Permita-se tempo para viver

Hoje eu acordei com uma reflexão. Na verdade, eu fui remoendo desde a noite passada, e eu não conseguia dormir muito bem.

Eu reconheço que eu sou uma pessoa multiapasionada. Eu gosto de estar presa em um mil problemas, e eu geralmente estou pensando sobre um novo projeto que irá iniciar ou qual atividade vou fazer. Não há nada de errado em ser assim. Na verdade, eu tenho orgulho disso.

Talvez o que me faz pensar que é onde colocar toda essa energia e entusiasmo. Houve um tempo em minha vida que a minha “paixão” foi trabalho. Eu tenho sempre gostei da minha profissão e eu tentei fazer o meu melhor, dando o tempo necessário. No entanto, naquele momento, eu deixei no início da manhã para trabalhar e não retornei até a noite. Fins de semana fazendo coisas em casa para avançar as tarefas pendentes ou estudar mais para estar melhor preparada. Muito poucas coisas significativas aconteceram na época da minha vida. Eu dediquei meu tempo principalmente para o trabalho.

De curso que é passado e felizmente eu aprendi a reagir e começar a dedicar mais tempo para o que realmente é importante para mim: meus filhos, minha família, meus amigos, a minha saúde …

Eu ainda acho que ainda tenho de melhorar. Eu ainda amo meu trabalho, agora mais do que nunca, e eu me surpreendi sair uma hora mais tarde do escritório ou limpar a caixa de entrada do meu e – mails durante a noite a partir de casa . Além disso, eu estou recebendo muitos projetos, e às vezes eu acho que não deixam ter tempo para viver.

Eu não sou a única que essas coisas acontecem. Eu olho em volta e vejo amigos que trabalham no sábado e domingo (depois de trabalhar toda a semana), parceiros que vêm para casa, mentir para os seus filhos e continuar a trabalhar até de madrugada, outros que depois de muitos anos decidem ter um celular empresa ou encurta o casamento, as crianças que não vão para o parque porque seus pais têm que trabalhar em seus projetos …

Eu não sou perfeita e eu não tenho que ser ( o último tem que me lembrar muitas vezes). Às vezes eu gasto um monte de tempo fazendo as coisas muito bem, em vez de simplesmente deixar as coisas fluírem e aprender a amar e assimilar os erros e a imperfeição.

Agora estou fazendo um exercício que me ajuda a estar ciente de que tenho dedicado meu tempo. Toda noite eu revejo meu dia de minha lista dos 4 coisas mais importantes para mim , eu avalio quanto tempo eu passei naquele dia com cada um deles e quão feliz eu me sinto, de 0 a 10. Quanto tempo dedicado com meus entes queridos? Nos dias de trabalho intenso, eu só vejo os meus filhos à noite por um tempo, e meu parceiro um outro curto período de tempo ao meio-dia. Há quanto tempo dedicado a minha saúde, para cuidar de mim mesmo ? E por isso estou avaliando a minha maneira de dedicar tempo para o que eu quero. Sim, sem julgar ou sentir-se culpada, apenas a idéia de estar consciente e pensar.

Eu sei que estou no caminho para a vida que eu quero. Toda vez que eu passar mais tempo com meus entes queridos, para cuidar de mim mesmo, para desfrutar, para viver. Eu planejo para fazer este semestre ter mais calma, e graças aos meus exercícios de meditação, eu estou começando a ser menos estressada, apreciando o que está ao meu redor e relativizar tudo o que muito perdi. Eu não vou parar de ser multiapasionada: Eu gosto de novas experiências, novos desafios. Mas estas experiências, estes novos desafios, quero escolhê-los, e eu quero vivê-los intensamente, aproveitando cada momento. Eu ainda tenho que melhorar, mas que perfeição é essa?

História: Uma hora de seu tempo

Mais uma vez uma história de Jorge Bucay, do livro O Caminho da reunião :
Diz-se que uma noite, quando todos dormiam na casa, o pequeno Ernesto de 5 anos levantou-se da cama e foi para o quarto de seus pais. Ele ficou ao lado da cama ao lado de seu pai e puxando os cobertores o acordou.
– Quanto você ganha, pai?
– Hey Como? o pai perguntou sonolento.
<- Que o quanto você ganha no trabalho.
– Filho, são 2:00 horas, volte a dormir.
– Sim papai, e eu vou, mas o quanto você ganha no seu trabalho?
O pai sentou-se na cama e ofegou, ele ordenou:
– Você vai ir para a cama imediatamente, esses não são problemas para você perguntar! – E ele estendeu o dedo apontando para a porta.Ernesto abaixou a cabeça e foi para seu quarto.
Na manhã seguinte, o pai pensou que tinha sido muito duro com Ernesto e sua curiosidade não merecia tanta reprovação. Em uma tentativa de reparar, no jantar o pai decidiu responder, seu filho:
– Sobre a questão de ontem à noite, Ernesto, eu tenho um salário de 1800 euros, mas com impostos e descontos Recebo cerca de 1200 euros

– Ugh! ? quanto você ganha, papai – Ernesto respondeu.

– Não tanto filho, há muitas despesas.
– E você trabalha muitas horas.
– Sim filho, durante todo o dia.
– Ahh – o garoto balançou a cabeça, e continuou:
– Então você tem um monte de dinheiro, certo?
– Sem mais perguntas, você é muito jovem para falar de dinheiro.

Um silêncio encheu a sala e todos foram dormir. Naquela noite, mais uma visita de Ernesto interrompeu o sono de seus pais. Desta vez, trouxe um papel com os números rabiscados na mão

– Papai eu posso pagar 5 euros?
– Ernesto? “É 2:00 da manhã !! – Pai reclamou.

– Sim, mas você pode me deixar?

O pai não o deixou terminar a frase.
– Portanto, este foi o problema para o qual ambos estão pedindo dinheiro, pirralho impertinente. Imediatamente ir para a cama antes de que me realmente irritado. Fora daqui! Para sua cama. Vamos lá.

Meia hora mais tarde, talvez pela consciência do excesso, talvez através da mediação da mãe ou simplesmente porque a culpa não deixaria dormir, o pai foi ao quarto de seu filho. Da porta, ouviu choramingando quase silencio. Se sentou em sua cama e falou com ele.

– Perdoe-me se eu gritei, Ernesto, mas são duas horas da manhã, todas as pessoas estão dormindo, não há negócio aberto, você não pode esperar até amanhã?

– Sim pai – respondeu o menino entre ranho. O pai enfiou a mão no bolso e tirou sua carteira a partir do qual extraiu um cinco euros.
-. Lá você tem o dinheiro que você me perguntou
o cara com a folha de lágrimas enxugada e saltou para seu armário, afastou uma lata com moedas e algumas notas de cinco euros. – Cinco euros acrescentado a seguir para o outro e contou nos dedos quanto dinheiro ele tinha.Então ela pegou o dinheiro em suas mãos e colocou na cama com o seu pai olhando para ele sorrindo.
– Agora – disse Ernesto – veio apenas, vinte euros e um meia.
– Muito bom filho, o que você vai fazer com esse dinheiro?
– Você me vender uma hora de seu tempo?

Deixe um comentário

