Afinal, só porque você vive em um hotel e alguém faz o seu almoço, limpeza e lavanderia não significa que você não está usando o aspirador de pó, talheres, lençóis e toalhas que você não possui.

Alguns minimalistas vivem em pequenas casas ou apartamentos, cheios de móveis multifuncionais especiais que custa uma fortuna. Alguns minimalistas vivem em casas onde tudo é branco.

Mas estes autores não querem saber quantos minimalistas têm casas de tamanho normal com mobiliário regular? E animais de estimação e crianças e hobbies? E cor? Eu não tenho nenhuma parede branca ou móveis. Minha casa não é forte; obras de arte e fotos de família decoram as paredes.

E alguns minimalistas vivem tão simplesmente, que evitam o uso de muita tecnologia moderna. Eles podem não ter a internet – apesar de a alegação de Chayka que o acesso à Internet é necessária para os minimalistas.

Finalmente, a maioria minimalistas não estão procurando, vidas “eficazes” e alegres. Isso é porque nós possuímos apenas o que precisamos e o amor – por isso temos tempo, energia e dinheiro para as coisas que nos trazem alegria e significado.

“Se atingir apenas as coisas certas, as coisas perfeitas, e abandonar todo o restante, então vamos estar livre da tirania de nossos desejos.”

– Kyle Chayka, O Evangelho opressor do Minimalismo

Heck, no mesmo o artigo citado por Chayka por  James Altucher  diz:

“Acho meio minimalista ter tão pouco como você necessita. Isso significa ter coisas diferentes para todos. Para mim, ter poucos meios, eu não tenho que pensar sobre as coisas que eu próprio tenho.”

Meu cérebro não é tão grande. Então agora eu posso pensar em outras coisas. Eu posso explorar outras formas de viver com mais facilidade.

Algumas pessoas não gostam disso. Sei que muitas pessoas gostam de manter suas raízes. Quem ama ser sentimental no sentido de itens. Isto é bom. Quem sou eu para julgar?

Não soa tudo opressor para mim.

E eu estou particularmente confusa com a alegação de que o minimalismo nos faz consumir mais.

A tecnologia que chamamos minimalista poderia caber no bolso, mas isso depende de uma vasta infra-estrutura de, servidores com ar-condicionado sombrios e ainda mais sombrio nas fábricas chinesas. Como protagonista de Lerner observa em “10:04”, mesmo uma conveniência maçante como uma lata de pó de café instantâneo chega até ele graças a uma rede frágil e tremendamente desperdício de conexões globais, uma cadeia logística que desafia toda a lógica, amparada por trabalhadores explorados e grande degradação ambiental.

É verdade que os minimalistas usam recursos do mundo de maneiras que prejudicam o meio ambiente e exploram os trabalhadores. Mas não são minimalistas fazendo a mesma coisa – apenas mais do mesmo?

O que você pensa sobre “o evangelho opressor do minimalismo”?

Deixe um comentário

