3 maneiras de fazer a sua vida simples ser bem sucedida

“Não existe grandeza onde não há simplicidade, bondade e
verdade.” Leon Tolstoy

Todos nós temos dias, semanas, meses, e – para alguns – até mesmo anos de sentindo-se ansiosos e oprimidos com o trabalho que ainda temos de fazer. É uma sensação indescritível que dói de dentro. Do lado de fora, as pessoas pensam que você tem tudo isso junto, mas eles não podem ver o que está acontecendo em sua cabeça. O estresse enche seus pensamentos e emoções com muita frequência, incomodando você durante todo o dia. Você tem tantas coisas para fazer e eles nunca parecem terem sido feitas. Você sempre se sente um dia de atraso e dinheiro curto. A pressão é intensa e avassaladora.

Considerei um email que eu li de uma leitora:

“… Quanto mais velha fico, fica mais difícil para se sentir tranquila e bem sucedida. Eu sou uma mulher e uma mãe que trabalha de dois filhos e a coisa é, eu sei que me sentiria mais feliz e mais eficaz se a minha família e eu não tivéssemos tantas obrigações extra-curriculares. Mas o que fazemos. Eu tenho um trabalho de fim de semana onde eu ensino e lidero um grupo de jovens que minha filha está matriculada, eu ajudo meu marido treinador da equipe de futebol do nosso filho, eu lidero um grupo de oração na minha igreja, e a lista vai subindo…

Agora, a única maneira de obter tudo feito é dormir menos para fazer mais, mas tenho notado que eu adoeço e não posso realmente fazer as coisas bem quando eu não consigo dormir o suficiente. E eu quero cuidar da minha saúde, bem, então eu tenho dormido oito horas completas nas últimas noites. E, inevitavelmente, agora eu estou terrivelmente atrás em tudo de novo. ”

Eu posso relacionar muito bem, porque isso era exatamente como eu me sentia antes de começarmos a simplificar nosso estilo de vida. Estávamos sendo puxados em dezenas de direções diferentes todos os dias e nunca tinha tempo suficiente para fazer tudo. Naturalmente, nós queríamos fazer um grande trabalho com cada obrigação que tínhamos, e de alguma forma nós tínhamos nos convencido de que poderíamos fazer tudo. Mas a realidade era que estávamos nos esgotando, e assim que estávamos fazendo um péssimo trabalho em tudo e completamente salientando-nos para fora no processo.

Então, para esta leitora, e todos os outros que se sentem assim, aqui se encontra a dura verdade que você está evitando:

Você não pode fazer tudo. Seu prato está muito cheio. Você tem que deixar algumas coisas agora!

A menos que você queira que a sua saúde diminua e seu stress continue a subir rapidamente, você deve começar a fazer três coisas fundamentais:

1. Decida o que você iria colocar de volta no seu prato se você pudesse limpá-lo.

Nossas vidas ficam incrivelmente complicadas, não durante a noite, mas gradualmente. As complicações se aproximam de nós, um pequeno passo de cada vez.

Hoje eu encomendei algumas coisas sobre a Amazônia, amanhã alguém me dá um presente de aniversário, então eu fico animada e me inscrevo em uma oferta livre na igreja … e eu ganho, então eu decido que eu preciso de um novo gabinete de seis pés para guardar a minha crescente pilha de coisas. Um item de cada vez, a desordem se acumula no meu espaço, porque eu continuo a acrescentar coisas novas sem ter que excluir o antigo.

E o ciclo continua em todas as esferas da vida também …

Hoje eu dizer sim a um convite no grupo do Facebook, amanhã eu digo sim quando um vizinho me pede para ajudá-lo a mover um sofá, então me perguntam para um almoço rápido, então eu decido ser voluntária no grupo de jovens do meu filho. Um sim de cada vez, e logo minha vida está muito ocupada e complicada e eu não sei onde errei.

E porque eu estou sentindo estressada, eu me distraio …

Eu li alguns artigos sobre a CNN.com, então eu viro para a mídia social, então o meu e-mail, e então eu verifico o meu telefone e assisto a um vídeo do meu sobrinho que minha irmã-de-lei mandou uma mensagem … e logo outro dia se foi , e eu não queria fazer qualquer coisa, e minha vida chega a ser comida, afastando um pouco de mordida de uma vez, e eu me sinto sobrecarregada com o que resta por fazer.

Como podemos nos proteger contra esse ciclo vicioso?

Temos que dar um passo atrás em uma base regular e reavaliar o que temos no nosso prato e por quê.

Em vez de pensar, “Oh meu Deus, há muito no meu prato!” … Vamos perguntar: “O que se eu começasse de novo com uma prato limpo?”

O que você faria se sua agenda estava vazia? Se o seu prato foi completamente limpo, com espaço limitado, o que você colocaria nele hoje?

Para mim, eu poderia acrescentar algum sossego, ficar escrevendo; ter tempo estar com meus filhos, exercer tempo e hora do chá com as amigas, uma longa caminhada na hora do almoço e uma boa conversa tarde com um velho amigo que eu não vejo a algum tempo; algumas atividades curtas que são importantes para mim e fazer a diferença para os outros; leitura e tempo de aprendizagem; ter tempo para ficar sozinha para pensar, meditar e relaxar antes de dormir.

Essas são as coisas que eu tinha colocado no meu prato limpo (e agora essas são as coisas que eu tenho no meu prato) porque parece certo para mim.

O que você escolheria para colocar no seu?

Uma vez que você descobrir isso, você sabe o que esta no seu prato. E agora você só precisa olhar constantemente para convites, atividades e solicitações e tarefas que surgem, e perguntar: “É esta uma das coisas que eu escolheria para colocar no meu prato limpo”

E para ajudar a reforçar as suas decisões, você precisa:

2. Aprenda a dizer “não” quando você não quer algo novo no seu prato.

Dizer sim a tudo o que o coloca no caminho rápido para ser miserável. Sentindo-se como você está fazendo muita coisa é frequentemente o resultado de dizer sim muitas vezes. Todos temos obrigações, mas um ritmo confortável só pode ser encontrado por gerir adequadamente seus sins. Então pare de dizer “sim” quando você quer dizer que não pode ser sempre agradável “não”.; é assim que as pessoas se aproveitam de você. Às vezes você tem que estabelecer limites claros.

Você tem que dizer não a certos favores, ou projetos de trabalho ou atividades comunitárias, ou comitês ou grupos de voluntários, ou treinar equipe de esportes do seu filho, ou alguma outra atividade aparentemente que não vale a pena.

Eu sei o que você está pensando – parece injusto dizer não quando estas são coisas muito úteis para fazer. Isso te mata a dizer não. Mas você deve.

Porque a alternativa é que você vai fazer um trabalho contra sua vontade em cada um, ser forçado para além da crença, e sentir como se estivesse preso em um ciclo interminável de fracasso e frustração. Você não vai ser dormir o suficiente, seu foco vai ficar cada vez pior devido à exaustão, e, eventualmente, você vai chegar a um ponto de ruptura.

Então lembre-se, a única coisa que mantém tantos de nós presos neste ciclo debilitante é a fantasia em nossas mentes que podemos ser tudo para todos, em todos os lugares ao mesmo tempo, e um herói em todas as frentes. Mas, novamente, isso não é a realidade. A realidade é que não somos Superman ou Mulher Maravilha – nós somos humanos e temos limites. Temos que deixar de ir a idéia de fazer tudo, agradar a todos e estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Ou você está indo para fazer algumas coisas bem, ou acaba por fazer tudo mal. Essa é a verdade.

E isso é um conselho perfeito para o próximo ponto …

3. Concentre-se em não mais do que três coisas todos os dias.

Você pode ter mais do que três coisas no seu prato, mas isso não significa que você deve tentar mastigar todos eles ao mesmo tempo.De fato, em um mundo perfeito você iria encontrar o foco completo e fazer apenas uma coisa bem para um período prolongado de tempo.Você ia pegar um item muito importante de sua placa, dizer não a todo o resto, e se concentrar em apenas uma coisa. Isso pode ser um projeto no trabalho, uma obrigação de família, ou uma causa de caridade … mas apenas uma coisa. Você gostaria de aprender a fazê-lo bem, você iria melhorar mais e mais a cada dia, você iria servir as pessoas excepcionalmente com sua habilidade magistral, e você não iria ser forçado com as obrigações de malabarismo.

No entanto, essa não é a forma como a vida funciona. Na maioria dos casos, não podemos parar as coisas, resumir a uma coisa, então é por isso que você escolher dois ou três.  Depois de quebrar a cara ao longo da última década, eu descobri que a pessoa média pode fazer duas ou três coisas bem todos os dia, (e uma coisa realmente bem). Com dois ou três focos, você não será tão concentrada, não vai aprender tão profundamente, mas é factível. Com quatro ou cinco focos, você não vai fazer nada bem ou aprender alguma coisa profundamente ou servir qualquer pessoa excepcionalmente. E você será forçado a parar e reiniciar.

Então comece a selecionar duas ou três coisas: Acorde todas as manhãs e descubra quais são as duas ou três coisas mais importantes para o dia, e corte o resto. Seja implacável. Resolva as suas outras obrigações ali mesmo, e diga as pessoas associadas que você realmente quer ajudar, mas o seu prato está cheio. Você não pode atendê-los bem hoje, então infelizmente você deve dizer “não”.

E quando você está pronto fazer para a duas ou três coisas, é melhor para dar a cada uma um tempo estipulado. Então algumas horas para um, e depois de algumas horas para outra, etc. Em vez de estar em um estado de alternância de tarefas estressantes de espírito, basta levar a sua próxima tarefa, deixe todo o resto, e apenas estar no momento com uma presente tarefa para o tempo previsto.

Faça isso, e você vai notar a diferença.

Porque a vida não é complicada. Estamos complicando ela. Quando paramos de tentar fazer tudo de uma vez, a vida torna-se simples novamente, e nós voltamos a ter um sucesso novamente, um momento de paz a cada vez.

Deixe um comentário

