O custo mental de desordem

A desordem pode desempenhar um papel significativo na forma como pensamos sobre nossas casas, nossos locais de trabalho, e nós mesmos. Casas desarrumadas e espaços de trabalho nos deixa sentir-se ansiosos, desamparados, e oprimidos. No entanto, raramente é a desordem reconhecida como uma importante fonte de estresse em nossas vidas.

Por que o bagunça nos causa tanto estresse?

  • A tralha bombardeia nossas mentes com estímulos excessivos (visual, olfativo, táctil), fazendo com que os nossos sentidos trabalham horas extras em estímulos que não são necessários ou importantes.
  • A bagunça nos distrai, chamando a nossa atenção para longe do nosso foco que deveria estar ligado.
  • A desordem faz com que seja mais difícil para relaxar, tanto físico como mentalmente.
  • A desorganização sinaliza constantemente para nossos cérebros que nosso trabalho nunca é feito.
  • A tralha nos torna ansiosos, porque nunca se tem certeza se vai demorar para chegar até o fundo da pilha.
  • A bagunça cria sentimentos de culpa ( “Eu deveria ser mais organizado”) e constrangimento, especialmente quando inesperadamente outros visitam nossas casas ou espaços de trabalho.
  • A desordem inibe a criatividade e a produtividade, invadindo os espaços abertos que permitem que a maioria das pessoas pensem demais, mas não sabem como resolver os problemas.
  • A desorganização nos frustra, nos impedindo de localizar o que precisa rapidamente (por exemplo, arquivos e documentos perdidos na “pilha” ou chaves engolidos pela desordem).

Felizmente, ao contrário de outras fontes mais comumente reconhecidos de estresse (por exemplo, os nossos empregos, nossos relacionamentos), a desordem é um dos mais fáceis estressores para corrigir. Aqui estão algumas ideias:

  • Combater e desordenar como uma família. Se a desordem invadiu sua casa inteira, não tente combater o trabalho sozinho. Obtenha toda a família envolvida, iniciando com uma sala que todo mundo usa e fazendo com que cada pessoa responsável por uma seção. Se você está por sua conta, comece com uma área ao mesmo tempo e termine de desordenar a área antes de passar para o outro cômodo. Isto lhe dará um sentimento de realização de como você vê seus sucessos pouco a pouco.
  • Crie espaços designados para artigos e acessórios utilizados com frequência para que você pode rapidamente e facilmente encontrar o que você está procurando quando você precisar dele. No entanto, tentar fazer com que estes espaços designados “fechados”, como gavetas e armários, pode complicar um pouco. “Armazenamento” faz coisas em prateleiras abertas ou em cima de sua mesa não remove os estímulos visuais que criam estresse e diminui a quantidade de espaço aberto que a sua mente “vê”.
  • Se você não usa certo objeto, não quer mais, ou não precisa dele, se livre dele. Você pode jogá-lo fora, reciclá-lo ou doá-lo (um lixo da pessoa é o tesouro de outra pessoa), mas não pode mantê-lo. Se você usa, mas só raramente, procure armazená-lo em uma caixa na garagem (ou se é o seu escritório, em um lugar alto ou baixo) para deixar espaço de fácil acesso para que as coisas que você usa com mais frequência. Além disso, coloque uma data na caixa. Com raras exceções, se você ainda não abriu a caixa em um ano, o que está dentro provavelmente não é algo que você precisa.
  • Quando você toma algo fora do seu espaço designado para usá-lo, coloque-o de volta imediatamente após você terminar com ele. Parece simples, mas na verdade requer prática e compromisso.
  • Crie uma pasta pendente. A pasta pendente ajuda a limpar a sua área de trabalho e, ao mesmo tempo, lhe fornece com uma pasta facilmente acessível para centralizar e localizar facilmente os projetos pendentes.
  • Não deixe papéis acumulados, nem espalhados por toda parte. Isto pode ser o inimigo numero 1 quando se trata de desorganização estressante. Estamos inundados com e-mails, flyers, menus, memorandos, jornais e similares. A chave é estar consciente do que você traz e que os outros põem em seus espaços. Passe por estes papéis, o mais rapidamente possível, jogando o que você não precisa e armazene o que é necessário em seu devido lugar.
  • Organize seu espaço de trabalho principal antes de deixá-lo. É normal puxar as coisas enquanto você está trabalhando em um espaço, mas precisa fazer um hábito em limpar o seu espaço de trabalho antes de ir. Não só este vai lhe dar uma sensação de encerramento quando você sair, ele também vai fazer você se sentir bem quando você voltar a um espaço agradável e limpo.
  • Torne o trabalho divertido! Enquanto você está limpando as coisas, coloque algumas das suas músicas favoritas. O mais up-beat, o melhor! Não só você vai desfrutar das músicas, o tempo vai passar mais rápido e você provavelmente vai trabalhar mais rápido do que você faria sem a música.
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