O QUE É UM ESCRITÓRIO MINIMALISTA?

A partir de hoje eu estou trabalhando do meu novo espaço de trabalho minimalista. Ele só tem os fundamentos absolutos: uma cadeira, uma superfície plana para colocar o notebook, um quadro de cortiça para acompanhar a gestão da casa e projetos da família, uma xícara de café, um jornal para as notas e talvez “alguns livros de referência”. O que é um escritório minimalista? A cozinha. Meu novo espaço de trabalho é a mesa da cozinha.

Nos últimos anos tenho notado que eu fico mais inspirada com cafés e na biblioteca do que em minha mesa. Quando eu sair, eu só pegar o que eu acho absolutamente necessário comigo. Em um escritório tradicional, há muitas distrações. A maneira mais simples de se livrar das distrações era livrar-se da minha mesa e um ambiente de escritório em geral.

Eu já trabalhei em um escritório tradicional, durante anos…Tomei uma decisão que mudou para este novo lugar que eu prefiro ter mais espaço do que um escritório. Temos espaço para mais cadeiras na sala de estar, para que possamos ter mais amigos para as noites de café e de cinema. O que está faltando em minha vida não é mais trabalho, é hora mais social. Vou começar o trabalho não importa o que, mas é mais fácil ter mais amigos quando você tem espaço para eles.

A cozinha é o meu “homem da caverna” de qualquer maneira. Eu cozinho, faço limpeza, compras de supermercado, lavanderia e assim posso me concentrar. A mesa da cozinha é onde nós sempre estamos juntos, e eu sou o mestre na família. É o meu conjunto de cerca de espaço de trabalho para rolamento dos dados para preparar o jantar para dobrar a roupa limpa, por isso faz sentido que agora é o meu espaço de escrita também.

O fato de que a mesa da cozinha é um espaço multi-uso também significa que a desordem não vai se acumular. As coisas precisam ser guardadas após o uso. Nenhum material de escritório, aparelhos de cozinha, peças centrais, ou outros detritos vai viver lá. Há uma abundância de outro espaço do armário para os utensílios de cozinha, eu tenho um pequeno baú de coisas, e arquivos e material de escritório tem uma pequena prateleira no quarto que é também a estação de carregamento para o laptop e outros equipamentos eletrônicos.

Ele também delineia claramente o uso do meu tempo. Depois do almoço, toda a cozinha deve ser apurada para que eu possa trabalhar, e quando eu terminar de trabalhar, eu coloco o laptop em seu lugar e ponho a mesa para o jantar. Quando os amigos vêm para jantar ou algo do tipo, todo o resto fica guardado. Não ser multitarefa e completamente impossível, mas vai me forçar a me concentrar em fazer uma coisa de cada vez.

Deixe um comentário

